domingo, 23 de novembro de 2008

Filme chileno ganha Colón de Ouro em festival de cinema na Espanha


O filme "A Boa Vida", de Andrés Wood - uma co-produção chilena, espanhola, argentina, francesa e britânica -, ganhou o Colón de Ouro, prêmio mais importante do 34º Festival de Cinema Ibero-americano de Huelva (Espanha), segundo a ata oficial do júri, lida hoje pelo diretor Antonio Giménez-Rico, presidente do evento.

"A Boa Vida" se passa na atual Santiago do Chile e conta a história de Teresa, Edmundo, Mario e Patricia, quatro habitantes da cidade cujas vidas se cruzam.

A psicóloga Teresa trabalha conscientizando prostitutas sobre sexo seguro, mas é a última a saber que a filha de 15 anos engravidou; Edmundo é um cabeleireiro que ainda vive com a mãe e tem como sonho de consumo máximo comprar um Ford Fiesta; Mario é um músico talentoso, mas sempre perde a vaga na Filarmônica para apadrinhados. Os personagens não se conhecem, embora seus caminhos se entrecruzem pela cidade de Santiago, no Chile.

Um filme simpático, bem dirigido e com alguns bons momentos de humor. O roteiro faz o estilo mosaico, com várias tramas paralelas que têm como unidade temática o fato de todos serem habitantes de classe média da cidade chilena. Um olhar sobre o cidadão comum, com seus sonhos prosaicos, problemas cotidianos, pequenas neuroses. Cumpre bem sua função de distrair, embora não acrescente muita coisa ao espectador e nem à filmografia do diretor Andrés Wood, que tem como longa anterior o pungente Machuca (2004).

O filme é protagonizado por Aline Kuppenheim, Manuela Martelli, Eduardo Paxeco, Roberto Farias e Manuela Oyarzún.

O júri também premiou o filme argentino Lluvia, de Paula Hernández. O prêmio de Melhor Obra Prima foi dado para Parque Via, do mexicano Enrique Rivero. Alan Jonsson foi eleito o Melhor Diretor por Morenita.

O ator Juan Luis Galiardo, por Esperpentos, e a atriz Valeria Bertuccelli, por Lluvia, também foram premiados pelo júri, assim como Carlos Moreno e Alonso Torres, de Perro Come Perro. José Luis Alcaine e Javier Salmones ganharam o prêmio de Melhor Fotografia pelo trabalho realizado no longa Esperpentos.

O 34º Festival de Cinema Ibero-americano de Huelva também contou com a exibição de filmes brasileiros, como Feliz Natal, que marca a estréia do ator Selton Mello (Meu Nome Não é Johnny) na direção de longas.


fonte: EFE

Nenhum comentário: