terça-feira, 17 de março de 2009

São definidos os filmes de abertura do É TUDO VERDADE

Os documentários Cartas ao Presidente, do cineasta tcheco Petr Lom, e Domingos, da brasileira Maria Ribeiro, serão os filmes de abertura do É Tudo Verdade 2009 - Festival Internacional de Documentários, respectivamente em São Paulo, no dia 25 de março, e no Rio de Janeiro, no dia 26.

Exibido pela primeira vez na mostra Fórum do último Festival de Berlim, Cartas ao Presidente traz retrato inédito da dinâmica e das tensões da atual conjuntura política iraniana por meio do acesso que a equipe do documentário teve às viagens pelo Irã do polêmico presidente Mahmoud Ahmadinejad. A projeção de Cartas ao Presidente será precedida pela pré-estréia do curta-metragem Celeste, do diretor de fotografia Aloysio Raulino (FilmeFobia).

Domingos, documentário de estréia da atriz Maria Ribeiro (Tropa de Elite), celebra a vida e a obra do cineasta e dramaturgo Domingos de Oliveira, diretor de clássicos como Todas as Mulheres do Mundo (1966) e Juventude, seu filme mais recente. Domingos apresenta a trajetória do cineasta, radiografa seu método de trabalho, apresenta-o no cotidiano e revela sua visão de mundo. Maria Ribeiro trabalhou com Oliveira em Separações (2001).

O É Tudo Verdade 2009 - 14º Festival Internacional de Documentários ocorre de 25 de março a 5 de abril em São Paulo; de 26 de março a 5 de abril no Rio de Janeiro; e de 13 a 26 de abril em Brasília.


fonte: cineclik