sábado, 21 de março de 2009

Público indica os melhores do cinema paulista em 2008

O público participante da mostra do V Prêmio FIESP/SESI-SP do Cinema Paulista, realizada de 2 a 18 de março, elegeu os finalistas da premiação, que reuniu 16 longas-metragens paulistas e nove curtas produzidos em 2008. Os finalistas concorrerão à premiação e serão avaliados por um júri oficial, que distribuirá prêmios em dinheiro que totalizam R$ 45 mil. A entrega dos prêmios ocorre na noite da próxima segunda-feira (23/3) e, entre os indicados, os mais cotados são Ensaio Sobre a Cegueira, Encarnação do Demônio e Chega de Saudade.

Foram avaliadas 12 categorias: Melhor Filme, Diretor, Roteiro, Atriz, Ator, Fotografia, Ator Coadjuvante, Atriz Coadjuvante, Montagem, Trilha Sonora, Direção de Arte e Curta-Metragem. Confira os três finalistas em cada uma das categorias:

Melhor Filme
- Ensaio Sobre a Cegueira
- Chega de Saudade
- O Signo da Cidade

Melhor Direção
- Fernando Meirelles (Ensaio Sobre a Cegueira)
- Laís Bodanzky (Chega de Saudade)
- José Mojica Marins (Encarnação do Demônio)

Melhor Roteiro
- Bruna Lombardi (O Signo da Cidade)
- Dennison Ramalho e José Moijica Marins (Encarnação do Demônio)
- Luiz Bolognesi (Chega de Saudade)

Melhor Atriz
- Cássia Kiss (Chega de Saudade)
- Cléo de Paris (Encarnação do Demônio)
- Rosanne Mulholland (Falsa Loura)

Melhor Ator
- José Mojica Marins (Encarnação do Demônio)
- Mark Rufallo (Ensaio Sobre a Cegueira)
- Leonardo Medeiros (Corpo)

Melhor Atriz Coadjuvante
- Clarisse Abujamra (Chega de Saudade)
- Maíra Chasseroux (Onde Andará Dulce Veiga?)
- Helena Ignez (Encarnação do Demônio)

Melhor Ator Coadjuvante
- Milhem Cortaz (Nossa Vida Não Cabe Num Opala)
- Jece Valadão (Encarnação do Demônio)
- Carmo Dalla Vecchia (Onde Andará Dulce Veiga?)

Melhor Fotografia
- César Charlone (Ensaio Sobre a Cegueira)
- Walter Carvalho (Chega de Saudade)
- Adrian Tejido (Onde Andará Dulce Veiga?)

Melhor Montagem
- Daniel Rezende (Ensaio Sobre a Cegueira)
- Guilherme de Almeida Prado (Onde Andará Dulce Veiga?)
- Paulo Sacramento (Chega de Saudade)

Melhor Direção de Arte
- Tule Peake (Ensaio Sobre a Cegueira)
- Cassio Amarante (Encarnação do Demônio)
- Marcos Pedroso (Chega de Saudade)

Melhor Trilha Sonora
- André Abujamra e Marcio Nigro (Encarnação do Demônio)
- BiD (Chega de Saudade)
- Marco Antônio Guimarães e Uakti (Ensaio Sobre a Cegueira)

Melhor Curta-Metragem
- Páginas de Menina
- Dossiê Re Bordosa
-
La Dolorosa

fonte: cineclik

Festival do Minuto tem mostras em todo o Brasil

Na semana de 23 a 29 de março, 614 pontos de exibição em 269 municípios exibirão trabalhos do , divididos em três mostras: Melhores Minutos de 2008, Ser Nordestino e 60 Minutos do Mundo (composta por 60 vídeos de exposição em cartaz no MASP, com vídeos de 80 países).

Entre os estabelecimentos culturais que exibirão os minutos, estão importantes centros culturais, como a Cinemateca de Curitiba, o MIS de Santa Catarina, a Fundação Cultural da Bahia, a Universidade Federal da Paraíba, e os SESI do Rio Grande do Norte e do Distrito Federal. Além de cidades do interior nas cinco regiões brasileiras, 25 capitais sediam as mostras do maior festival de vídeo da América Latina, que, hoje, ocorre majoritariamente por meio do site do evento.

No MIS de São Paulo, os minutos serão exibidos em celulares, à disposição do público no espaço expositivo térreo do museu, entre 23 de março e 12 de abril. Além das três mostras citadas anteriormente, um júri selecionado pela organização escolherá os três melhores trabalhos de 2008. O júri é composto por: Marisa Orth (atriz e cantora), Teixeira Filho (Curador chefe do MASP), Daniel Rezende (montador e diretor do curta-metragem Blackout), Gabriela Silva Leite (idealizadora da grife Daspu e da ONG Davida), Lina Chamie (diretora de A Via Láctea), André Abujamra (cantor, compositor e ator), Jorge Madruga (porteiro da Reserva Cultural), Daniela Bousso (Diretora Executiva do MIS) e Gilberto Dimenstein (jornalista e educador). É a primeira mostra audiovisual em um museu que utiliza aparelhos celulares como suporte.

No Masp, em São Paulo, a exposição que comemora os 18 anos do Festival do Minuto ocorre até dia 29 de março.


fonte: cineclik

Abertas inscrições de curtas para o Festival de Cinema Judaico


Estão abertas as inscrições para os curtas-metragens que serão exibidos durante o 13º Festival de Cinema Judaico, que será realizado em agosto. O tema será Bar Mitzvah ou Bat Mitzvah, cerimônia de passagem realizada entre os judeus, considerada a iniciação na vida adulta. O Bar Mitzvah é comemorado aos 13 anos para os meninos e aos 12 para as meninas.

"Escolhemos Bat Mitzvah como tema devido à coincidência com a idade de comemoração dessa data entre os jovens que vão completar esse importante marco na vida ao completarem treze anos de idade com o 13º Festival de Cinema Judaico", de acordo com José Luiz Goldfarb, assessor da vice-presidência social e cultural da Hebraica.

Os filmes podem ter até 15 minutos de duração. Serão duas categorias: uma para crianças entre 12 e 17 anos e outra a partir de 18 anos. Os participantes devem inscrever seus trabalhos no departamento cultural do clube A Hebraica até o dia 31 de maio. Os prêmios serão divulgados em breve no site do clube A Hebraica.

O Departamento Cultural da Hebraica fica na Rua Hungria, 1000. Informações: (11) 3818-8888.


fonte: cineclik

Debate discute perspectivas do cinema

A Caixa Cultural do Rio de Janeiro abriga no próximo sábado, 21 de março, às 18h30, o debate “Perspectivas para a indústria brasileira de cinema”, que contará com as participações do cineasta Roberto Farias, do representante da Ancine Marcelo Ikeda, e do professor André Gatti, entre outros.

O evento é parte da mostra Retomando a Questão da Indústria Cinematográfica no Brasil, que termina no domingo, com a exibição dos filmes "O ébrio","O grande momento", "Assim era a Atlântida" e "Cidade de Deus", além de uma coletânea de curtas.

A Caixa Cultural fica na Avenida Almirante Barroso, 25, Centro. Tels: 2544-4080/7666.


fonte: filme B