terça-feira, 20 de julho de 2010

Divulgada a lista dos selecionados para o festival de Gramado 2010


Saiu, nesta segunda-feira (19/7), a lista dos selecionados para a 38ª edição do Festival de Cinema de Gramado, que acontecerá entre os dias 6 e 14 de agosto.

Neste ano, Paulo César Pereio receberá o Troféu Oscarito e a diretora Ana Carolina Soares levará o Troféu Eduardo Abelin.

Bróder! (foto), de Jeferson De, que participou do Festival de Berlim 2010 e do Festival de Paulínia 2010, será o longa exibido na abertura do evento. Já no encerramento, o novo longa de Cao Guimarães, Ex-Isto, terá a sua pré-estreia.

Veja abaixo a lista completa de filmes do Festival de Gramado 2010:

Longas nacionais

180º, de Eduardo Vaisman (RJ)
Diário de uma Busca, de Flavia Castro (RJ)
Enquanto a Noite Não Chega, de Beto Souza (RS)
Não Se Pode Viver Sem Amor, de Jorge Durán (RJ)
O Último Romance de Balzac, de Geraldo Sarno (RJ)
Ponto Org, de Patricia Moran (SP)
O Contestado – Restos Mortais, de Sylvio Back (RJ)

Longas Estrangeiros

El Vuelco Del Cangrejo, de Oscar Ruiz Navia (Colômbia/frança)
Historia de Un Dia, de Rosana Matecki (Venezuela)
La Vieja De Atras, de Pablo Jose Meza (Argentina/Brasil)
La Yuma, de Florence Jaugey (Nicarágua)
Mi Vida Con Carlos, de German Berger (Chile/Espanha/Alemanha)
Ojos Bien Abiertos: Un Viaje por la Sudámerica de Hoy, de Gonzalo Arijon (Uruguai)
Perpetuum Móbile, de Nicolás Pereda (México)

Curtas Nacionais

Amigos Bizarros do Ricardinho, de Augusto Canani (RS)
A Minha Alma É Irmã de Deus, de Luci Alcântara (PE)
Babás, de Consuelo Lins (RJ)
Carreto, de Cláudio Marques e Marília Hughes (BA)
Em Trânsito, de Cavi Borges (RJ)
Eu Não Quero Voltar Sozinho, de Daniel Ribeiro (SP)
Haruo Ohara, de Rodrigo Grota (SP)
Mar Exílio, de Eduardo Morotó (RJ)
Naiá e a Lua, de Leandro Tadashi (SP)
Ninjas, de Dennison Ramalho (SP)
Os Anjos do Meio da Praça, de Alê Camargo & Camila Carrossine (SP)
Pimenta, de Eduardo Mattos (SP)
Pinball, de Ruy Veridiano (SP)
Ratão, de Santiago Dellape (DF)
Um Animal Menor, de Pedro Harres e Marcos Contreras (RS)
Vento, de Marcio Salem (SP)

Mostra Gaúcha

Amigos Bizarros de Ricardinho, de Augusto Canani
Depois da Pele, de Márcio Reolon e Samuel Telles
Eu e o Cara da Piscina, de William Mayer
Limbo, de Fernando Mantelli
Maldita, de Claudia Dreyer
Os Nomes do Carimbo, de Roberto Burd
Peixe Vermelho, de Andreia Vigo
Quando o Tempo da Reflexão Acabar, de Vinicius Guerra
Um Animal Menor, de Pedro Harres e Marcos Contreras
Uma Visita à Holliweger, de Pedro Foss
Uttara, de Ivo Schergl Jr.
Volto Logo, de Eduardo Wannmachers

fonte: cineclik

Festival de Cinema Latino Americano premia filme argentino


Um filme sobre solidão levou o prêmio do 5º Festival de Cinema Latino Americano de São Paulo: Quebra-Cabeças, de Natalia Smirnoff, foi o preferido pelo Júri Popular deste ano. A premiação aconteceu na noite deste domingo (18).

A trama tem como protagonista María del Carmen, uma dona de casa de 50 anos que mora em um subúrbio de Buenos Aires e descobre que tem um dom de montar enormes quebra-cabeças.

A disputa entre as produções de escolas latino-americanas de cinema foi ganha pelo curta A Maré, do cubano Armando Capó Ramos, representando a Escola Internacional de Cinema e Televisão.

Os cineastas João Batista de Andrade e Marcelo Piñeyro foram os grandes homenageados na noite de encerramento do evento.

fonte: terra cinema

Festival de Veneza 2010 anuncia filmes de abertura e encerramento


A organização do Festival de Veneza anunciou nesta segunda (19) algumas atrações de sua 67ª edição, que se realizará de 1ºa 11 de setembro. Uma versão radical de "A Bela Adormecida", cortesia do olhar provocativo da diretora francesa Catherine Breillat, e "Oki's Movie", do diretor sul-coreano Hong Sang-soo, serão abre-alas e encerramento da seção Horizontes, dedicada ao cinema de vanguarda.

A versão de Breillat para "A Bela Adormecida" é sua segunda adaptação de Charles Perrault depois de "Barba Azul". O último filme de Breillat abrirá a seção Horizontes, no dia 2 de setembro. No anúncio, o festival definiu Breillat, que foi integrante do júri de Veneza em 2007, como "uma das mais importantes observadoras dos temas do desejo e sexualidade de nosso tempo".

"Oki's Movie" , sobre um jovem cineasta, seu velho professor e a bela Oki, que está entre os dois, foi feito depois de "Hahaha", que levou o prêmio da mostra Un Certain Regard, em Cannes. O file terá pré-estreia mundial no dia 11 de setembro, no encerramento da seção Horizontes, marcando a primeira vez do diretor em Veneza.

O diretor do festival, Marco Muller, abriu a seção Horizontes para outros formatos para torná-lo uma espécie de laboratório. A 67ª edição do festival se realizará de 1 a 11 de setembro. O anúncio da seleção oficial será feito no dia 29 de julho.

fonte: uol cinema

Festival de Cinema de Lima homenageará família Barreto


A homenagem à família Barreto é um dos destaques do 14º Festival de Cinema de Lima, cuja programação foi divulgada hoje e incluirá a exibição de mais de 100 longas-metragens entre os dias 6 e 14 de agosto.

O diretor Bruno Barreto e os produtores Luiz Carlos, Lucy e Paula Barreto estarão presentes em Lima para a homenagem, na qual sete filmes ligados à família serão exibidos.

A organização do festival também negocia a presença do ator argentino Ricardo Darín para a exibição de gala de "O Segredo de Seus Olhos", de Juan José Campanella, atual vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

O filme brasileiro "Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo", de Marcelo Gomes e Karim Aïnouz, faz parte da mostra oficial do festival peruano.

O júri oficial da seção de ficção será formado pela jornalista e escritora espanhola Rosa Montero, a cineasta peruana Claudia Llosa, o crítico francês Jean-Pierre García e a diretora mexicana María Novaro.

Na parte de documentários, os encarregados de escolher os vencedores serão a peruana Judith Vélez e o colombiano Luis Ospina.

fonte: g1

Inscrições para o Festival Curta Cinema 2010


Encerram-se no próximo dia 30 de julho as inscrições para 20ª edição do Festival Internacional Curta Cinema, que acontecerá de 28 de outubro a 7 de novembro de 2010, com entrada franca, no Rio de Janeiro. O regulamento e ficha de inscrição estão disponíveis no site www.shortfilmdepot.com.

Os filmes em competição – realizados em 35mm, 16mm e mídias digitais – concorrem a diversos prêmios, entre eles o Grande Prêmio, que além do valor de R$ 6 mil também credencia o contemplado a se candidatar ao Oscar.

Além de exibir cerca de 800 filmes da recente produção de curtas nacionais e internacionais, o festival apresentará retrospectivas, programas especiais, debates, workshops e diversas atividades paralelas.

“O Festival é a porta de entrada de muita gente no mercado audiovisual e, por ser gratuito, também ajuda na formação de um público apreciador da linguagem do cinema. O objetivo é mostrar as produções que não são exibidas nos circuitos convencionais e permitir um espaço de debate e questionamento sobre a própria indústria do cinema”, afirmou Ailton Franco Jr., diretor do Festival.

fonte: cineplayers