segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

"Guerra ao Terror" ganha prêmio da Liga dos Produtores


"Guerra ao Terror", feito com um orçamento baixo para os padrões de Hollywood, recebeu no domingo o prêmio de melhor filme da Liga dos Produtores da América, o que pode ser um bom prenúncio para que se torne zebra no Oscar.

Nos últimos 20 anos, em 13 ocasiões o filme escolhido pela associação de produtores, com 4.200 integrantes, venceu também o Oscar de melhor filme, inclusive em 2009 e 2008 - embora nos três anos anteriores essa coincidência não tenha ocorrido.

O prêmio foi entregue aos produtores de "Guerra ao Terror" - Mark Boal, Nicolas Chartier, Greg Shapiro e Kathryn Bigelow, também diretora do filme, que mostra a rotina de um esquadrão antibombas dos EUA na guerra do Iraque.

"É absolutamente incrível", disse Bigelow, que descreveu "Guerra ao Terror" como "um filminho de guerra difícil, rodado no verão do Oriente Médio".

Depois de uma carreira discreta nos cinemas dos EUA, o filme já saiu em DVD. Ele já havia recebido o Prêmio Escolha dos Críticos de melhor filme, que em 8 das últimas 10 edições coincidiu com o Oscar.

O maior concorrente de "Guerra ao Terror" nos prêmios parece ser o megassucesso de bilheterias "Avatar", recentemente premiado com o Globo de Ouro, que foi dirigido e produzido por James Cameron, ex-marido de Bigelow.

Depois que os organizadores do Oscar decidiram passar de 5 para 10 o número de indicados ao prêmio de melhor filme, no final do ano passado, a Liga dos Produtores fez o mesmo. Entre os outros indicados estavam "District 9", "Jornada nas Estrelas", "Up - Altas Aventuras", "Amor Sem Escalas", "Invictus", "An Education", "Preciosa" e "Bastardos Inglórios".

Houve prêmios também para os longas "The Cove" (melhor documentário) e "Up - Altas Aventuras" (melhor animação). Ambos têm aparecido com destaque nesta temporada de premiações.

As indicações ao Oscar serão anunciadas em 2 de fevereiro, e a entrega será feita em 7 de março.

Melhor Filme: Guerra ao Terror
Melhor Série de TV, Comédia: 30 Rock
Melhor Longa Feito Para a TV: Grey Gardens
Melhor Documentário: The Cove
Melhor Longa Animado: Up - Altas Aventuras
Melhor Série de TV, Drama: Mad Men

fonte: cineplayers, uol cinema, Reuters

Mais filmes brasileiros são selecionados para o Festival de Berlim


A organização do Festival de Berlim 2010, que ocorre de 11 a 21 de fevereiro, anunciou a programação completa com 54 filmes desta edição, neste sexta-feira (22/01).

Mais dois filmes brasileiros estão no programa desde ano. Bróder!, primeiro longa-metragem do paulistano Jeferson De, integra a Mostra Panorama Especial. A produção foi inteiramente filmada no Capão Redondo, bairro na extrema Zona Sul de São Paulo. Outra confirmada é a coprodução Brasil/Alemanha Fucking Different São Paulo, assinado por onze diretores, os episódios com temática da diversidade sexual participa da Berlinale no Panorama Main Programme.

Outras produções brasileiras já estavam confirmadas na edição. Besouro, de João Daniel Tikhomiroff, sobre o maior capoeirista da história do país, No Panorama Documental, o representante brasileiro é Lixo Extraordinário, primeira experiência no cinema do artista plástico Vik Muniz, com codireção de Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley.

A Mostra Generation traz Os Famosos e os Duendes da Morte, de Esmir Filho, exibido recentemente na Mostra SP 2009 é o primeiro longa do cineasta que ficou conhecido pelo sucesso de Tapa na Pantera, curta divulgado pelo youtube. Na mesma mostra, foi selecionado o curta-metragem de Michael Wahrnann, Avós.

O curta metragem "Avós", do uruguaio radicado em São Paulo Michael Wahrmann, foi selecionado para integrar a mostra Generation do 60º Festival de Cinema de Berlim, que começa no próximo dia 11 de fevereiro. Rodado em Super 8, trata-se do único curta nacional selecionado até agora para esta edição do festival alemão.

Mais informações sobre o filme http://avoscurta.wordpress.com/

A recente safra brasileira está repleta de primeiros filmes, mas a história do cinema brasileiro também se fará presente com a exibição restaurada de O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro, de Glauber Rocha, no Fórum.

fonte: cineclik, uol cinema