sábado, 12 de julho de 2008

Filme de Fatih Akin vence grande prêmio do cinema alemão


Um filme do diretor turco-alemão Fatih Akin recebeu o prêmio máximo do cinema alemão, no valor de 5 milhões de dólares, na sexta-feira, conquistando os troféus de melhor filme e em três outras categorias. A premiação é a que tem o maior valor monetário no mundo.

O drama "Do Outro Lado", de Akin -- uma história de perda, luto e perdão ambientada na Alemanha e na Turquia -- recebeu três prêmios "Lola" adicionais de melhor diretor, melhor roteiro original e melhor edição.

"Obrigado, obrigado, obrigado", disse Akin, diretor residente em Hamburgo, de ascendência turca, cujos filmes sobre as dificuldades enfrentadas pelos imigrantes turcos na Alemanha também já lhe valeram reconhecimento nos festivais de cinema de Berlim e Cannes.

"É muito difícil mensurar a arte de qualquer maneira", disse Akin, 34 anos, cujo filme "Contra a Parede", de 2003, também teve reconhecimento internacional.

"Por isso, estou felicíssimo. Não fazemos filmes pelos prêmios que podem ganhar, mas para a vida", disse ele na cerimônia de gala que teve a presença de 1.500 espectadores e foi transmitida na televisão nacional.

O trabalho mais recente do diretor acompanha as vidas frágeis de quatro turcos e dois alemães que se conectam em jornadas emotivas rumo à reconciliação, na Alemanha e na Turquia. Suas vidas se entremeiam pelo amor e a tragédia nos dois países.

"Kirschblueten" (Flores de Cerejeira), de Doris Doerrie, uma história de amor comovente sobre um funcionário público bávaro ranzinza, recebeu seis indicações ao Lola, mas ganhou apenas dois prêmios: de melhor ator (Elmar Wepper) e figurino. Além disso, recebeu o Lola de prata de melhor filme.

O inesperado sucesso de bilheteria "Die Welle" (A Onda), de Dennis Gansel, drama ambientado na Alemanha moderna sobre um colégio no qual um professor carismático impõe um regime autoritário, levou o Lola de bronze na categoria melhor filme.

Mais de mil profissionais de cinema que compõem a Academia Alemã de Cinema escolheram os premiados. O objetivo dos Lola não é premiar o sucesso nas bilheterias, mas o valor cultural.

O governo subvenciona os 3 milhões de euros em prêmios, que são distribuídos entre as dezenas de filmes indicados, como subsídio indireto para projetos futuros.

Entregues anualmente desde 1951, os Lolas são o equivalente alemão aos Oscars de Hollywood ou os prêmios Bafta britânicos.

Em 2006, "A Vida dos Outros" recebeu sete Lolas e, mais tarde, o Oscar de melhor filme em língua estrangeira.

O filme mais comentado este ano não fez parte da competição. "Keinohrhasen" (Coelho Sem Orelhas), de Til Schweiger, ganhou mais de 60 milhões de dólares nas bilheterias. Mas a Academia disse que o diretor não inscreveu o filme a tempo de ele ser incluído na competição.

fonte: uol cinema / Reuters

18º CINE CEARÁ: Filme venezuelano leva o prêmio


Ficou um pouco difícil de entender: o filme venezuelano Postales de Leningrado (foto), que não foi premiado nem como melhor roteiro, direção, nem melhor fotografia, muito menos melhor ator, nem melhor atriz, ganhou simplesmente o prêmio de Melhor Filme no 18º Cine Ceará. Como um concorrente que não é, teoricamente, melhor em nada, pode ser o grande campeão da competição, recebendo o prêmio máximo?

De qualquer maneira, em cerimônia morna e repleta de puxa-saquismos políticos (chamar deputado ao palco para entregar prêmios é o fim da picada!), foram conhecidos na noite desta quinta-feira (17) os filmes vencedores da 18ª edição 2008 do Cine Ceará.

O evento, muito bem organizado durante toda a sua duração (?!), iniciou sua última noite em grande estilo, com o compositor Sérgio Ricardo, verdadeiro ícone da nossa música, executando ao teclado trechos de algumas das trilhas sonoras que ele compôs para filmes de Glauber Rocha. A performance não aconteceu por acaso: Sérgio na verdade estava preparando o terreno para a maior atração da noite, a exibição de cópia restaurada do clássico brasileiro O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro, que Glauber dirigiu em 1968, e que teve sua estréia no Festival de Cannes do ano seguinte, quando ganhou o prêmio de Melhor Direção. Poucas pessoas presentes no belo Cine São Luís já tinham tido a oportunidade de ver um autêntico Glauber na tela grande, em película, e a exibição acabou tendo um inestimável valor histórico.

Porém, terminada a saga de Antonio das Mortes, a cerimônia de entrega dos troféus assumiu um caráter quase colegial, de produção amadora, com os prêmios sendo entregues apressadamente e sem emoção. Como a festa como um todo começou atrasada, a premiação propriamente dita só foi iniciada às 23h30 horas, momento em que o cinema já se encontrava bastante esvaziado, gerando uma aura de melancolia e anti-clímax.

Nada foi pior, contudo, que a politicagem barata que se espalhou pela noite final do evento. Como já é de praxe, a direção do Festival mais uma vez convidou deputados, vereadores, e obscuros sub-diretores de patrocinadores e apoiadores - gente que deve ter visto meia dúzia de filmes brasileiros na vida - para subir ao palco em busca de seus 15 fotogramas de fama. O Cine Ceará não merecia isto. Principalmente esta sua décima oitava edição, uma das melhores dos últimos anos tanto na seleção de longas-metragens, como na organização, como nos eventos paralelos (a Mostra sobre o Cangaço foi de dar água na boca), e também na maciça participação popular que lotou o Cine São Luís todas as noites.

Aprendidas as lições tiradas do constrangimento desta noite, certamente o evento será ainda melhor no próximo ano.

Veja os prêmios concedidos pelo 18º Cine Ceará:


Troféu Mucuripe - Longas-metragens:

1- Melhor Longa-metragem: Cartões postais de Lenigrado (Venezuela)
2- Melhor diretor: Carlos Reygadas, por Luz Silenciosa (México-França-Holanda)
3- Melhor Roteiro: Di Moretti, por Nossa Vida não Cabe num Opala (Brasil) - foto
4- Melhor Fotografia: Alexis Zabé, por Luz Silenciosa (México-França-Holanda)
5- Melhor Montagem: Shirley Thompsin, por Circustâncias Especiais (Chile-Estados Unidos)
6- Melhor Som: Raul Locatelli, por Luz Silenciosa (México-França-Holanda)
7- Melhor Trilha Sonora: Wagner Tiso, por Os Desafinados (Brasil)
8- Melhor Direção de Arte: Lana Patrícia, por O Grão (Brasil)
9- Melhor Ator: Juan Diego, por Vete de Mí (Espanha)
10- Melhor Atriz: Ana Celentano, por As Vidas Possíveis (Argentina)

Troféu Mucuripe - Curtas-metragens:

1- Melhor curta-metragem: Antonio Pode, dirigido por Ivan Morales (SP)
2- Melhor diretor: Juliana Rojas e Marco Dutra, por Um Ramo (SP)
3- Melhor Fotografia: Aloysio Raulino, por Corpo Presente (SP)
4- Melhor Montagem: Anita Rocha da Silveira, por Vampiro do Meio-dia (RJ)
5- Melhor Roteiro: Anita Rocha da Silveira, por Vampiro do meio-dia (RJ)
6- Melhor Som: Leonardo Costa Gomes, por Antonio Pode (SP)
7- Melhor Direção de Arte: Ana Teixeira e Ana Valeria González, por Antonio Pode (SP)
8- Melhor Ator: Irandhir Santos, por Décimo Segundo (PE)
9- Melhor Atriz: Helena Albergaria, por Um Ramo (SP)
10- Melhor Produção Cearense: O GRÃO, de Petrus Cariri

Júri Popular
Melhor Curta Metragem da Mostra Olhar do Ceará – eleito pelo Júri Popular – O Último Jangadeiro, de Raquel de Holanda, Camila Andrade e Marcelo Andrade.

Prêmio Aquisição Canal Brasil
Um Ramo, de Juliana Rojas e Marco Dutra.

Troféu Samburá
Melhor Curta: Areia
Melhor Longa: Os desafinados, de Walter Lima Jr

Pitching Globo Filmes
Argumento O Pai de Rita, de Di Moretti

Prêmio Oscarito
Cristiano Câmara, historiador e pesquisador

fonte: cineclik / jc online

Festival de Cinema Latino-americano de Lérida



Depois de uma seqüência de participações em grandes festivais e ganho de importantes prêmios, como o Urso de Ouro do Festival de Berlim, o filme Tropa de Elite perdeu o prêmio de Melhor Filme no Festival de Cinema Latino-americano de Lérida, na Espanha.

O longa argentino No mires para abajo (foto), de Eliseo Subiela, venceu o grande prêmio da noite. A co-produção uruguaio-brasileira de O Banheiro do Papa, de Enrique Fernández e César Charlone, ficou com os prêmios TVE e de Melhor Estréia.

O festival, que havia começado no dia 11, terminou nesta sexta-feira.


fonte: cineclik

'Tropa' leva 9, mas 'O ano...' é eleito melhor filme em premiação nacional


O filme "O ano em que meus pais saíram de férias", de Cao Hamburger, foi escolhido pela Academia Brasileira de Cinema como o melhor filme desta edição do Grande Prêmio Vivo de Cinema, realizada na noite desta terça-feira (15) no Rio de Janeiro.

Escolhido por uma comissão do Ministério da Cultura para concorrer a uma indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2008, o longa acabou perdendo a vaga na última hora. "Tropa de elite", de José Padilha, venceu nove vezes na noite desta terça.

"Que surpresa", exclamou Hamburger ao subir ao palco para receber o troféu de melhor filme. Além do prêmio de melhor filme, "O ano..." também ganhou nas categorias melhor roteiro e direção de arte.

"Não me surpreendeu; o resultado confirmou o que aconteceu na indicação ao Oscar. 'O ano...' é um filme sensacional, e 'Tropa' é acima de tudo um fenômeno midiático e popular", disse Marcos Prado, produtor de "Tropa".

"Tropa", por sua vez, ficou com os prêmio de: direção, ator (Wagner Moura), efeitos especiais, montagem, som, melhor filme pelo voto popular, direção de foto, maquiagem e ator coadjuvante (Milhem Cortaz).

Competiram nas 23 categorias do troféu filmes lançados comercialmente entre 1º de julho de 2006 e 31 de dezembro de 2007.

O diretor José Padilha não compareceu à cerimônia, realizada no Vivo Rio. No palco, o produtor Marcos Prado afirmou que ele teve de ficar "em casa, provavelmente com dengue" - mais tarde, Prado disse ao G1 que falou com o diretor por telefone para comunicar sobre a vitória e teria ouvido de Padilha que a doença não é dengue.

Apesar da ausência, no entanto, o diretor foi homenageado por boa parte do elenco, inclusive Wagner Moura, que o chamou de "corajoso" por realizar um longa como "Tropa".

O prêmio de melhor atriz foi entregue à pernambucana Hermila Guedes, de "O céu de Suely". Como melhor atriz coadjuvante foi escolhida Silvia Lourenço, de "O cheiro do ralo", longa que também venceu na categoria melhor roteiro adaptado.

Na categoria documentário, o vencedor foi "Santiago", de João Moreira Salles. A animação "Wood & Stock", baseada nos personagens de Angeli, estreou com vitória na recém-criada categoria do prêmio.

Renato Aragão recebeu uma homenagem por sua carreira no cinema. Emocionado, o humorista disse: "Apanhei muito da crítica, mas valeu a pena. Quanto mais eles me batiam, mais a bilheteria subia" e dedicou aos três companheiros de Os Trapalhões, Dedé, Mussum e Zacarias.

Confira abaixo todos os premiados:

Melhor longa-metragem de ficção:
O Ano que meus pais saíram de férias”, de Cao Hamburguer

Melhor longa-metragem de documentário:
Santiago”, de João Moreira Salles

Melhor direção:
José Padilha
Tropa de elite

Melhor atriz:
Hermila Guedes, como Hermila/Suely
O céu de Suely

Melhor ator:
Wagner Moura, como Capitão Nascimento
Tropa de Elite

Melhor atriz coadjuvante:
Silvia Lourenço, como viciada
O cheiro do ralo

Melhor ator coadjuvante:
Milhem Cortaz, como Capitão Fábio
Tropa de elite

Melhor direção de fotografia:
Lula Carvalho
Tropa de elite

Melhor direção de arte:
Cássio Amarante
O ano que meus pais saíram de férias

Melhor figurino:
Kika Lopes
Zuzu Angel

Melhor maquiagem:
Martin Macias Trujillo
Tropa de elite

Melhor roteiro original:
Cláudio Galperin, Cao Hamburguer, Bráulio Mantovani, Anna Muylaert.
O ano que meus pais saíram de férias

Melhor roteiro adaptado:
Heitor Dhalia e Marçal Aquino
O cheiro do ralo

Melhor montagem de ficção:
Daniel Rezende
Tropa de elite

Melhor montagem de documentário:
Eduardo Escorel e Lívia Serpa
Santiago

Melhor trilha sonora:
Cartola
Cartola, música para os olhos

Melhor som:
Leandro Lima, Alessandro Laroca e Armando Torres Jr.
Tropa de elite

Melhor efeito especial:
Phil Neilson e Bruno Van Zeebroeck
Tropa de elite

Melhor longa-metragem estrangeiro:
A vida dos outros” (Alemanha) Dirigido por Florian Henckel Von Donnersmarck

Melhor longa-metragem de animação:
Wood e Stock, sexo orégano e rock’n’roll”, de Otto Guerra

Melhor curta-metragem de ficção:
Beijo de sal”, de Fellipe Barbosa

Melhor curta-metragem de documentário:
A cidade e o poeta”, de Luelane Corrêa

Melhor curta-metragem de animação:
Vida Maria”, de Márcio Ramos

Melhor filme feito para celular:
Putz” de Everton de Oliveira Lima

Melhor longa-metragem de ficção nacional segundo voto polular:
Tropa de elite”, de José Padilha

Melhor longa-metragem estrangeiro segundo voto popular:
Pequena Miss Sunshine” (Estados Unidos) Dirigido por J Dayton e V. Farias

Personalidade do Cinema Brasileiro
Renato Aragão

fonte: globo.com

'Pan-Cinema Permanente' é o vencedor do É Tudo Verdade


O filme "Pan-Cinema Permanente", dirigido por Carlos Nader, venceu a competição brasileira de melhor longa e média-metragem do festival É Tudo Verdade, que chegou este ano à 13ª edição. O tema do documentário vencedor é o poeta Waly Salomão. Além do troféu, Nader receberá R$ 100 mil.

O melhor documentário internacional foi "Cosmonauta Polyakov", da diretora Dana Ranga. O filme traz depoimentos do astronauta russo que detém o recorde de permanência no espaço. Ele ganhou um troféu e rendeu R$ 15 mil à realizadora.

Os vencedores foram anunciados na noite deste sábado (5) em São Paulo. O festival tem sessões extras no domingo, quando se encerram suas atividades em São Paulo e no Rio de Janeiro. O evento passa ainda por Bauru (SP), de 10 a 13; Brasília, de 14 a 20; Recife, de 17 a 20; e Caxias (RS), de 24 a 27.

"Apenas um Odor" (Merely a Smell), de Maher Abi Samra, recebeu o prêmio de melhor curta internacional. Pelo Brasil, levou a película "Remo Usai - Um Músico para o Cinema", de Bernardo Uzeda. O prêmio é de R$ 6.000.

Menções
Os longas "O Aborto dos Outros", de Carla Gallo, e "Simonal - Ninguém Sabe o Duro que Dei", de Cláudio Manoel, Micael Langer e Calvito Leal, receberam menções honrosas.

O júri brasileiro do É Tudo Verdade 2008 foi constituído pelo cineasta Renato Barbieri, pela montadora Vânia Debs e pela historiadora Beatriz Kushnir. Já o júri internacional teve a curadora dinamarquesa Anne Marie Kurstein, a cineasta alemã Inês Thomsen e o diretor brasileiro Walter Carvalho.

Concorreram sete filmes nacionais e 15 estrangeiros, todos inéditos. Ao todo, o evento exibiu 137 filmes.

fonte: uol cinema

Documentário brasileiro é premiado em festival de cinema de Toulouse


O filme brasileiro "Romance do Vaqueiro Voador", de Manfredo Caldas, recebeu neste sábado (5) o Premio Signis de Melhor Documentário do Festival de Toulouse.

"Romance do Vaqueiro Voador", filme sobre a construção de Brasília, foi premiado por seu "estilo audaz" e a maneira como honra o "dever de memória" para com os operários vindos das zonas rurais, que construíram a cidade, informou o júri em entrevista coletiva à imprensa.

A premiação da 20ª edição do Festival Encontros de Cinemas da América Latina foi anunciada neste sábado. O prêmio principal ficou com o filme mexicano "Cochochi", de Laura Amelia Guzmán e Israel Cárdenas.

fonte: globo.com

Corpo ganha prêmio em Los Angeles



O longa paulistano Corpo, estréia na direção de Rubens Rewald e Rossana Foglia, ganhou nesta quinta-feira, 3 de abril, o prêmio de melhor filme estrangeiro no The Method Independent Film Festival, em Los Angeles.

O festival é o único focado à interpretação dos atores em filmes independentes, e exibiu, desde 27 de março, 25 longas e 52 curtas de diversos países. Melissa Warner ganhou como melhor atriz por sua atuação em Lullaby, e Richard Jenkins ficou com o prêmio de melhor ator por seu papel em The Visitor, que também rendeu um prêmio de melhor direção a Tom McCarthy. O prêmio do júri ficou com Unfinished Sky, de Peter Duncan. Já o público elegeu Chain Link, de Dylan Reynolds.

Corpo, que estréia dia 30 de maio, narra a história de um médico-legista que tenta descobrir a identidade do corpo que apareceu junto a sacos de ossadas no IML, e tem Leonardo Medeiros (Não Por Acaso), Rejane Arruda e Regiane AlvesZuzu Angel) no elenco. Os outros premiados não têm previsão de estréia no Brasil.
(

fonte> cineclick

Filme proibido na Estônia ganha prêmio em festival tcheco


Magnus, de Kadri Kousaar, proibido em sua terra natal, Estônia, ganhou o prêmio principal no Febiofest, festival de cinema de Praga.

O filme conta, de maneira sensível, a história de um jovem que deseja se matar, entre outros motivos, por se achar desprezado pelos pais. Após a segunda tentativa fracassada, o pai percebe que algo está errado e resolve se aproximar do filho para fazer com que ele desista do suicídio. Daí nasce uma inesperada amizade.

O pai é interpretado por Mart Laisk, que na vida real teve um filho que morreu e foi a inspiração para a história contada no longa.

A premiação fez com que a procura por Magnus crescesse na Estônia. Algumas sessões secretas estão sendo programadas pelos produtores, a exemplo do que aconteceu no Brasil com alguns filmes considerados subversivos durante o regime militar.

Apesar de já receber elogios rasgados de alguns críticos, o filme ainda não tem distribuidor, ficando restrito a participações em festivais.


fonte> cineclik

Estômago ganha como melhor filme no Festival do Uruguai


Estômago, filme brasileiro dirigido por Marcos Jorge, ganhou o prêmio de melhor filme latino-americano no XXVI Festival Cinematográfico do Uruguai.

Com apenas cinco semanas após os prêmios de Melhor Filme e Melhor Ator no Festival de Punta del Este, o longa conta a história de Raimundo Nonato (João Miguel), faxineiro de um bar, que descobre o talento no fogão ao fazer coxinhas. O seu sucesso profissional na cozinha, faz com que sua casa, roupas e relacionamentos melhorem. O elenco do filme conta com João Miguel (Mutum), Babu Santana (Cidade de Deus) e Paulo Miklos (O Invasor).

O filme canadense Mi Winniped ganhou como melhor longa-metragem de ficção.


fonte: cineclik

Sem Controle ganha prêmio de melhor direção em festival


O filme Sem Controle, protagonizado por Eduardo Moscovis (Bendito Fruto) e dirigido por Cris D’Amato ganhou o prêmio de Melhor Direção no Festival de Cinema Brasileiro de Los Angeles.
O evento, que ocorreu este mês, teve o voto popular como júri.

No longa, Eduardo Moscovis vive Danilo, um diretor obcecado por montar uma peça de teatro sobre a última pena de morte aplicada no Brasil. Ao viver o próprio personagem morto injustamente na peça, Danilo começa a confundir o que é real e imaginário.

O elenco do filme ainda conta com Vanessa Gerbelli, no papel da Dra. Márcia, e Milena Toscano como Aline/Úrsula das Virgens.

Sem Controle será lançado em DVD no mês de maio.

fonte: cineclik

'Andarilho', de Cao Guimarães, vence Festival de Las Palmas


O filme Andarilho, do diretor Cao Guimarães, venceu hoje na Espanha o 9º Festival Internacional de Cinema de Las Palmas de Gran Canaria.

A presidente do júri internacional, Chantal Akerman, anunciou a vitória da produção brasileira. Segundo ela, a visão "inovadora" do filme de Guimarães, filmado "brilhantemente", apesar de não contar com muitos recursos, assim como seu argumento, um episódio da vida de três vagabundos que é "uma história muito poética", fizeram com que o longa recebesse o prêmio máximo do festival, o Lady Harimaguada de Ouro.

Outro dos membros do júri, Javier Rebollo, elogiou os elementos que fazem desta história de rua, que através de diferentes percursos pelo nordeste de Minas Gerais "estabelece uma relação entre o ato de caminhar e pensar, mostrando a vida como um lugar de passagem", uma obra que merecia ser premiada.

"Uma das idéias que (o júri) teve em mente é que queria respeitar a bandeira deste festival, que são roteiros originais, a heterodoxia e o cinema que abre novos caminhos", afirmou Rebollo.
"Acreditamos que o filme representa tudo isto: sabe contar uma história e, ao mesmo tempo, acredita no mistério da forma, duas coisas que nem sempre caminham de mãos dadas", continuou ele.

"É um filme que faz da pobreza uma virtude, é uma pobreza fotografada quase sem elementos, com luz natural, mas tem uma bela fotografia e um grande trabalho de pós-produção, e um filme com um trabalho de som muito complexo, quando o som é sempre o grande esquecido em muitos filmes pobres", disse Rebollo.

O argentino Matías Piñeiro recebeu o Prêmio José Rivero de Melhor Novo Diretor pelo filme El hombre robado. Além disso, o Lady Harimaguada de prata foi conquistado pelo longa-metragem sino-francês Crime and punishment, de Zhao Ling.

Os prêmios de melhor atriz e melhor ator foram outorgados, respectivamente, a Elsie de Brauw e a Marcel Musters, ambos por sua interpretação no filme holandês Tussenstand.
Já a estatueta de melhor direção de fotografia ficou com Kim Sung-tai por seu trabalho no filme franco-coreano With a girl of black soil.

O prêmio de melhor curta-metragem foi concedido à obra romena Valuri, de Adrian Sitaru, e o prêmio especial do júri à tailandesa Wonderful Town, de Aditya Asarat.

fonte: EFE / terra cinema

"Santiago" ganha prêmio no Festival de Miami


O filme "Santiago", dirigido por João Moreira Salles, foi eleito o melhor documentário ibero-americano do Festival Internacional de Cinema de Miami, encerrado no último domingo.

O longa conta a história do mordomo da família Salles, Santiago Badariotti Merlo (1912-1994). As imagens foram captadas pelo diretor em 1992. Ele só revolveu retomar o projeto e partir para a edição em 2005, 13 anos depois.

O filme foi lançado nos cinemas no ano passado. João Moreira Salles também é diretor dos documentários "Entreatos" (2004), sobre a campanha do presidente Lula, e "Notícia de uma Guerra Particular", que mostrou o embate entre traficantes e a polícia do Rio. João é irmão do também cineasta Walter Moreira Salles, diretor de filmes como "Terra Estrangeira" (1995), "Central do Brasil" (1998), "Diários de Motocicleta" (2004) e "Água Negra" (2005).

fonte: folha online

‘Ratatouille’ abocanha o Tomate de Ouro


A animação “Ratatouille” e o filme “Once” aqueceram corações de cinéfilos e críticos ao redor do mundo e, agora, ganharam as mais altas honras na nona edição do Golden Tomato Awards (ou Tomate de Ouro).

O Golden Tomato Awards homenageia os filmes que receberam, ao longo do ano, as melhores críticas da imprensa especializada, disponíveis no site RottenTomatoes.com, que compila resenhas da mídia imprensa, on-line e televisiva para medir a porcentagem de popularidade de cada produção.

Ratatouille”, animação sobre um rato expert em culinária, mereceu 96% das boas críticas no Tomatometer (o medidor do site). Já o romance irlandês “Once”, que ganhou por melhor lançamento pequeno e melhor musical, acumulou 98% de aceitação.

