sábado, 7 de novembro de 2009

Festival de cinema fantástico traz filme de zumbis que custou US$ 74


O Cinefantasy - Festival Internacional de Curta Fantástico chega à sua quarta edição apresentando 165 filmes que abordam temas que giram em torno do universo da fantasia, do horror e da ficção científica. Entre os destaques do festival, que começa nesta sexta-feira (6) e segue até o próximo dia 15, em São Paulo, está "Colin", um filme que, segundo seu realizador, teria custado apenas US$ 74.

O orçamento irrisório fez com que o longa do cineasta britânico Marc Price ganhasse visibilidade no Festival de Cannes. Assim, "Colin" entrou no seleto grupo de filmes de baixíssimo orçamento, como "A Bruxa de Blair" (1999). O filme de Price acompanha a trajetória de um jovem que se transforma em zumbi após ser atacado por um morto-vivo. A câmera segue o protagonista pelas ruas da cidade, onde ocorre uma sucessão de cenas sanguinolentas.

O espectador não deve levar muitos sustos com "Colin". O filme está mais para uma imersão em um mundo dominado por zumbis, fazendo com que a presença desses seres seja mais um motivo de temor e mal-estar do que de espanto. O cineasta Marc Price estará no Brasil e irá fazer uma palestra durante o festival.

"A Gruta", filme brasileiro que abre o Cinefantasy, é outro trabalho peculiar. Ele é um "filme-jogo" em que os espectadores podem interferir no destino dos protagonistas. "A Gruta" possui mais de 30 momentos de interatividade e 11 finais possíveis para a história.

Outro destaque é "Shadow", do italiano Federico Zampaglione. O filme acompanha a história de um jovem soldado que, durante uma viagem a um local místico, irá confrontar seus temores da época da guerra. "Shadow" teve boa recepção nos festivais e recebeu elogios dos mestres do horror italiano Dario Argento, Lamberto Bava e Ruggero Deodato.

Entre os curtas selecionados para a mostra competitiva, a diversidade deve dar o tom desta edição do Cinefantasy. Para a competição foram selecionados 80 títulos, sendo 40 trabalhos brasileiros. Segundo os organizadores do festival, a proposta é "fortalecer o cinema brasileiro, apoiando cineastas que buscam outras 'caras'".

O festival também dedica uma sessão especial com curtas internacionais que flertam com a estética gótica. Entre os selecionados está "The Sandman", curta de animação em stop-motion do britânico Paul Berry que concorreu ao Oscar de melhor curta de animação.

fonte: uol cinema

Nenhum comentário: