terça-feira, 28 de abril de 2009

Filme do brasileiro Eduardo Valente é selecionado para Cannes


'No meu lugar' tem produção executiva de Walter Salles.
Festival de cinema acontece de 13 a 24 de maio.

O filme “No meu lugar”, dirigido pelo brasileiro Eduardo Valente, foi incluído na seleção oficial do Festival de Cannes, que acontece de 13 a 24 de maio. O longa-metragem, o primeiro do cineasta, será exibido em uma sessão especial da mostra, ainda sem data confirmada.

Eduardo Valente já participou do Festival de Cannes no passado, com seus curtas "Monstro" (2005), "Castanho" (2003) e "O sol alaranjado" (2002), que foi premiado pela Cinéfondation.

O roteiro de "No meu lugar", que tem produção executiva do cineasta Walter Salles, foi desenvolvido por meio de um programa do festival.

A trama do longa acompanha três histórias passadas em tempos diferentes, após um assalto a uma casa de classe média no Rio de Janeiro. O elenco é formado por Dedina Bernardelli, Márcio Vito, Raphael Sil e outros.

A 62ª edição do festival também terá o filme "À deriva", novo longa do brasileiro Heitor Dhalia (de "Nina" e "O cheiro do ralo"), foi selecionado na sessão "Un certain regard" (Um certo olhar, na tradução livre). "À deriva" é protagonizado pelo ator francês Vincent Cassel e conta ainda com Deborah Bloch e a atriz Camille Belle no elenco.

fonte: g1

Curta brasileiro é selecionado para mostra oficial de Cannes

'Chapa', de Thiago Ricarte, será exibido na 62ª edição do festival.
Longa vai competir com outros 15 trabalhos de estudantes universitários.

O curta-metragem "Chapa", do brasileiro Thiago Ricarte, será o representante do país na mostra de obras de estudantes universitários Cinéfondation, do 62ª Festival de Cannes, que acontece entre 13 e 24 de maio.

Thiago Ricarte, da FAAP, competirá com outros 15 filmes nessa seção oficial de Cannes, que procura descobrir novos talentos.

A Cinéfondation do Festival de Cannes oferece duas vezes ao ano uma bolsa de estudos de quatro meses em Paris a 12 jovens produtores para ajudar na conclusão de seus projetos e desenvolve, além disso, uma oficina.

Essa seção oficial foi criada em 2005 para acolher a cada ano durante o festival 15 produtores, com o objetivo de ajudar a encontrar financiamento para seus projetos de longas-metragens, considerados particularmente interessantes.

fonte: EFE, uol cinema, g1

Festival de Cinema Brasileiro de Paris homenageia a bossa nova em sua 11ª edição

Trinta filmes de todos os gêneros estão no programa do 11º Festival do Cinema Brasileiro de Paris, que, de 29 de abril a 12 de maio, convida os espectadores a uma viagem pela cinematografia do Brasil e celebra o os cinquenta anos da bossa nova.

Organizado pela associação Jangada, o Festival tem como objetivo promover o cinema brasileiro na França.

Esta edição é realizada em um famoso cinema, o Latina, recentemente revitalizado com o nome de Novo Latina, nome bem apropriado, já que há mais de duas décadas o local é dedicado à descoberta e à promoção das obras cinematográficas dos países latinos na capital francesa.

"Romance" de Guel Arraes abrirá o festival, cuja primeira semana será dedicada aos filmes de ficção, com oito longa-metragens em competição e quatro fora de concurso.

A segunda semana será dedicada aos documentários, com cerca de vinte obras programadas.

Em ocasião do aniversário de cinquenta anos do nascimento da bossa nova, as duas mostras dedicam um amplo espaço a esse estilo musical emblemático do Brasil.

O Festival apresentará três documentários que narram sua história ou a de seus mais conhecidos nomes: "Coisa mais linda - Histórias e casos da bossa nova", de Paulo Thiago. "A casa do Tom, mundo, monde, mondo", de Ana Jobim, e "Vinícius", de Miguel Faria Jr.

A bossa também estará presente na competição de filmes de ficção em obras como "Os desafinados", de Walter Lima Jr, uma crônica do Brasil dos anos 60 e 70 através da história dos músicos de um grupo de bossa nova, ou "Chega de saudade", de Laís Bodanzky, que conta as histórias de um salão de baile de São Paulo que serve de ponto de encontro para homens e mulheres que dançam para fugir da solidão.

"Feliz Natal", de Selton Mello, "Meu nome não é Johnny", de Mauro Lima, "Se nada mais der certo", de José Eduardo Belmonte, "Um romance de geração", de David França Mendes, "Todo mundo tem problemas sexuais", de Domingos Oliveira, e "Verônica", de Maurício Farias, completam a seleção em competição.

"Palavra (en)cantada", de Helena Solberg, terá no dia 12 de maio a honra de encerrar o Festival, no qual a música será também a protagonista principal com a participação de grandes músicos e cantores brasileiros.

fonte: AFP, uol cinema

Tom Hanks recebe prêmio de reconhecimento em Nova York

A Film Society do Lincoln Center de Nova York homenageou nesta segunda-feira (27) o ator Tom Hanks em uma cerimônia na qual o cineasta Steven Spielberg, o cantor Bruce Springsteen e a atriz Charlize Theron entregaram ao astro um prêmio por reconhecimento à sua carreira.

A instituição explicou em comunicado que o ator californiano, de 52 anos, recebeu o prêmio Chaplin Award, que a cada ano é concedido no centro nova-iorquino.

Hanks se tornou o primeiro ator que, nos últimos 50 anos, ganhou dois Oscar consecutivos, primeiro pelo papel de protagonista em "Filadélfia", de Jonathan Demmes, em 1994, e no ano seguinte pela interpretação no filme "Forrest Gump - O contador de histórias" (1994), de Robert Zemeckis.

Atores como Al Pacino, Dustin Hoffman ou Meryl Streep já receberam o prêmio, que, pela primeira vez, levará o sobrenome de Charlie Chaplin (1889-1977).

fonte: g1