sábado, 25 de outubro de 2008

Confira os destaques do 9ª dia da Mostra Internacional de Cinema de SP



Berlin Alexanderplatz (1980)
(Alemanha - 900 min. - Rainer Werner Fassbinder)

Franz Biberkopf é um homem calmo, doce, delicado, mas também rude, violento e brutal, que vive na Berlim do final dos anos 20. Ele anda pela cidade sem perspectivas, objetivos ou trabalho. A única coisa que o mantém em pé é a crença de que os seres humanos são bons, independentemente do quanto possam ser nocivos. A história começa quando Franz Biberkopf deixa a cadeia de Tegel, após cumprir quatro anos de prisão por homicídio. Andando sem rumo pelas ruas de Berlim, decide começar uma nova vida. Ele tem poucas pessoas com quem pode contar: sua ex-namorada Eva, agora uma prostituta de luxo, e o prático dono da hospedaria e sua esposa. Mas ninguém consegue trabalho para ele. Sentindo-se inútil, indesejado e desprezado, entrega-se à bebida. Com uma duração aproximada de 15 horas, Berlin Alexanderplatz é um monumento da arte cinematográfica do final do século 20. Muitos o consideram como a expressão máxima da visão humanista do grande cineasta Rainer Werner Fassbinder.


Palermo Shooting (2008) - foto
(Alemanha - 124 min. - Wim Wenders)

Como um fotógrafo bem-sucedido e reconhecido mundialmente, Finn leva uma vida tão célebre quanto agitada. Dorme muito pouco, seu celular está sempre tocando, e a música que sai de seus fones de ouvido é sua companhia mais constante. Mas quando sua vida repentinamente foge do controle, Finn parte e deixa tudo para trás. Sua jornada o leva de Düsseldorf a Palermo. Lá, começa a ser perseguido por um atirador misterioso que está em busca de vingança. Ao mesmo tempo, uma nova vida começa para ele. E um grande amor...


Todo Mundo Tem Problemas Sexuais (2008)
(Brasil - 80 min. - Domingos Oliveira)

Cinco histórias altamente maliciosas. Impotência: uma mulher apaixonada descobre no bolso de seu parceiro uma cartela de estimulante sexual, duvidando assim da validade de seu amor. Perversão: casal viveu anos um casamento convencional e por causa de uma circunstância inesperada não pode mais viver sem outros parceiros na cama. Desejo: casal se conhece pela internet e tem encontros tórridos por três meses no escuro, até que uma geladeira se abre e lança luz sobre verdades ocultas. Sedução: farmacêutico precisa seduzir a colega de trabalho, sem perder sua amizade. Preferências sexuais: homem descobre, mesmo amando e desejando uma mulher, o desejo por outro homem.


Um Homem Bom (2008)
(Inglaterra, Alemanha - 96 min. - Vicent Amorim)

Na Alemanha dos anos 1930, John Halder é considerado um “bom alemão”. Professor de Literatura tímido, honesto e idealista, ele mora com a esposa muito ansiosa, dois filhos carentes, e a mãe que sofre de demência senil. Acabou de publicar um romance defendendo a idéia de que a eutanásia é um ato de compaixão. A pesquisa levou-o a investigar mais a fundo sua difícil situação familiar, o que poderia ter se transformado num rico material para o livro. No entanto, ele arriscadamente escolheu explorar o assunto dentro do ambiente deturpado da ideologia nazista. Não leva muito tempo até os nazistas voltarem sua atenção para a tese de John e ele é convocado para uma entrevista com o chefe local do partido. São tempos incertos e John rapidamente percebe que mesmo as pequenas escolhas podem ter conseqüências devastadoras. À medida que troca seu paletó de professor pela camisa marrom dos nazistas, ele descobre que a vida e as escolhas pessoais carregam muito mais peso do que jamais havia imaginado.


Waltz With Bashir (2008)
(Israel, Alemanha, França - 87 min. - Ari Folman)

Uma noite em um bar, um velho amigo diz ao diretor Ari Folman sobre um pesadelo recorrente no qual ele é perseguido por 26 cães ferozes. Todas as noites, o mesmo número de bestas. Os dois homens concluem que há uma ligação com a missão do exército israelita na primeira Guerra do Líbano nos anos 1980. Ari fica surpreso, pois não se lembra de mais nada deste período de sua vida. Intrigado com esta questão, ele decide reunir e entrevistar velhos amigos e conhecidos de todo o mundo. Ele precisa descobrir a verdade sobre aquele tempo e sobre si mesmo. Conforme Ari aprofunda-se no mistério, sua memória começa a se arrastar através de imagens surrealistas...

Acesse o site oficial 32ª Mostra Internacional de Cinema