sábado, 7 de novembro de 2009

1º Seminário Cinema Digital – Produção e Mercado na Caixa Cultural


O 1º SEMINÁRIO DE CINEMA DIGITAL - PRODUÇÃO E MERCADO é composto por uma mostra de filmes e uma série de debates que reunirá representantes de vários setores envolvidos na produção audiovisual contemporânea. Para a primeira edição estão confirmados nomes importantes do audiovisual brasileiro: Silvio Da-Rin, Secretário de Audiovisual/MinC; Sérgio Sá Leitão, Presidente da Riofilme; e Walter Carvalho, diretor de fotografia; entre outros. Serão exibidos filmes cuja produção só foi possível em razão da existência do suporte digital seja por questões técnicas ou de orçamento. Entre elas, estão as produções dos Pontos de Cultura para os quais o advento do suporte digital foi fundamental permitindo que comunidades, fora do eixo das grandes cidades, expressassem, através do audiovisual, os temas de seu interesse e desenvolvessem novas linguagens. A mostra de filmes revelará os extremos da aplicabilidade dos recursos digitais para a realização de filmes de baixo orçamento desenhando o atual panorama da produção nacional. Nos debates, realizadores e profissionais da área técnica e comercial refletirão sobre o momento de transição da película para o digital. A tecnologia digital tem provocado uma verdadeira revolução no mercado de produção audiovisual. Uma mudança que ultrapassa os limites do cinema comercial, pois o sistema digital permite a ampliação da produção à medida que a comercialização de pequenas câmeras e programas de edição de computador habilita a realização de filmes caseiros e até mesmo a apropriação de imagens. Porém, mais do que aumentar o número de produtos audiovisuais, o cinema digital obriga a se repensar a questão técnica, as questões teóricas da representação realista, o investimento das empresas no sistema, os caminhos da exibição e a democratização da expressão. O título 1º SEMINÁRIO CINEMA DIGITAL - PRODUÇÃO E MERCADO constitui-se uma provocação já que muitos cineastas ainda insistem em dividir as produções audiovisuais em "cinema" e "vídeo", como se apenas o primeiro, por ser produzido em película, tivesse o status de sétima arte.

1º SEMINÁRIO CINEMA DIGITAL - PRODUÇÃO E MERCADO discutirá, com os setores envolvidos na produção audiovisual, o momento de transição da película para o digital em seus aspectos mais diversos. Produtores, autores, técnicos, empresas, exibidores se vêem envolvidos com novas possibilidades da realização audiovisual, raramente, discutidas em seu conjunto. O projeto reunirá os representantes de todos os setores a fim de elaborar um painel amplo do setor.Para a mostra, foram selecionados filmes em suporte digital em todo o país a fim de revelar a diversidade da produção possibilitada pelo surgimento do formato digital, desde longas-metragens produzidos originalmente para celular até curtas-metragens de Pontos de Cultura. O evento acontecerá entre os dias 10 e 15 de novembro, com a exibição de filmes no turno da tarde e debates à noite com os seguintes temas: OS PRODUTORES - PEQUENOS ORÇAMENTOS, OS TÉCNICOS - A IMAGEM E SOM DIGITAIS, AS EMPRESAS - NOVOS EQUIPAMENTOS E MATERIAIS, AS FINALIZADORAS - NOVOS INVESTIMENTOS, OS EXIBIDORES - NOVAS JANELAS, e OS ATIVISTAS - A TECNOLOGIA A SERVIÇO DA DEMOCRATIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO. O advento da tecnologia digital significa uma real transformação do sistema de produção audiovisual permitindo uma radical transformação do mercado com a inclusão de novos autores. Definimos como objetivos específicos:

- Discutir a transição do material sensível para o digital;
- Compreender os aspectos técnicos da realização em digital;
- Conhecer os investimentos das empresas de produção e exibição na área digital;
- Mapear os aspectos da produção digital contemporânea;
- Debater a possível democratização da expressão audiovisual;
- Estimular o interesse na produção digital ampliando as possibilidades de produção de filmes e documentários.

A participação nos debates do 1º SEMINÁRIO CINEMA DIGITAL - PRODUÇÃO E MERCADO será gratuita, mediante inscrição prévia pelo e-mail cinemadigital2009@gmail.com. As vagas são limitadas. Será dado um certificado de participação àqueles que comparecerem a 75% dos debates. Durante o evento, o que for dito nos debates será imediatamente postado no Twitter. Quem quiser seguir o 1º SEMINÁRIO CINEMA DIGITAL - PRODUÇÃO E MERCADO basta procurar por @CinemaDigital09. No blog oficial http://www.cinemadigital2009.blogspot.com/ será possível também ficar por dentro dos debates e de tudo que acontecerá na Caixa Cultural durante o 1º SEMINÁRIO CINEMA DIGITAL - PRODUÇÃO E MERCADO. Todos os debates serão gravados, transcritos e posteriormente postados no blog. Os debates serão às 19h. A mostra de filmes irá acontecer em dois horários: 14h e 16h. A primeira sessão será fechada para crianças e jovens atendidas pela Rede Cultura Social. Estima-se que 480 crianças e jovens compareçam nas sessões. O ingresso será de R$ 4,00 inteira e R$ 2,00 a meia-entrada. Também fechamos uma parceria com as ONGs CUFA e Cinema Nosso. Iremos reservar 5 vagas nos debates, para que jovens das duas instituições, possam participar. O 1º Seminário de Cinema Digital é uma realização da Cavídeo, com coordenação geral de Angélica Coutinho, curadoria da mostra de filmes de Cavi Borges e produção executiva de Breno Lira Gomes.

PROGRAMAÇÃO DEBATES

TERÇA-FEIRA 10 DE NOVEMBRO

OS PRODUTORES - PEQUENOS ORÇAMENTOS

- SÉRGIO SÁ LEITÃO, Presidente da Riofilme

- PAULO PONS, da Pax Filmes

- LEANDRO SARAIVA, da TV Brasil

QUARTA-FEIRA 11 DE NOVEMBRO

OS TÉCNICOS - A IMAGEM E SOM DIGITAIS

- WALTER CARVALHO, diretor de fotografia

- CARLOS KLACHQUIN, da Dolby

- BATMAN ZAVAREZE, diretor e curador do projeto Multiplicidade

QUINTA-FEIRA 12 DE NOVEMBRO

AS EMPRESAS - NOVOS EQUIPAMENTOS E MATERIAIS

- LUÍS MONTEIRO, da Kodak

- RENATO GOYA, da Panasonic

- CLÉLIA BESSA, produtora da Raccord Produções e da diretoria do SICAV - Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual

SEXTA-FEIRA 13 DE NOVEMBRO

AS FINALIZADORAS - NOVOS INVESTIMENTOS

- JOSÉ AUGUSTO QUARTIM DE BLASIIS, da Casablanca/Teleimage

- ERON CARDOSO, dos Estúdios Mega

- JAL GUERRIERO, da Link Digital

SÁBADO 14 DE NOVEMBRO

OS EXIBIDORES - NOVAS JANELAS

- SILVIO DA-RIN, Secretário de Audiovisual/MinC

- JOSÉ EDUARDO FERRÃO, presidente da Rain Network

- LUIZ GONZAGA ASSIS DE LUCA, do grupo Severiano Ribeiro e autor do livro "A hora do cinema digital - democratização e globalização do audiovisual"

DOMINGO 15 DE NOVEMBRO

OS ATIVISTAS - A TECNOLOGIA A SERVIÇO DA DEMOCRATIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO

- ADAILTON MEDEIROS, do Ponto Cine

- ISABELLE Cabral, da Pipa Produções/Distribuição Criativa

- HELDER QUIROGA, do Ponto de Cultura Cidades Invisíveis, Minas Gerais

PROGRAMAÇÃO FILMES

Dia 10 de novembro terça-feira

14h - Sessão Pontos de Cultura

16h - Vingança, de Paulo Pons

Dia 11 de novembro quarta-feira

14h - As Aventuras de Gui & Estopa, de Mariana Caltabiano

16h - Ainda Orangotangos, de Gustavo Spolidoro

Dia 12 de novembro quinta-feira

14h - Ainda Orangotangos, de Gustavo Spolidoro

16h - As Aventuras de Gui & Estopa, de Mariana Caltabiano

Dia 13 de novembro sexta-feira

14h - Vida de Balconista, de Cavi Borges e Pedro Monteiro

16h - Teste de Elenco, de Ian SBF e Osíris Larkin

Dia 14 de novembro sábado

14h - Vingança, de Paulo Pons

16h - Sessão Pontos de Cultura

Dia 15 de novembro domingo

14h - Teste de Elenco, de Ian SBF e Osíris Larkin

16h - Vida de Balconista, de Cavi Borges e Pedro Monteiro

fonte: almanaque virtual

Nenhum comentário: