quinta-feira, 19 de março de 2009

Filme brasileiro está na seleção do Festival de Toulouse

O filme Verônica de Mauricio Farias, está entre os filmes que figuram na seleção oficial do 21º Festival Encontros de Cinemas da América Latina de Toulouse (sul da França), que começa nesta quinta-feira e dura até o dia 29.

O filme brasileiro competirá pelo Prêmio Coup de Coeur com produções da Argentina, Chile, Colômbia e Equador.

A música brasileira também será uma das atrações do evento, com a participação dos grupos de percussão BlocoDaqui, Samba-résille e Surdoreyes que animarão as ruas da cidade durante o tempo de duração do festival.

fonte: AFP, terra cinema

'Up - Altas Aventuras' abrirá Festival de Cannes

O mais novo filme da Pixar, Up - Altas Aventuras, vai ter sua estréia mundial no Festival de Cannes desse ano.

O filme, uma história sobre um senhor de 78 anos que amarra milhares de balões a sua casa para realizar seu sonho de conhecer a América do Sul, vai ser exibido em 3D, técnica cada vez mais popular entre as animações, como recentemente usados em Coraline e Bolt - Supercão.

O festival, que acontece entre os dias 13 e 24 de maio, tem uma longa história com os filmes de animação, tendo exibido Dumbo, Shrek e Valsa com Bashir na sua mostra oficial, e ano passado premiando Persépolis, da iraniana Majane Satrapi e do francês Vincent Paronnaud.

Up - Altas Aventuras estréia nos Estados Unidos e no Brasil dia 29 de maio, e é dirigido por Pete Docter, o mesmo de Monstros S.A. e roteirista de Toy Story, e Bob Peterson, roteirista de Procurando Nemo.

fonte: cineplayers

26º Festival Internacional de Cinema de Miami

O 26º Festival Internacional de Cinema de Miami (MIFF) chegou ao fim com duas produções ligadas ao Brasil recebendo prêmios.

Uma delas foi o curta "Cotidiano", de Joana Mariani, que rendeu Menção Honrosa do Júri para a atriz Carla Ribas.

E a outra, foi a Menção Honrosa do Júri na Competição Ibero-Americana para "Tony Manero", uma co-produção Brasil/Chile dirigida por Pablo Larraín.


fonte: adoro cinema

Veja os ganhadores do 2º Los Angeles Brazilian Festival

O 2º Los Angeles Brazilian Festival chegou ao fim e na edição deste ano, além de prestigiar o cinema brasileiro com a exibição de 65 filmes, o festival também celebrou a carreira do cineasta Glauber Rocha com a exibição de três filmes. Entre os ganhadores do evento, o documentário "Anabazys" sobre o trabalho do cineasta resultou numa premiação para a diretora Paloma Rocha. Confira abaixo, os premiados:

Melhor Filme
Meu Nome Não é Johnny

Melhor Diretor
Selton Mello (Feliz Natal)

Melhor Ator (empate)
Leonardo Medeiros (Feliz Natal) e Cauã Reymond ("Se Nada Mais Der Certo")

Melhor Atriz (empate)
Cláudia Abreu (Os Desafinados) e Caroline Abras ("Se Nada Mais Der Certo")

Melhor Fotografia
Lula Carvalho (Feliz Natal) e (A Festa da Menina Morta)

Melhor Roteiro
Matheus Nachtergaele e Hilton Lacerda (A Festa da Menina Morta)

Melhor Documentário
"Contratempo", de Malu Mader e Mini Kerti

Melhor Curta
"Sickiu Verimanxi", de Igor Spacek e Ivan Spacek

Melhor Animação
"Dossiê Rê Bordosa", de Cesar Cabral

Prêmios Especiais
Paloma Rocha, por "Anabazys"

Excelência na Atuação
Marcio Garcia

Melhor Ator Júri Popular
Murilo Rosa

fonte: adoro cinema

Filmes brasileiros disputarão prêmios no Festival de Tribeca

Quatro filmes brasileiros concorrerão a prêmios no Festival de Tribeca, que acontece entre os dias 22 de abril a 3 de maio, em Nova York, Estados Unidos. Garapa, de José Padrilha (Tropa de Elite) e Only When I Dance, co-produção com Reino Unido dirigida por Beadie Finzi, são os longas que entraram na disputa. Os dois serão exibidos no evento. Na categoria de Melhor Curta-Metragem, Kogi, de Paula Gaitán, e Quase Todo Dia, escrito e dirigido por Gandja Monteiro, estão na lista de indicados.

A abertura da oitava edição do Festival de Tribeca ocorre somente para convidados na noite de 22 de abril com a exibição de Whatever Works, novo filme de Woody Allen (Vicky Cristina Barcelona). É a volta do diretor às ruas de Nova York, após três produções rodadas na Inglaterra e uma na Espanha.

No Brasil, Garapa será exibido na próxima edição do Festival É Tudo Verdade, que será realizado em São Paulo a partir de 25 de março.


fonte; cineclik

Concurso de filmes premiará com R$ 10 mil jovens diretores

As inscrições para segunda edição do Curta Criativo, concurso de curta-metragens que acontece no Rio de Janeiro, já estão abertas e terminam no dia 04 de junho. O Curta Criativo é realizado pelo Sistema FIRJAN e o objetivo é identificar novos talentos da indústria do cinema.

O tema desta edição é o Rio de Janeiro. As categorias estão divididas entre Ficção, Animação e Documentário. Os filmes devem ter até 5 minutos e podem participar jovens diretores e produtores que estiverem regularmente matriculados em cursos técnicos e livres de cinema ou instituições de ensino superior do Estado do Rio de Janeiro nos cursos de Cinema, Comunicação ou Design.

O primeiro lugar de cada categoria receberá um prêmio de 10 mil reais. O Concurso ainda distribuirá mais 14 prêmios, entre montantes em dinheiro e serviços cinematográficos.

Mais informações em www.riocriativo.com.br


fonte: revista de cinema online

Festival universitário Perro Loco abre inscrições

A terceira edição do Festival Perro Loco recebe inscrições de filmes universitários para a Mostra Competitiva entre os dias 21 de março e 19 de maio. No dia 21, também será apresentada a nova identidade visual do projeto e do site. O evento acontece de 04 a 09 de novembro em Goiânia.

Os filmes classificados para a Mostra Competitiva irão concorrer às seguintes premiações remuneradas: melhor documentário, melhor ficção e melhor animação, com prêmio no valor de R$ 1.000,00 para o filme vencedor em cada uma das três categorias.

As outras categorias, premiadas simbolicamente, serão: melhor obra escolhida pelo voto popular, com premiação surpresa, e melhor domínio de linguagem, melhor experimentação de linguagem, melhor expressão cultural além de prêmios especiais do júri.

Mais informações em www.perroloco.com.br

fonte: revista de cinema online