domingo, 1 de novembro de 2009

Mostra Internacional de Cinema de SP anuncia filmes finalistas


A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo anunciou neste sábado (31) os filmes selecionados para concorrerem ao Troféu Bandeira Paulista.

Os 12 longas de ficção foram definidos de acordo com a votação do público, e agora passarão pelo crivo do júri, formado pelo cineasta turco Ali Özgentürk, pelo sérvio Goran Paskaljevic, pelo francês Jean-Michel Frodon, pelo chileno Marco Bechis e pela brasileira Suzana Amaral.

Foram anunciados também os cinco documentários mais votados pelo público. A cerimônia de encerramento da 33ª edição da Mostra acontece na quinta-feira (5), com o anúncio dos vencedores.

Veja a lista dos filmes selecionados:

Ficção

"A famlía Wolberg"
"O sonho bollywoodiano"
"Cúmplices"
"Dor-fantasma"
"Mau dia para pescar"
"Metropia"
"O aniversário"
"Os dispensáveis"
"Querido Lemon Lima"
"Um homem qualquer"
"Voluntária sexual"
"Zero"

Documentários

"Almas alemãs-a vida na colônia Dignidad"
"Kumjongilia"
"O abraço corporativo"
"O inferno de Clouzot"
"Tom Zé - austronauta libertado"

fonte: g1 cinema

'Honeymoons' ganha Espiga de Oro no Festival de Valladolid


O diretor sérvio Goran Paskaljevic ganhou ontem a Espiga de Oro, prêmio máximo do 54º Festival de Cinema de Valladolid, pelo filme Honeymoons, e a Espiga de prata ficou com o longa-metragem The Little Soldier, da dinamarquesa Annette Olesen.

A crítica internacional elogiou Paskaljevic, mas concedeu o prêmio especial à L'Armée du crime, do francês Robert Guédiguian, e o prêmio Pilar Miró, de melhor diretor, foi para o espanhol Adán Aliaga, por Estigmas.

Esta já é a terceira Espiga de Oro de Paskaljevic, que ganhou também em 1995 por Someone Else's America (A outra América) e 2006 por Optimisti.

Paskaljevic é reconhecido pelo seu permanente compromisso humano e atenção à realidade política e social.

Honeymoons, que revela o drama dos imigrantes que fogem dos excessos nacionalistas, é a primeira co-produção cinematográfica da história entre Sérvia e Albânia.

fonte: EFE, terra cinema

El Regalo, comédia chilena, leve prêmio no Festival de Trieste


El Regalo, de Cristián Galaz e Andrea Ugalde, levou o prêmio de Melhor Filme na XXIV edição do Festival de Cinema Latino-Americano de Trieste, realizado no norte da Itália.

A comédia conta a história de um grupo de idosos e a vontade de continuar vivendo.

O longa Andrés no Quiere Dormir la Siesta ganhou o Prêmio Especial, eleito pelo júri, e o de Melhor Direção. Dirigido por Daniel BUstamente.

fonte: cineclik