sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Festival de Cannes entrega a Clint Eastwood Palma de Ouro especial


O ator e diretor americano Clint Eastwood, de 78 anos, ficou "muito lisonjeado" nesta quarta-feira com a Palma de Ouro que recebeu pelo conjunto de sua obra, em uma cerimônia no restaurante parisiense de Le Fouquet's.

"Me sinto muito, muito lisonjeado, e agradeço a Gilles (Jacob), Thierry (Frémauz) e aos membros do conselho de administração de Cannes", disse à imprensa Eastwood, muito emocionado ao receber o prêmio.

"O cinema nasceu na França, com os irmãos Lumière, e sempre foi considerado aqui como uma verdadeira arte", destacou sorridente, com a Palma de Ouro nas mãos.

"Adoro a França, e como se estivesse em casa longe de casa", destacou Eastwood, que também agradeceu à crítica francesa pelo apoio que recebeu quando se tornou diretor e enfrentava resistência nos Estados Unidos.

Eastwood está na França para a estréia de "Gran Torino", seu 29º longa, no qual interpreta um veterano da guerra da Coréia, racista e reacionário.

Antes de entregar a Palma de Ouro, o presidente do Festival de Cannes, Gilles Jacob, comparou Eastwood a mestres do cinema mundial como Robert Bresson, Jonh Ford, Roberto Rossellini e Satyajit Ray.

fonte: AFP, uol cinema

Escola São Paulo abre inscrições para curso

Estão abertas as inscrições para o curso de cinema coordenado pelo cineasta Philippe Barcinski (diretor de Não por acaso) que será oferecido na Escola São Paulo.

Com duração de um ano, o curso será divido em duas etapas: uma teórica, centrada no estudo de diversas áreas do cinema como produção, roteiro, fotografia, direção de arte e história do cinema, e outra mais prática, voltada para a realização de um curta-metragem em HD.

Diversos professores se revezarão ao longo das aulas e estão previstos nomes como César Charlone, Vera Hamburger, Laís Bodanzky, Ismail Xavier, André Sturm e Fernão Ramos.

O curso terá início e março, com aulas duas vezes por semana, sempre à noite. Mais informações no site da Escola São Paulo.

fonte: filme B

LATC e Estação organizam oficina

O Latin American Training Center organiza em parceria com o Laboratório Estação a oficina “Novos Modelos de Negócios para o Audiovisual”, que pretende oferecer quatro visões distintas - indústria, jurídico, novas tecnologias e produção – sobre os impactos da mídia digital na realização de produções audiovisuais.

Entre os palestrantes estão Mariza Leão, produtora de Meu nome não é Johnny; Attilio Gorini, sócio do escritório Dannemann Siemsen Advogados; Marco Aurélio Marcondes, diretor da Moviemobz, e Steve Solot , presidente do LATC.

As oficinas serão realizada entre 10h30 e 12h30 dos sábados de março (7, 14, 21 e 28/03), no Estação Vivo Gávea.

As inscrições já estão abertas no sitewww.estacaovirtual.com.br/laboratorio.


fonte: filme B

Residência de Cannes abre inscrições

Estão abertas as inscrições para a residência do Festival de Cannes do segundo semestre deste ano.

O programa acolherá por quatro meses e meio (outubro de 2009 a fevereiro de 2010) seis jovens realizadores que estejam trabalhando em seu primeiro ou segundo longa-metragem.

A seleção é feita com base nos curtas (ou primeiro longa) dos candidatos, no projeto de filme a ser desenvolvido e numa carta de intenção.

As inscrições vão até 1º de abril (data de recebimento do dossiê) e a seleção final do júri será anunciada em 9 de julho.

Regulamento e ficha de inscrição em www.festival-cannes.com/en/cinefoundation/theResidence.html.

fonte: filme B