sábado, 7 de novembro de 2009

Lisboa acolhe o melhor do cinema contemporâneo brasileiro


A 4ª Mostra de Cinema Brasileiro, que começa hoje e termina no domingo, exibirá em Lisboa o que há de melhor entre as produções nacionais recentes, em uma edição que homenageará Domingos de Oliveira e Matheus Nachtergaele.

Segundo os organizadores explicaram à Agência Efe, a mostra, que conta com 12 filmes, agrupa especialmente obras de 2008, com exceção de alguns trabalhos mais antigos que fazem parte do acervo dos homenageados.

Na abertura será projetado Juventude (2008), um filme de Domingos de Oliveira. Aos 73 anos, o cineasta, que começou no teatro e dirigiu atores como Fernanda Montenegro e Marília Pera, será também homenageado com a exibição de Feminices (2005), Separações (2003) e Carreiras (2005).

Já Matheus Nachtergaele apresentará na capital lusa seu primeiro longa-metragem, A Festa da Menina Morta (2008), que recebeu vários prêmios no Brasil e no exterior.

Serão exibidos também trabalhos de Nachtergaele como ator, entre eles O Auto da Compadecida (2000), de Guel Arraes.

Meu nome não é Johnny (2008), de Mauro Lima, é uma das grandes atrações da mostra. O gênero de documentário estará representado por Santiago (2007), de João Moreira Salles.

Chega de Saudade (2008), de Laís Bodanzky; A Concepção (2006); de José Eduardo Belmonte; e Tapete Vermelho (2006), de Luiz Alberto Pereira, estão também entre os filmes que serão exibidos.

A Mostra de Cinema Brasileiro é uma iniciativa da Fundação Luso-Brasileira, entidade com sede no Rio de Janeiro e em Lisboa cuja meta é reforçar a troca cultural entre os dois países.

fonte: terra cinema, EFE

Vem aí o 11º Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte


O pessoal das Minas Gerais, mais especificamente a turma que mora em BH, tem programação longa para curtir curtas na cidade. Começa nesta sexta feira, 6, e vai até o dia 13, o 11º Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte.

E a edição deste ano, segundo os organizadores, é especial, concebida com o intuito de repensar o papel e a linha de atuação do festival. Entre as novidades, o fato que excepcionalmente, neste ano, não haverá mostras competitivas. Durante oito dias,.serão exibidos 116 curtas de uma seleção criteriosa de produções nacionais e internacionais, em sete mostras distintas.

Três delas foram propostas pelo próprio festival: Vanguardas e Neo-Vanguardas, Campo Imperfeito e Curtas Brasil 2008. As outras quatro são de festivais especialmente convidados para o evento: Bafici (Argentina), Locarno (Suíça), Oberhausen (Alemanha) e Vila do Conde (Portugal).

Esta pode ser uma oportunidade única de entrar em contato com filmes participantes dos mais importantes festivais de cinema do mundo. Dentro da programação também será possível participar de debates e encontros com curadores, cineastas e convidados especiais, permitindo a troca de idéias sobre os filmes, temas propostos e sobre o próprio festival.

Não tem tudo para ser um programão? Então anota aí na agenda: o 11º Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte acontecerá no Palácio das Artes, em dois espaços de exibição – Cine Humberto Mauro e Sala Juvenal Dias – entre os dias 06 e 13 de novembro. Toda a programação é gratuita. O evento foi organizado pelo Departamento de Cinema da Fundação Clóvis Salgado em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais.

Acesse o site oficial Seja Bem Vindo!

Fonte: Adoro Cinema

Festival Mix Brasil anuncia sua 17ª edição


O fim da Mostra de São Paulo indica o começo de um outro festival de cinema bem mais específico no recorte de seus filmes: o Festival Mix Brasil, que começa no próximo dia 12 e anuncia sua 17ª edição com o que há de mais novo na produção cinematográfica que aborda questões de gênero e diversidade sexual. O festival, que rola em São Paulo, divulgou a primeira novidade da nova edição: o evento trará um panorama de longas-metragens brasileiros com temas e personagens gays.

A abertura do evento será realizada no CineSesc com a exibição do aguardado e polêmico Do Começo ao Fim, de Aluizio Abranches, sobre o relacionamento incestuoso entre dois irmãos. No papel dos pais desses meninos estão os atores Fabio Assunção e Julia Lemmertz.

Entre os filmes que serão exibidos até o dia 22 de novembro, quando o festival termina, estão Meu Amigo Cláudia, de Dácio Pinheiro e Elvis e Madona, de Marcelo Laffitte, com Simone Spoladore.

A organização também destaca uma programação que integra as atividades oficiais do ano da França no Brasil, com uma homenagem ao artista Jacques Nolot.

fonte: terra cinema

Festival de cinema na Suíça homenageia Glauber Rocha


O festival de cinema Filmar na América Latina, em sua 11ª edição, que começa nesta sexta-feira (6) em Genebra, homenageará o cineasta brasileiro Glauber Rocha, com a exibição dos clássicos "Terra em transe" e "Deus e o diabo na terra do sol".

O Brasil também será representado pela projeção do documentário "Puisque nous somme nés" ("Já que nascemos", na tradução livre), do francês Jean-Pierre Duret e da brasileira Andréa Santana, que mostra a realidade em Pernambuco.

O festival comemorará ainda os 50 anos do cinema cubano e contará com a presença do diretor Juan Carlos Tabio, mundialmente conhecido por seu filme "Morango e chocolate".

Tabio participará de vários eventos e apresentará seu novo filme.Este ano, como em edições anteriores, a programação será muito variada, com filme de Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, México, Peru e Uruguai, além do Brasil.

fonte: g1 cinema

Festival de cinema fantástico traz filme de zumbis que custou US$ 74


O Cinefantasy - Festival Internacional de Curta Fantástico chega à sua quarta edição apresentando 165 filmes que abordam temas que giram em torno do universo da fantasia, do horror e da ficção científica. Entre os destaques do festival, que começa nesta sexta-feira (6) e segue até o próximo dia 15, em São Paulo, está "Colin", um filme que, segundo seu realizador, teria custado apenas US$ 74.

O orçamento irrisório fez com que o longa do cineasta britânico Marc Price ganhasse visibilidade no Festival de Cannes. Assim, "Colin" entrou no seleto grupo de filmes de baixíssimo orçamento, como "A Bruxa de Blair" (1999). O filme de Price acompanha a trajetória de um jovem que se transforma em zumbi após ser atacado por um morto-vivo. A câmera segue o protagonista pelas ruas da cidade, onde ocorre uma sucessão de cenas sanguinolentas.

O espectador não deve levar muitos sustos com "Colin". O filme está mais para uma imersão em um mundo dominado por zumbis, fazendo com que a presença desses seres seja mais um motivo de temor e mal-estar do que de espanto. O cineasta Marc Price estará no Brasil e irá fazer uma palestra durante o festival.

"A Gruta", filme brasileiro que abre o Cinefantasy, é outro trabalho peculiar. Ele é um "filme-jogo" em que os espectadores podem interferir no destino dos protagonistas. "A Gruta" possui mais de 30 momentos de interatividade e 11 finais possíveis para a história.

Outro destaque é "Shadow", do italiano Federico Zampaglione. O filme acompanha a história de um jovem soldado que, durante uma viagem a um local místico, irá confrontar seus temores da época da guerra. "Shadow" teve boa recepção nos festivais e recebeu elogios dos mestres do horror italiano Dario Argento, Lamberto Bava e Ruggero Deodato.

Entre os curtas selecionados para a mostra competitiva, a diversidade deve dar o tom desta edição do Cinefantasy. Para a competição foram selecionados 80 títulos, sendo 40 trabalhos brasileiros. Segundo os organizadores do festival, a proposta é "fortalecer o cinema brasileiro, apoiando cineastas que buscam outras 'caras'".

O festival também dedica uma sessão especial com curtas internacionais que flertam com a estética gótica. Entre os selecionados está "The Sandman", curta de animação em stop-motion do britânico Paul Berry que concorreu ao Oscar de melhor curta de animação.

fonte: uol cinema

1º Seminário Cinema Digital – Produção e Mercado na Caixa Cultural


O 1º SEMINÁRIO DE CINEMA DIGITAL - PRODUÇÃO E MERCADO é composto por uma mostra de filmes e uma série de debates que reunirá representantes de vários setores envolvidos na produção audiovisual contemporânea. Para a primeira edição estão confirmados nomes importantes do audiovisual brasileiro: Silvio Da-Rin, Secretário de Audiovisual/MinC; Sérgio Sá Leitão, Presidente da Riofilme; e Walter Carvalho, diretor de fotografia; entre outros. Serão exibidos filmes cuja produção só foi possível em razão da existência do suporte digital seja por questões técnicas ou de orçamento. Entre elas, estão as produções dos Pontos de Cultura para os quais o advento do suporte digital foi fundamental permitindo que comunidades, fora do eixo das grandes cidades, expressassem, através do audiovisual, os temas de seu interesse e desenvolvessem novas linguagens. A mostra de filmes revelará os extremos da aplicabilidade dos recursos digitais para a realização de filmes de baixo orçamento desenhando o atual panorama da produção nacional. Nos debates, realizadores e profissionais da área técnica e comercial refletirão sobre o momento de transição da película para o digital. A tecnologia digital tem provocado uma verdadeira revolução no mercado de produção audiovisual. Uma mudança que ultrapassa os limites do cinema comercial, pois o sistema digital permite a ampliação da produção à medida que a comercialização de pequenas câmeras e programas de edição de computador habilita a realização de filmes caseiros e até mesmo a apropriação de imagens. Porém, mais do que aumentar o número de produtos audiovisuais, o cinema digital obriga a se repensar a questão técnica, as questões teóricas da representação realista, o investimento das empresas no sistema, os caminhos da exibição e a democratização da expressão. O título 1º SEMINÁRIO CINEMA DIGITAL - PRODUÇÃO E MERCADO constitui-se uma provocação já que muitos cineastas ainda insistem em dividir as produções audiovisuais em "cinema" e "vídeo", como se apenas o primeiro, por ser produzido em película, tivesse o status de sétima arte.

1º SEMINÁRIO CINEMA DIGITAL - PRODUÇÃO E MERCADO discutirá, com os setores envolvidos na produção audiovisual, o momento de transição da película para o digital em seus aspectos mais diversos. Produtores, autores, técnicos, empresas, exibidores se vêem envolvidos com novas possibilidades da realização audiovisual, raramente, discutidas em seu conjunto. O projeto reunirá os representantes de todos os setores a fim de elaborar um painel amplo do setor.Para a mostra, foram selecionados filmes em suporte digital em todo o país a fim de revelar a diversidade da produção possibilitada pelo surgimento do formato digital, desde longas-metragens produzidos originalmente para celular até curtas-metragens de Pontos de Cultura. O evento acontecerá entre os dias 10 e 15 de novembro, com a exibição de filmes no turno da tarde e debates à noite com os seguintes temas: OS PRODUTORES - PEQUENOS ORÇAMENTOS, OS TÉCNICOS - A IMAGEM E SOM DIGITAIS, AS EMPRESAS - NOVOS EQUIPAMENTOS E MATERIAIS, AS FINALIZADORAS - NOVOS INVESTIMENTOS, OS EXIBIDORES - NOVAS JANELAS, e OS ATIVISTAS - A TECNOLOGIA A SERVIÇO DA DEMOCRATIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO. O advento da tecnologia digital significa uma real transformação do sistema de produção audiovisual permitindo uma radical transformação do mercado com a inclusão de novos autores. Definimos como objetivos específicos:

- Discutir a transição do material sensível para o digital;
- Compreender os aspectos técnicos da realização em digital;
- Conhecer os investimentos das empresas de produção e exibição na área digital;
- Mapear os aspectos da produção digital contemporânea;
- Debater a possível democratização da expressão audiovisual;
- Estimular o interesse na produção digital ampliando as possibilidades de produção de filmes e documentários.

A participação nos debates do 1º SEMINÁRIO CINEMA DIGITAL - PRODUÇÃO E MERCADO será gratuita, mediante inscrição prévia pelo e-mail cinemadigital2009@gmail.com. As vagas são limitadas. Será dado um certificado de participação àqueles que comparecerem a 75% dos debates. Durante o evento, o que for dito nos debates será imediatamente postado no Twitter. Quem quiser seguir o 1º SEMINÁRIO CINEMA DIGITAL - PRODUÇÃO E MERCADO basta procurar por @CinemaDigital09. No blog oficial http://www.cinemadigital2009.blogspot.com/ será possível também ficar por dentro dos debates e de tudo que acontecerá na Caixa Cultural durante o 1º SEMINÁRIO CINEMA DIGITAL - PRODUÇÃO E MERCADO. Todos os debates serão gravados, transcritos e posteriormente postados no blog. Os debates serão às 19h. A mostra de filmes irá acontecer em dois horários: 14h e 16h. A primeira sessão será fechada para crianças e jovens atendidas pela Rede Cultura Social. Estima-se que 480 crianças e jovens compareçam nas sessões. O ingresso será de R$ 4,00 inteira e R$ 2,00 a meia-entrada. Também fechamos uma parceria com as ONGs CUFA e Cinema Nosso. Iremos reservar 5 vagas nos debates, para que jovens das duas instituições, possam participar. O 1º Seminário de Cinema Digital é uma realização da Cavídeo, com coordenação geral de Angélica Coutinho, curadoria da mostra de filmes de Cavi Borges e produção executiva de Breno Lira Gomes.

PROGRAMAÇÃO DEBATES

TERÇA-FEIRA 10 DE NOVEMBRO

OS PRODUTORES - PEQUENOS ORÇAMENTOS

- SÉRGIO SÁ LEITÃO, Presidente da Riofilme

- PAULO PONS, da Pax Filmes

- LEANDRO SARAIVA, da TV Brasil

QUARTA-FEIRA 11 DE NOVEMBRO

OS TÉCNICOS - A IMAGEM E SOM DIGITAIS

- WALTER CARVALHO, diretor de fotografia

- CARLOS KLACHQUIN, da Dolby

- BATMAN ZAVAREZE, diretor e curador do projeto Multiplicidade

QUINTA-FEIRA 12 DE NOVEMBRO

AS EMPRESAS - NOVOS EQUIPAMENTOS E MATERIAIS

- LUÍS MONTEIRO, da Kodak

- RENATO GOYA, da Panasonic

- CLÉLIA BESSA, produtora da Raccord Produções e da diretoria do SICAV - Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual

SEXTA-FEIRA 13 DE NOVEMBRO

AS FINALIZADORAS - NOVOS INVESTIMENTOS

- JOSÉ AUGUSTO QUARTIM DE BLASIIS, da Casablanca/Teleimage

- ERON CARDOSO, dos Estúdios Mega

- JAL GUERRIERO, da Link Digital

SÁBADO 14 DE NOVEMBRO

OS EXIBIDORES - NOVAS JANELAS

- SILVIO DA-RIN, Secretário de Audiovisual/MinC

- JOSÉ EDUARDO FERRÃO, presidente da Rain Network

- LUIZ GONZAGA ASSIS DE LUCA, do grupo Severiano Ribeiro e autor do livro "A hora do cinema digital - democratização e globalização do audiovisual"

DOMINGO 15 DE NOVEMBRO

OS ATIVISTAS - A TECNOLOGIA A SERVIÇO DA DEMOCRATIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO

- ADAILTON MEDEIROS, do Ponto Cine

- ISABELLE Cabral, da Pipa Produções/Distribuição Criativa

- HELDER QUIROGA, do Ponto de Cultura Cidades Invisíveis, Minas Gerais

PROGRAMAÇÃO FILMES

Dia 10 de novembro terça-feira

14h - Sessão Pontos de Cultura

16h - Vingança, de Paulo Pons

Dia 11 de novembro quarta-feira

14h - As Aventuras de Gui & Estopa, de Mariana Caltabiano

16h - Ainda Orangotangos, de Gustavo Spolidoro

Dia 12 de novembro quinta-feira

14h - Ainda Orangotangos, de Gustavo Spolidoro

16h - As Aventuras de Gui & Estopa, de Mariana Caltabiano

Dia 13 de novembro sexta-feira

14h - Vida de Balconista, de Cavi Borges e Pedro Monteiro

16h - Teste de Elenco, de Ian SBF e Osíris Larkin

Dia 14 de novembro sábado

14h - Vingança, de Paulo Pons

16h - Sessão Pontos de Cultura

Dia 15 de novembro domingo

14h - Teste de Elenco, de Ian SBF e Osíris Larkin

16h - Vida de Balconista, de Cavi Borges e Pedro Monteiro

fonte: almanaque virtual

Veja a lista da repescagem da Mostra de Cinema de SP


A Mostra terminou, como já é tradição, alguns filmes são selecionados para sessões especiais de "repescagem". Boa oportunidade para quem não conseguiu ingresso numa sessão mais concorrida ou simplesmente perdeu o bonde. As sessões vão até terça-feira, 11 de novembro.

Confira a lista!

06/11/2009 - Sexta


CINEMATECA - SALA PETROBRAS
Sessão 1445 - 17:00
TROCA DE TRENS (OMBYTE AV TÅG), de Hasse Ekman (92'). SUÉCIA. Falado em sueco. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 14 ANOS.
Sessão 1446 - 19:00
HIMALAYA - TERRA DOS VENTOS (HIMALAYA WHERE THE WIND DWELLS), de Jeon Soo-il (90'). CORÉIA DO SUL, FRANÇA. Falado em inglês, nepalês, coreano. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 14 ANOS.
Sessão 1447 - 21:00
QUEM O VIU MORRER? (OLE DOLE DOFF), de Jan Troell (110'). SUÉCIA. Falado em sueco. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 14 ANOS.

CINE BOMBRIL 1
Sessão 1448 - 14:00
FORMOSA TRAÍDA (FORMOSA BETRAYED), de Adam Kane (103'). EUA, TAILÂNDIA. Falado em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 12 ANOS.
Sessão 1449 - 16:10
1ª VEZ 16MM (1ª VEZ 16MM), de Rui Goulart (140'). PORTUGAL. Falado em português. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 12 ANOS.
Sessão 1450 - 18:50
A ILHA DE BERGMAN (BERGMAN ISLAND), de Marie Nyreröd (84'). SUÉCIA. Falado em sueco. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 14 ANOS.
Sessão 1451 - 20:40
MONTANHA DE ABANDONO (TREELESS MOUNTAIN), de So Yong Kim (89'). CORÉIA DO SUL, EUA. Falado em coreano. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 12 ANOS.
Sessão 1452 - 22:30
LEBANON (LEBANON), de Samuel Maoz (92'). FRANÇA, ALEMANHA, ISRAEL, LÍBANO. Falado em hebraico, árabe, inglês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 16 ANOS.

CINESESC
Sessão 1453 - 14:00
CORTEJANDO CONDI (COURTING CONDI), de Sebastian Doggart (107'). EUA, REINO UNIDO. Falado em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 12 ANOS.
Sessão 1454 - 16:10
ASHKAN, O ANEL ENCANTADO E OUTRAS HISTÓRIAS (ASHKAN, ANGOSHTAR-E MOTEBAREK VA DASTAN-HAYE DIGAR), de Shahram Mokri (92'). IRÃ. Falado em farsi. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 16 ANOS.
Sessão 1455 - 18:00
AINDA ADORÁVEIS (LOVELY, STILL), de Nicholas Fackler (90'). EUA. Falado em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 14 ANOS.
Sessão 1456 - 19:50
CINZAS E SANGUE (CENDRES ET SANG), de Fanny Ardant (105'). FRANÇA. Falado em francês. Legendas em português. Indicado para: 12 ANOS.
Sessão 1457 - 22:00
O INFERNO DE CLOUZOT (L'ENFER D'HENRI-GEORGES CLOUZOT), de Serge Bromberg, Ruxandra Medrea (94'). FRANÇA. Falado em francês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 16 ANOS.
Sessão 1458 - 00:00
VOLUNTÁRIA SEXUAL (SEX VOLUNTEER), de Kyeong-duk Cho (123'). CORÉIA DO SUL. Falado em coreano. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 16 ANOS.

07/11/2009 - Sábado


UNIBANCO ARTEPLEX 1
Sessão 1459 - 00:00
NINGUÉM SABE DOS GATOS PERSAS (KASI AZ GORBEHAYE IRANI KHABAR NADAREH), de Bahman Ghobadi (101'). IRÃ. Falado em farsi. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 12 ANOS.

CINEMATECA - SALA PETROBRAS
Sessão 1460 - 15:00
GABRIELLE (GABRIELLE), de Hasse Ekman (90'). SUÉCIA. Falado em sueco. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 14 ANOS.
Sessão 1461 - 17:00
A GRANDE AVENTURA (DET STORA ÄVENTYRET), de Arne Sucksdorff (94'). SUÉCIA. Falado em sueco. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Curta: RITMO DE UMA CIDADE (MÄNNISKOR I STAD), de Arne Sucksdorff(18'). Indicado para: 14 ANOS.
Sessão 1462 - 19:20
MY HOME IS COPACABANA (MITT HEM ÄR COPACABANA), de Arne Sucksdorff (88'). SUÉCIA. Falado em sueco, português. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 14 ANOS.
Sessão 1463 - 21:10
IBRAHIM LABYAD (IBRAHIM LABYAD), de Marwan Hamed (134'). EGITO. Falado em árabe. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 18 ANOS.

CINE BOMBRIL 1
Sessão 1464 - 14:00
LEBANON (LEBANON), de Samuel Maoz (92'). FRANÇA, ALEMANHA, ISRAEL, LÍBANO. Falado em hebraico, árabe, inglês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 16 ANOS.
Sessão 1465 - 16:00
A GUERRA DOS FILHOS DA LUZ CONTRA OS FILHOS DAS TREVAS (LA GUERRE DES FILS DE LA LUMIÈRE CONTRE LES FILS DES TÉNÈBRES), de Amos Gitai (102'). FRANÇA. Falado em francês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 14 ANOS.
Sessão 1466 - 18:10
LONDON RIVER (LONDON RIVER), de Rachid Bouchareb (90'). REINO UNIDO, FRANÇA, ARGÉLIA. Falado em inglês, francês. Legendas em português. Indicado para: 12 ANOS.
Sessão 1467 - 20:00
CARMO (CARMO), de Murilo Pasta (100'). BRASIL, ESPANHA, POLÔNIA. Falado em português, espanhol. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 16 ANOS.
Sessão 1468 - 22:00
METROPIA (METROPIA), de Tarik Saleh (85'). SUÉCIA. Falado em inglês. Legendas em italiano. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 12 ANOS.
Sessão 1469 - 23:50
MACABRO (DARAH), de The Mo Brothers (90'). CINGAPURA, INDONÉSIA. Falado em indonésio. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 14 ANOS.

CINESESC
Sessão 1470 - 14:00
DOR-FANTASMA (PHANTOMSCHMERZ), de Matthias Emcke (98'). ALEMANHA. Falado em alemão. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 14 ANOS.
Sessão 1471 - 16:00
INDEPENDÊNCIA (INDEPENDENCIA), de Raya Martin (77'). FILIPINAS, FRANÇA, ALEMANHA, HOLANDA. Falado em tagalo. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: LIVRE.
Sessão 1472 - 17:40
A RELIGIOSA PORTUGUESA (A RELIGIOSA PORTUGUESA), de Eugène Green (127'). PORTUGAL. Falado em português, francês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 12 ANOS.
Sessão 1473 - 20:10
A 40ª PORTA (40-CI QAPI), de Elchin Musaoglu (81'). AZERBAIJÃO. Falado em azerbaijano. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 14 ANOS.
Sessão 1474 - 21:50
MAU DIA PARA PESCAR (MAL DIA PARA PESCAR), de Alvaro Brechner (110'). ESPANHA, URUGUAI. Falado em espanhol. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 14 ANOS.
Sessão 1475 - 00:00
A RESSURREIÇÃO DE ADAM (ADAM RESURRECTED), de Paul Schrader (102'). EUA, ALEMANHA, ISRAEL. Falado em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 16 ANOS.

08/11/2009 - Domingo


CINEMATECA - SALA PETROBRAS
Sessão 1476 - 15:00
A PEÇA DA DISCÓRDIA (YENGEC OYUNU), de Ali Özgentürk (80'). TURQUIA. Falado em turco. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 14 ANOS.
Sessão 1477 - 17:00
ANDANDO COM A LUA (VANDRING MED MÅNEN), de Hasse Ekman (105'). SUÉCIA. Falado em sueco. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 14 ANOS.
Sessão 1478 - 19:10
KIMJONGILIA (KIMJONGILIA), de N.C. Heikin (74'). EUA, CORÉIA DO SUL, FRANÇA. Falado em coreano. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 14 ANOS.
Sessão 1479 - 21:00
EXPRESSÃO JOVEM (TEENAGE RESPONSE), de Eleni Ampelakiotou (160'). ALEMANHA. Falado em alemão. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: LIVRE.

CINE BOMBRIL 1
Sessão 1480 - 14:00
I LOVE YOU PHILLIP MORRIS (I LOVE YOU PHILLIP MORRIS), de Glenn Ficarra, John Requa (100'). EUA. Falado em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 16 ANOS.
Sessão 1481 - 16:00
FISH TANK (FISH TANK), de Andrea Arnold (124'). INGLATERRA. Falado em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 14 ANOS.
Sessão 1482 - 18:30
ARTE INCONSEQUÊNCIA (ART INCONSEQUENCE), de Robert Kaltenhaeuser (61'). ALEMANHA. Falado em alemão. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 14 ANOS.
Sessão 1483 - 20:00
CÚMPLICES (COMPLICES), de Frederic Mermoud (93'). FRANÇA, SUÍÇA. Falado em francês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 14 ANOS.
Sessão 1484 - 22:00
EU MATEI MINHA MÃE (J´AI TUÉ MA MÈRE), de Xavier Dolan (100'). CANADÁ. Falado em francês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 18 ANOS.

CINESESC
Sessão 1485 - 14:00
LUCIANO (LUCIANO), de Gian Vittorio Baldi (80'). ITÁLIA. Falado em italiano. Legendas eletrônicas em português. Curta: LUCIANO, VIA DEI CAPPELLARI, de Gian Vittorio Baldi(12'). Indicado para: 14 ANOS.
Sessão 1486 - 16:00
LEBANON (LEBANON), de Samuel Maoz (92'). FRANÇA, ALEMANHA, ISRAEL, LÍBANO. Falado em hebraico, árabe, inglês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 16 ANOS.
Sessão 1487 - 18:00
OS DISPENSÁVEIS (DIE ENTBEHRLICHEN), de Andreas Arnstedt (110'). ALEMANHA. Falado em alemão. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 10 ANOS.
Sessão 1488 - 20:10
QUERIDO LEMON LIMA, (DEAR LEMON LIMA,), de Suzi Yoonessi (87'). EUA. Falado em inglês, espanhol, linguagem de sinais americana. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 14 ANOS.
Sessão 1489 - 22:00
O ÚLTIMO DANÇARINO DE MAO (MAO´S LAST DANCER), de Bruce Beresford (117'). AUSTRÁLIA. Falado em inglês, mandarim. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 14 ANOS.

09/11/2009 - Segunda-feira


CINE BOMBRIL 1
Sessão 1490 - 14:00
ALMAS ALEMÃS - A VIDA NA COLÔNIA DIGNIDAD (DEUTSCHE SEELEN - LEBEN NACH DER COLONIA DIGNIDAD), de Martin Farkas, Matthias Zuber (92'). ALEMANHA. Falado em alemão. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 14 ANOS.
Sessão 1491 - 16:00
ZERO (ZERO), de Pawel Borowski (110'). POLÔNIA. Falado em polonês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 16 ANOS.
Sessão 1492 - 18:10
PIXO (PIXO), de João Wainer, Roberto T. Oliveira (61'). BRASIL. Falado em português, inglês. Legendas em português. Indicado para: 16 ANOS.
Sessão 1493 - 19:40
O ABRAÇO CORPORATIVO (O ABRAÇO CORPORATIVO), de Ricardo Kauffman (75'). BRASIL. Falado em português. Indicado para: 14 ANOS.
Sessão 1494 - 21:20
O SOL DO MEIO-DIA (O SOL DO MEIO-DIA), de Eliane Caffé (106'). BRASIL. Falado em português. Legendas em inglês. Indicado para: 14 ANOS.

CINESESC
Sessão 1495 - 14:00
PAPAI FOI CAÇAR PTÁRMIGA (PAPA À LA CHASSE AUX LAGOPÈDES), de Robert Morin (91'). CANADÁ. Falado em francês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 14 ANOS.
Sessão 1496 - 16:00
PALÁCIO (PALACIO), de Luis Alaejos, Raul Diez Alaejos (100'). ESPANHA. Falado em espanhol. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: LIVRE.
Sessão 1497 - 18:00
O APEDREJAMENTO DE SORAYA M (THE STONING OF SORAYA M), de Cyrus Nowrasteh (114'). EUA. Falado em farsi, inglês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 18 ANOS.
Sessão 1498 - 20:20
SAÍDA A NADO (ALLT FLYTER), de Måns Herngren (102'). SUÉCIA. Falado em sueco. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 14 ANOS.
Sessão 1499 - 22:30
DZI CROQUETTES (DZI CROQUETTES), de Tatiana Issa, Raphael Alvarez (110'). BRASIL. Falado em português, inglês, francês. Legendas em português. Indicado para: 14 ANOS.

10/11/2009 - Terça- feira


CINE BOMBRIL 1
Sessão 1500 - 14:00
VIDEOCRACIA (VIDEOCRACY), de Erik Gandini (84'). SUÉCIA. Falado em inglês, italiano. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 14 ANOS.
Sessão 1501 - 15:50
WOLSON: ÁRIA DE FRONTEIRA (WOLSON: KAIKYO NO AIRA), de Ota Shinichi (119'). JAPÃO. Falado em japonês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 14 ANOS.
Sessão 1502 - 18:10
HUMAN ZOO (HUMAN ZOO), de Rie Rasmussen (110'). FRANÇA. Falado em inglês, francês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 16 ANOS.
Sessão 1503 - 20:20
CONTINUAÇÃO (CONTINUAÇÃO), de Rodrigo Pinto (71'). BRASIL. Falado em português, inglês. Legendas em inglês. Indicado para: 14 ANOS.
Sessão 1504 - 22:00
TOM ZÉ ASTRONAUTA LIBERTADO (TOM ZÉ ASTRONAUTA LIBERTADO), de Ígor Iglesias González (90'). ESPANHA. Falado em português, espanhol. Legendas em português. Indicado para: 14 ANOS.

CINESESC
Sessão 1505 - 14:00
A BATALHA DOS 3 REINOS (CHI BI), de John Woo (150'). CHINA. Falado em mandarim. Legendas em português. Indicado para: 16 ANOS.
Sessão 1506 - 16:50
O CERCO - A DEMOCRACIA NAS MALHAS DO NEOLIBERALISMO (L´ENCERCLEMENT - LA DÉMOCRATIE DANS LES RETS DU NÉOLIBÉRALISME), de Richard Brouillette (160'). CANADÁ. Falado em francês, inglês. Legendas em espanhol. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 14 ANOS.
Sessão 1507 - 19:50
SOLO (SOLO), de Ugo Giorgetti (72'). BRASIL. Falado em português. Indicado para: 14 ANOS.
Sessão 1508 - 21:30
OS INQUILINOS (OS INQUILINOS), de Sergio Bianchi (103'). BRASIL. Falado em português. Indicado para: 14 ANOS.

11/11/2009 - Quarta-feira


CINE BOMBRIL 1
Sessão 1509 - 14:00
ALEXANDRE, O GRANDE (MEGALEXANDROS), de Theo Angelopoulos (210'). GRÉCIA, ITÁLIA. Falado em grego. Legendas em francês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 14 ANOS.
Sessão 1510 - 17:50
SEQUESTRO (SEQUESTRO), de Wolney Atalla (94'). BRASIL. Falado em português. Legendas em inglês. Indicado para: 18 ANOS.
Sessão 1511 - 19:50
A RAÇA SÍNTESE DE JOÃOSINHO TRINTA (A RAÇA SÍNTESE DE JOÃOSINHO TRINTA), de Paulo Machline, Giuliano Cedroni (72'). BRASIL. Falado em português. Indicado para: 14 ANOS.
Sessão 1512 - 21:30
UM HOMEM QUALQUER (UM HOMEM QUALQUER), de Caio Vecchio (90'). BRASIL. Falado em português. Indicado para: 14 ANOS.

CINESESC
Sessão 1513 - 14:00
UM OLHAR A CADA DIA (TO VLEMMA TOU ODYSSEA), de Theo Angelopoulos (176'). GRÉCIA, FRANÇA, ITÁLIA, ALEMANHA. Falado em inglês, grego, búlgaro, albanês, sérvio, romeno. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 14 ANOS.
Sessão 1514 - 17:20
A ETERNIDADE E UM DIA (MIA AIONIOTITA KAI MIA MERA), de Theo Angelopoulos (130'). GRÉCIA, FRANÇA, ITÁLIA. Falado em grego, inglês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 14 ANOS.
Sessão 1515 - 19:50
TRILOGIA - O VALE DOS LAMENTOS (TRILOGIA: TO LIVADI POU DAKRYZEI), de Theo Angelopoulos (185'). GRÉCIA, FRANÇA, ITÁLIA. Falado em grego. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 14 ANOS.
Sessão 1516 - 23:10
OS FAMOSOS E OS DUENDES DA MORTE (OS FAMOSOS E OS DUENDES DA MORTE), de Esmir Filho (101'). BRASIL, FRANÇA. Falado em português. Indicado para: 14 ANOS.

fonte: movie

Confira os vencedores da 33ª Mostra de SP


O drama sul-coreano “Voluntária sexual”, de Kyeong-duk Cho, levou o grande prêmio do júri desta 33ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que terminou na noite de quinta-feira (5). Polêmico, o filme fala sobre mulheres que se voluntariam a ter relações sexuais com deficientes físicos na Coréia do Sul. Sérgio Groisman e Marina Person comandaram a cerimônia. O prêmio Itamaraty, que seria entregue somente para longa de ficção e curta, também foi entregue a um documentário.

A opinião dos espectadores da Mostra e dos críticos foram bem diferentes em relação aos mais de 100 filmes de 60 países, exibidos em 17 salas da capital paulista nas últimas duas semanas de maratona cinéfila.

Para os especialistas, o iraniano “Ninguém sabe dos gatos persas”, de Bahman Ghobadi, foi o melhor filme estrangeiro da programação. Bastante aplaudido em sua primeira exibição, o longa mistura documentário com ficção ao falar sobre a cena de indie rock de Teerã.

Os críticos elegeram como melhor produção nacional “O sol do meio-dia”, de Eliane Caffé, que tem Luiz Carlos Vasconcelos, Chico Diaz e Ary Fontoura no elenco.

Já o público elegeu “Abraços partidos”, do espanhol Pedro Almodóvar, e “O último dançarino de Mao”, do australiano Bruce Beresford, como os melhores filmes internacionais da Mostra. “Carmo”, de Murilo Pasta, foi escolhida o melhor longa nacional.

Confira a lista completa dos premiados:

PRÊMIO FICÇÃO - COMPETIÇÃO NOVOS DIRETORES
Melhor filme
Voluntária Sexual, de Kyeong-duk Cho (Coréia do Sul)

Melhor diretor
Andreas Arnstedt, por Os Dispensáveis (Alemanha)

Melhor Ator
Andrè Hennicke, por Os Dispensáveis (Alemanha)


PRÊMIO DOCUMENTÁRIO - COMPETIÇÃO NOVOS DIRETORES

Melhor filme
O Inferno de Clouzot, de Serge Bromberg e Ruxandra Medrea

Menção honrosa
Abraço Corporativo, de Ricardo Kauffman

Prêmios do público
Longa-metragem nacional:
Carmo, de Murilo Pasta

Longa-metragem estrangeiro:
Abraços partidos (Espanha), de Pedro Almodóvar e O último dançarino de Mao (Austrália), de Bruce Beresford

Documentário nacional:
Dzi Croquettes, de Tatiana Issa e Raphael Alvarez

Documentário estrangeiro:
Tom Zé - astronauta libertado (Espanha), de Ígor Iglesias Gonzáles

Prêmio da Juventude:
Saída à nado (Suécia), de Mans Herngren

PRÊMIO DA CRÍTICA

Melhor longa internacional
Ninguém Sabe dos Gatos Persas, de Bahman Ghobadi

Melhor longa brasileiro
O Sol do Meio-Dia, Eliane Caffé


PRÊMIO AQUISIÇÃO CANAL BRASIL (Curta-metragem)

O Príncipe Encantado, de Sérgio Machado e Fátima Toledo


PRÊMIO QUANTA (em serviços de iluminação)

Melhor longa-metragem de documentário
Dzi Croquettes, de Tatiana Issa e Raphael Alvarez

Melhor longa de ficção
Antes Que o Mundo Acabe, de Ana Luiza Azevedo


PRÊMIO TELEIMAGE (em serviços de iluminação)

Melhor curta brasileiro
Insone, de Marília Scharlach e Marina Magalhães

Melhor longa-metragem de documentário
Dzi Croquettes, de Tatiana Issa e Raphael Alvarez

Melhor longa de ficção
Antes Que o Mundo Acabe, de Ana Luiza Azevedo


PRÊMIO ITAMARATY (concedido pelo Ministério das Relações Exteriores)


Prêmio Especial - Homenagem pelo Conjunto da Obra
Paulo César Saraceni

Melhor curta-metragem
Insone, de Marília Scharlach e Marina Magalhães

Mehor longa-metragem documentário
Dzi Croquettes, de Tatiana Issa e Raphael Alvarez

Menção honrosa - documentário
Pixo, de João Wainer e Roberto T. Oliveira

Melhor longa-metragem de ficção
Antes Que o Mundo Acabe, de Ana Luiza Azevedo

fonte: terra cinema, cineclik, g1 cinema