terça-feira, 13 de abril de 2010

Reta final para a seleção de Cannes


O anúncio da relação completa dos filmes que serão exibidos na edição deste ano do Festival de Cannes acontecerá na próxima quinta. Mas, restando poucos dias para a divulgação, vários rumores e incertezas rondam a lista de candidatos a uma vaga.

Três deles já estão fora do páreo, já que não serão concluídos a tempo: Hereafter, de Clint Eastwood, Black Swan, de Darren Aronofsky, e o novo filme de Gus Van Sant, ainda sem título. Outro que pode seguir este caminho é Tree of Life, o aguardado retorno de Terrence Malick ao cinema. Os organizadores desejam contar com o filme na mostra competitiva, mas temem que a fama de Mallick de permanecer um longo período na edição impossibilite sua conclusão até o festival.

De certo mesmo há apenas a exibição de Robin Hood, de Ridley Scott, na abertura. You Will Meet a Tall Dark Stranger, novo trabalho de Woody Allen, deverá ser exibido fora de competição. E Wall Street – O Dinheiro Nunca Dorme, de Oliver Stone, tem grandes chances de disputar a Palma de Ouro.

Outros filmes cotados para a mostra competitiva são Fair Game, de Doug Liman; The Certified Copy, de Abbas Kiarostami; Aurora, de Cristi Puiu; Outrage, de Takeshi Kitano; Poetry, de Lee Chang-dong; Carlos the Jackal, de Olivier Assayas; e The Sound of Ice Cubes, de Jean Dujardin.

Socialisme, dirigido por sete diretores, entre eles Jean-Luc Godard, está cotado para ser exibido na mostra Un Certain Regard.

O Festival de Cannes 2010 ocorrerá entre 12 e 23 de maio.

fonte: adoro cinema

Documentário "Freakonomics" fechará Festival de Tribeca e ganha salas comerciais


Baseado no best-seller do "New York Times", "Freakonomics" encerrará a noite de gala do Festival de Cinema de Tribeca. A distribuidora Magnolia Pictures adquiriu os direitos de exibição e pretende levar o filme para os cinemas comerciais no inverno do hemisfério norte.

Escrito pelo economista Steven Levitt e o jornalista Stephen J. Dubner, o livro utiliza questões simples do cotidiano para explicar grandes problemas do mundo moderno. Vendeu 4 milhões de exemplares e foi traduzido para 35 idiomas.

A sua continuação, "Superfreakonomics" seguiu o mesmo caminho de sucesso e alcançou o topo da lista de mais vendidos rapidamente. Mantendo o bom humor, mistura esquisitices e economia, como explica o fato de comer carne de canguru ajudar a salvar o planeta.

O documentário que será exibido no festival foi produzido por diferentes diretores como Alex Gibney, Morgan Spurlock - responsável por "Super Size Me"--, Eugene Jareck, Seth Gordon, e a dupla Rachel Grady e Heidi Ewing. Cada um investigou uma questão diferente abordada no livro, da repercussão dos nomes de bebês à queda da taxa de criminalidade observada nos anos 1990.

Em sua 9º edição, o Festival de Cinema de Tribeca ocorrerá de 23 a 30 de abril, em Nova York, e terá o filme "Elvis & Madona" como único representante brasileiro.

fonte: folha online