quarta-feira, 11 de março de 2009

Estão abertas as inscrições para o Indie 2009


Os realizadores interessados em inscrever seus trabalhos em curta, média e longa-metragem na edição do Indie - Mostra de Cinema Mundial, que ocorre em Belo Horizonte e São Paulo, já podem inscrever suas obras até o dia 19 de maio.

O Indie 2009 aceita inscrições de filmes brasileiros, realizados em 2008 e 2009, de ficção (duração acima de 70 minutos); documentários (de qualquer tema, com duração acima de 50 minutos); e documentários que tenham como tema a música (acima de 40 minutos). Para as produções internacionais, são aceitas obras de ficção ou documental com duração acima de 60 minutos e realizadas entre 2007 e 2009. Para ambos, são aceitas produções realizadas em 35mm ou digital.

Focado principalmente na produção audiovisual independente, filmes de novos realizadores e nas obras inéditas no circuito nacional, o Indie já contabilizou, desde 2001, mais de 140 mil espectadores.

O regulamento completo e a ficha de inscrição estão no site do evento e podem ser feitas também pelo sistema internacional de inscrições Withoutabox. O evento está programado para ser realizado entre os dias 3 e 10 de setembro em Belo Horizonte e de 10 a 17 de setembro, em São Paulo.


fonte: cineclik

'Anabazys' no Festival de Los Angeles

Acontece entre os dias 12 e 15 de março a segunda edição do Los Angeles Brazilian Film Festival, onde será apresentado o documentário Anabazys, de Paloma Rocha e Joel Pizzino, produzido pela Paloma Cinematográfica.

Além e prestigiar o cinema brasileiro, o festival também homenageará o cineasta Glauber Rocha, celebrando a carreira do grande diretor com a exibição de três de seus filmes. Glauber completaria 70 anos de idade no próximo dia 14 de março, e receberá a homenagem do festival que ainda apresenta o documentário dirigido por sua filha, Paloma.

Anabazys documenta todo o processo que envolveu a criação e o desenvolvimento do mítico A Idade da Terra, filme de Glauber que causou uma revolução no cinema nacional, quando lançado nos anos 80. O longa apresenta imagens e depoimentos desconhecidos pelo grande público, salientando a genialidade do diretor. Anabazys tem estreia prevista para o dia 27 de março nos cinemas nacionais.

O Los Angeles Brazilian Film Festival exibirá 65 filmes independentes e lançamentos dos grandes estúdios brasileiros, sendo 20 longas, 6 documentários, 20 curtas, 8 vídeos de arte e 17 curtas de animação. Como mostra especial, além da que presta homenagem à Glauber Rocha, o evento terá também uma mostra do cinema da Bahia.

fonte: cineplayers

Cinco filmes brasileiros em festival internacional

Mais dois filmes foram incluidos na listagem (anteriormente foram anunciados 3 filmes) do 26º Festival Internacional de Cinema de Miami. O cinema brasileiro continua buscando, cada vez mais, marcar território no espaço internacional. Prova disso é a presença de cinco produções "made in Brazil" no 26º Festival Internacional de Cinema de Miami. O evento começou na sexta-feira passada e vai até o dia 15, próximo domingo.

Ao todo, serão exibidos cerca de 137 filmes de 43 países, sendo 97 longametragens. A expectativa dos organizadores é reunir mais de 70 mil espectadores. As produções brasileiras e as respectivas datas de exibição são:

"Verônica", de Maurício Farias - dias 11 e 14
"Chega de Saudade", de Laís Bodanzky - dias 11 e 13
"Apenas o Fim", de Matheus Souza - dias 10 e 13
"O Homem que Engarrafava Nuvens", de Lírio Ferreira - dias 10 e 12
"FilmeFobia", de Kiko Goifman - dia 15

fonte: AFP, adoro cinema