quinta-feira, 7 de agosto de 2008

File prioriza jogos e cinema em sua 9ª edição em São Paulo


A nona edição do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (File), que acontece de 5 a 31 de agosto em São Paulo, privilegia os jogos eletrônicos e o cinema digital, responsável pelo nome desta edição do evento, "File 2008 Milhões de Pixels" -- referência aos 8 milhões de pixels por frame de resolução da tecnologia 4k.

"Os braços do festival este ano são os games, tanto na área de instalações quanto dentro dos computadores", explica Paula Perissinoto, uma das organizadoras do evento.

Entre o que a organização do evento classifica como "instalações-games", ou as instalações que se assemelham a jogos -- ou de fato são -- destacam-se "Levelhead", do espanhol Julian Oliver, e "Full Body Games", dos norte-americanos Jonah Warren e Steven Sanborn, ambas totalmente dependentes da interatividade do público, como é boa parte do festival.

O primeiro consiste em três cubos plásticos que, ao serem manuseados, funcionam como salas virtuais projetadas em uma tela à frente do espectador. Dentro desses ambientes há um personagem que se movimenta pelas salas, ou pelos cubos, com a meta de encontrar a porta que liga um espaço a outro. "Acho que é mais um game do que arte, meu maior interesse foi relacionar o que você faz com sua mão com o que aparece na tela", explica o espanhol Oliver.

Já "Full Body Games", dos nova-iorquinos Jonah e Steven, é um jogo virtual em que são usados movimentos do corpo para desviar de obstáculos, ao estilo de jogos como o da série "Mario Bros".

Entre os games mais usuais, ou os que ficam apenas "dentro dos computadores", há trabalhos premiados pela Abragames, entidade que promove a indústria brasileira no desenvolvimento de jogos eletrônicos.

O espaço destinado às instalações do File recebe ainda um "jardim" de plantas que produzem som ao serem tocadas, trabalho dos argentinos Ivan Ivanoff e José Jiménez, que assinam respectivamente como i2off.org e r3nder.net. "Transformamos plantas em robôs", diz Jiménez.

Em "Phantasm", do japonês Takahiro Matsuo, uma esfera, ao ser colocada na palma da mão do espectador, provoca a "criação de um mundo de fantasia", como define Matsuo. A magia apontada consiste na iluminação de uma área ao redor do visitante e na aparição de borboletas virtuais, projetadas em uma tela ao som de melodia de piano.

Fora do espaço expositivo, o destaque é a atuação do grupo Graffiti Research Lab, de Nova York. Com uma caneta a laser eles devem marcar prédios pela cidade de São Paulo durante a primeira semana do festival. Na abertura do evento, na noite da última segunda-feira (4), o prédio do Sesi recebia 'tags' - assinaturas em letras cursivas, geralmente de difícil identificação, originárias do grafite -- de alguns artistas do grupo.

Na área de cinema, o maior destaque do evento é a exibição de 14 projetos feitos com a chamada tecnologia 4k, capaz produzir uma imagem 24 vezes mais definida que a do aparelho de televisão tradicional. "Mostramos experiências feitas com essa nova tecnologia, que tem sido estudada para ser o futuro do cinema hollywoodiano", conta Paula.

Já no Hipersônica -- seção musical do File que destaca experimentações sonoras e pela qual já passaram o DJ Spooky e o catalão Marcel.lí Antúnez Roca em edições anteriores- -- apresentam-se o austríacos Bernhard Gal e os brasileiros Luiz duVa e Wilson Sukorski.

O festival abriga ainda uma retrospectiva do artista digital austríaco Zeiko Wiener (1953 - 2006), que em 1999 desenvolveu, ao lado de Ursula Hentschläger, o website www.zeitgenossen.com, uma plataforma independente para arte e pesquisa.

As instalações do File, como "Full Body" e "Phantasm", podem ser visitadas de 5 a 31 de agosto, enquanto demais atrações ocorrem de terça (5) até sexta-feira (8).

Toda a programação tem entrada grátis. Veja mais detalhes no site oficial do evento.

fonte: uol cinema

Mostra gratuita do Itaú Cultural reúne produções da América Latina

Filme "Adán y Eva en el Paraíso" programa Paradigmas do Experimental

Está em exibição no Itaú Cultural, localizado na avenida Paulista, a mostra Visionários - Audiovisual na América Latina. O evento gratuito continua até o próximo domingo (10) em São Paulo (SP).

As 73 obras que compõem o ciclo estão organizadas em nove programas e fazem um mapeamento da produção de filmes e vídeos experimentais da América Latina, incluindo produções de países como Guatemala, Honduras, Paraguai e El Salvador.

O projeto é resultado da pesquisa e curadoria coletiva de Arlindo Machado --que fez uma antologia histórica desta produção desde os anos 60--, Elias Levin (América Central, México e Caribe), Jorge La Ferla (Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai), Marta Velez (países andinos e Cuba) e Roberto Moreira S. Cruz (Brasil), gerente do núcleo de audiovisual do instituto.

O público poderá conferir produções que tratam das questões sociopolíticas de muitos países latinos. Os ingressos são distribuídos com meia hora de antecedência.

Confira abaixo a programação do evento:

6/8 - quarta-feira
20h - Programa Paradigmas do Experimental, de Arlindo Machado

7/8 - quinta-feira
20h - Programa Relatos de la Frontera, de Jorge La Ferla

8/8 - sexta-feira
20h - Programa Estados Alterados, de Marta Velez

9/8 - sábado
16h - Programa No Zapping, de Elias Levin
18h - Programa Trópicos Audiovisuais, de Roberto Cruz
20h - Programa Paradigmas da Latinidade, de Arlindo Machado

10/8 - domingo
14h - Programa Máquinas e Imaginários, de Jorge La Ferla
16h - Programa De Domínio Público, de Marta Velez
18h - Programa Otras Convergências, de Elias Levin

Outras informações estão disponíveis no site www.itaucultural.org.br.

fonte: guia da folha online

Montevidéu abrigará semana do cinema brasileiro


Um ciclo de filmes brasileiros recentes será exibido entre os dias 8 e 14 de agosto em Montevidéu.

Com o apoio da chancelaria brasileira e de sua embaixada no Uruguai, a Semana do Cinema brasileiro exibirá seis filmes, entre os quais: "O Passageiro, segredos do adulto" de Flavio Tambellini; "Olga", de Jayme Monjardim; e "Sem Controle", de Cris D'Amato.

"Podecrer!", de Arthur Fontes; "Mulheres, Sexo, Verdades, Mentiras", de Euclydes Marinho, e "Mestre Bimba - A Capoeira Ilustrada", completam o programa do ciclo que se desenvolverá paralelamente em outras capitais da América Latina.

Lançados entre 2004 e 2007, os filmes selecionados "refletem a cultura brasileira por meio de diferentes pontos de vista" e de "diversos gêneros", afirmou um comunicado da embaixada.

O ciclo já foi apresentado em La Paz, Assunção, Santiago e Caracas e, depois de sua projeção em Montevidéu, será exibido em Bogotá, Lima e Bueno Aires.

fonte: uol cinema