domingo, 4 de outubro de 2009

Filme mexicano "Cinco días sin Nora" vence o Festival de Biarritz


O Festival de Biarritz contemplou neste sábado (3) o filme mexicano "Cinco Días sin Nora", de María Chenillo, com o grande prêmio 'O Abraço'.

O Prêmio Especial do Júri foi para "Los Paranoicos" -- poster, de Gabriel Medina (Argentina), e cujo protagonista, o ator uruguayo Daniel Hendler, recebeu o Prêmo de Interpretação Masculina.

O filme "La Nana", do cineasta chileno Sebastián Silva, recebeu o Prêmio do Sindicato Francês dos Críticos de Cinema. Sua protagonista Catalina Saavaedra foi escolhida como a melhor atriz.

O público do XVIII Festival de Cinema e Culturas da América Latina de Biarritz premiou também a comédia "El Cuerno de la Abundancia", do cubano Juan Carlos Tabío.

O Prêmio União Latina-Festival de Biarritz para o melhor documentário foi para "Mi vida con Carlos", uma produção chilena-espanhola realizada por German Berger Hertz.

'O Abraço' de melhor curta-metragm ficou com "Distancias", do argentino Matias Lucchesi.

fonte: AFP / uol cinema

Mais países indicam seus filmes ao OSCAR 2010


No dia anterior ao prazo final de inscrições, mais países submeteram seus filmes à Academia em busca do Oscar de Filme em Língua Estrangeira.

Lebanon era apontado como aposta certa, não apenas como o representante de Israel na corrida do Oscar, mas também como um dos cinco indicados na categoria de Filme Estrangeiro. Eis que, surpreendentemente, Israel submete o drama de duas horas, Ajami -- poster, como o representando do pais.

Estônia, com December Heat, dirigido por Asko Kase.

Bangladesh, com Beyond The Circle, dirigido por Golam Rabbani Biplob e que passou sem muito alarde no Festival de Toronto.

Indonésia, com Jamila and the President, dirigido por Ratna Sarumpaet.

Baaria, escrito e dirigido por Giuseppe Tornatorre, e que abriu o Festival de Veneza deste ano com críticas mornas, representará a Itália.

El Baile de la Victoria (The Dancer and the Thief) de Fernando Trueba, que passou fora da competição no Festival de San Sebastian, será o representate espanhol na busca por indicação ao Oscar 2010.

Treze outros países: Bangladesh, Colômbia, Cuba, Egito, Estônia, Geórgia, Grécia, Indonésia, Iraque, Líbano, Peru, Porto Rico e Singapura ainda não apresentaram candidatos, mas submeteram suas produções pelo menos três vezes nos últimos quatro anos.

fonte: cineplayers

Cidades podem se inscrever para Dia Internacional da Animação


O Dia Internacional da Animação será celebrado no dia 28 de outubro, simultaneamente em mais de 400 cidades do Brasil e em 30 países. As inscrições das cidades interessadas em participar do evento ainda não se encerraram: até o dia 15 de outubro, os interessados em levar o evento para sua cidade podem enviar um email (super8prod@yahoo.com.br) para a produção nacional, solicitando a ficha de inscrição e se registrar.

Cada cidade participante deve ter um local para exibição dos filmes, um aparelho de DVD e um projetor, além de organizar e divulgar o evento no município. A Coordenação do Dia Internacional da Animação enviará para cada cidade os DVDs com as animações para serem exibidas no dia 28 de outubro.

O Dia Internacional da Animação é uma mostra de curtas-metragens de animação nacionais e estrangeiros. O objetivo é mobilizar o público, criar debates, divulgar as atividades dos profissionais, despertar o interesse em fazer cinema de animação, revelar talentos, formar novas platéias, além de integrar e motivar o público de cinema no país.

fonte: cineclik