segunda-feira, 29 de março de 2010

Cinema francês em destaque


O pessoal que curte o cinema francês terá motivos de sobra para comemorar o próximo dia 10 de abril.

Quem mora no Rio de Janeiro, trabalha na cidade maravilhosa ou vive no Distrito Federal, vai poder curtir a Seleção Cinema – A França no Olhar do Brasil.

Na data, o novo CineEva da Fundação Eva Klabin e o CineMaison, ambos no Rio de Janeiro, e ainda o Espaço Le Corbusier da Embaixada da França em Brasilia, vão abrir espaço para 28 títulos franceses selecionados por cineastas brasileiros, entre eles, Walter Salles, Lúcia Murat, João Moreira Salles e Nelson Pereira dos Santos.

Em Brasília, as exibições serão seguidas de debates coordenados pelo professor e crítico de cinema Sérgio Moriconi. No Rio,

A proposta do evento é aproximar os profissionais brasileiros da cinematografia francesa e sensibilizar o público para o cinema independente francês. Entre os títulos selecionados, clássicos como Acossado, Jean-Luc Godard, e filmes não exibidos em grande circuito como Capitão Achab e O Desafio de Jean de la Fontaine.

Seleção Cinema – A França no Olhar do Brasil é uma iniciativa do Serviço Audiovisual da Embaixada da França no Brasil e da Fundação Eva Klabin. O Cinemaison fica na Avenida Presidente Antonio Carlos, 58, no Centro do Rio e a Fundação Eva Klabin funciona na Avenida Epitácio Pessoa, 2480 , na Lagoa. A Embaixada da França, em Brasília, fica na Quadra Ses 801, 4.

SELEÇÃO DE FILMES

A Baía dos Anjos
A Bela e A Fera

A Esquiva

A Grande Testemunha

Acossado

Alphaville

Amantes Constantes

As Damas do Bosque de Boulogne

Ascensor para o Cadafalso
Capitão
Achab

Duas Garotas Românticas

Eu, Um Negro
Hiroshima Meu Amor

Lola

Meu Tio da América

Muriel

O Ano Passado em Marienbad

O Batedor de Carteiras

O Demônio das Onze Horas

O Desafio de Jean De La Fontaine

O Fundo do Ar É Vermelho

O Processo de Joana D’arc

Os Guarda-Chuvas Do Amor

Os Mestres Loucos

Os Silêncios do Palácio

S21 – A Máquina de Morte Khmere Vermelha

Trinta Anos esta Noite

Um Só Pecado


Fonte: Adoro Cinema

Filme brasileiro vence Festival de Toulouse


Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo, de de Karim Ainouz (O Céu de Suely) e Marcelo Gomes (Cinema, Aspirinas e Urubus), venceu o Grande Prêmio Coup de Coeur do Festival Encontros de Cinema da América Latina de Toulouse, neste sábado (27/3).

O evento teve início com a exibição de Estômago, de Marcos Jorge, e finalizou com O Segredo de seus Olhos, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, do diretor argentino Juan José Campanella.

Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo, que estreia no Brasil em 7 de maio, conta a história de José Renato, geólogo enviado para realizar uma pesquisa de campo durante a qual terá que atravessar todo o Sertão, região semidesértica e isolada, situada no Nordeste do Brasil. No decorrer da viagem, nos damos conta que há algo de comum entre José Renato e os lugares por onde ele passa. O desolamento da paisagem parece ecoar no personagem, dificultando a viagem.

fonte: cineclik

Veja os vencedores do Empire Film Awards 2010


O ator Jude Law foi eleito o Herói do Ano no Empire Film Awards na noite deste domingo (28), em Londres. O evento promovido pela revista Empire escolhe anualmente os melhores do ano no cinema e o galã recebeu o prêmio por sua atuação em Sherlock Holmes, com o personagem Watson.

Em seu discurso, Law agradeceu a vitória e disse não se sentir um herói e dedicou o prêmio a todos os heróis da vida real. Além disso, agradeceu todos os diretores, atores e roteiristas com quem trabalhou ao longo de sua carreira.

Veja a lista completa dos premiados no Empire Film Awards:

Melhor Filme: Avatar
Melhor Diretor: James Cameron (Avatar)
Melhor Atriz: Zoe Saldana (Avatar)
Melhor Ator: Christoph Waltz (Bastardos Inglórios)
Ator Revelação: Aaron Johnson (Nowhere Boy)
Melhor Comédia: In The Loop
Melhor Ficção Científica: Star Trek
Melhor Suspense: Sherlock Holmes
Melhor Terror: Let The Right One In
Melhor Filme Britânico: Harry Brown
Ícone: Sir Ian McKellen
Herói: Jude Law
Inspiração: Andy Serkis
Contribuição para o cinema britânico: Ray Winstone

fonte: terra cinema

Filme dirigido por diretora israelense é retirado de festival francês no Cairo


O Centro Cultural francês do Cairo decidiu retirar um curta-metragem de um festival de cinema, depois de protestos de um membro egípcio do júri pelo fato de a diretora possuir nacionalidade israelense.

O curta-metragem intitulado Presque normal (Quase normal), da cineasta Keren Ben Rafael, foi alvo de fortes críticas por parte do diretor de cinema egípcio Ahmed Atef por causa da nacionalidade da diretora, indicaram os jornais egípcios.

Atef se retirou de seu posto de membro do júri desse festival, Encontros com a Imagem, previsto para abril no Centro Francês de Cultura e de Cooperação do Cairo (CFCC), para protestar contra a programação.

O CFCC e a Embaixada da França confirmaram a retirada do filme, ressaltando que Atef não será reincorporado ao júri, com o objetivo de pôr fim à polêmica.

fonte: AFP, terra cinema

Matt Damon recebe prêmio da American Cinematheque por contribuição ao Cinema


O ator norte-americano Matt Damon recebeu, na noite deste sábado (27), o 24º prêmio anual da American Cinematheque em Beverly Hills, Califórnia. A honra é concedida a personalidades do cinema que tenham contribuído significativamente para a sétima arte com seus trabalhos.

O amigo Ben Aflleck foi o mestre de cerimônias e entregou o prêmio a Matt Damon. O American Cinematheque Awards já foi concedido a nomes como Al Pacino, Sean Connery e Martin Scorsese. O último laureado foi Samuel L. Jackson, em 2008.

Damon, que ficou conhecido por ter escrito e protagonizado o longa “Gênio Indomável” (1997) em parceria com Ben Affleck , atuou nos recentes “Zona Verde” (2010), “Invictus” (2009) e “O Desinformante” (2009).

Pelo filme sobre Nelson Mandela foi indicado como melhor ator coadjuvante ao Globo de Ouro e ao Oscar, enquanto sua atuação em “O Desinformante” lhe valeu a indicação como melhor ator em Comédia ou Musical na 67ª edição do Globo de Ouro. Em nenhum dos casos levou os prêmios, sendo vencido duas vezes por Christoph Waltz e uma por Robert Downey Jr., respectivamente.

fonte: uol cinema