Desejo e reaparação”, premiado com o Globo de Ouro por melhor drama, venceu o Golden Tomato na categoria romance. “O ultimato Bourne”, com Matt Damon, ganhou na categoria ação/aventura; “Juno”, ainda inédito no Brasil, foi eleito melhor comédia; e “No country for old men” ganhou como thriller.

Longe dela” foi premiado como melhor drama; “Sicko”, de Michael Moore, venceu entre os documentários; e “Grindhouse” foi o melhor entre os filmes de terror. “Harry Potter e a Ordem da Fênix” levou um tomate por ficção científica/fantasia e “Encantada” ganhou como melhor filme para a família. “O hospedeiro” foi eleito melhor filme estrangeiro.

The Moldy Tomato (algo como tomate embolorado), que “premia” o filme com mais críticas negativas, foi dado a “Minha mãe quer que eu case”.

fonte: globo.com

Jogo de Cena vence o segundo prêmio Jairo Ferreira


Em cerimônia ocorrida nesta terça-feira (11/3), no CineSesc (São Paulo), foram anunciados os vencedores da segunda edição do Prêmio Jairo Ferreira. Jogo de Cena, documentário dirigido por Eduardo Coutinho, foi eleito o Melhor Filme brasileiro de 2007.

O Melhor Lançamento em Cinema, de acordo com os críticos especializados votantes, foi Império dos Sonhos, de David Lynch; o Melhor Lançamento em DVD foi O Bandido da Luz Vermelha, de Rogério Sganzerla. José Mojica Marins - 50 anos de Carreira foi escolhida a Melhor Mostra Audiovisual. Também foram atribuídos dois prêmios honorários, ao cineasta Carlos Reichenbach (Bens Confiscados) e ao crítico Inácio Araújo.

Além da entrega dos prêmios, a noite contou com a exibição do longa-metragem O Insigne Ficante, dirigido por Jairo Ferreira, crítico e realizador que dá nome do prêmio. Sua obra audiovisual completa foi lançada em DVD na ocasião.

O Prêmio Jairo Ferreira contempla os destaques cinematográficos do ano segundo as revistas Cinequanon, Cinética, Contracampo, Paisá e Teorema. Os votos de 31 críticos elegeram os cinco escolhidos para cada uma das categorias votadas.


fonte: cineclik

Prêmio Fiesp/ Sesi do Cinema Paulista é entregue


Artistas, diretores e produtores de cinema estiveram reunidos na noite de segunda-feira (10/3) no Teatro Popular do Sesi, em São Paulo, para a entrega do IV Prêmio Fiesp/ Sesi do Cinema Paulista.

Durante a cerimônia, comandada pelos atores Ângela Dip e Marcelo Mansfield, foram distribuídos doze prêmios para as categorias avaliadas: Melhor Filme, Diretor, Roteiro, Atriz, Ator, Fotografia, Ator Coadjuvante, Atriz Coadjuvante, Montagem, Trilha Sonora, Direção de Arte e Curta-Metragem. A banda Trash Pour 4 tocou suas versões para sucessos dos anos 70 e 80.

O grande vencedor da noite foi O Cheiro do Ralo, que se sagrou vitorioso em três categorias: Direção (Heitor Dhalia), Roteiro (Heitor Dhalia) e fotografia (José Roberto Eliezer). A Casa de Alice foi premiado nas categorias Melhor Filme e Atriz (Carla Ribas). O prêmio de Melhor Ator foi dado ao estreante Rafael Raposo pela atuação em Noel - Poeta da Vila. O estreante superou os favoritos Selton Mello (O Cheiro do Ralo) e Marco Ricca (A Via Láctea). A cinebiografia musical ainda recebeu o troféu na categoria Melhor Direção de Arte (Cláudio Amaral Peixoto). Flavio Bauraqui e Maria Luiza Mendonça conquistaram as premiações de Melhor Ator e Melhor Atriz Coadjuvantes pelos filmes Os 12 Trabalhos e Querô, respectivamente.

Confira todos os premiados no IV Prêmio Fiesp/ Sesi do Cinema Paulista.

Melhor Filme: A Casa de Alice

Melhor Direção: Heitor Dhalia (O Cheiro do Ralo)

Melhor Ator: Rafael Raposo (Noel - Poeta da Vila)

Melhor Ator Coadjuvante: Flavio Bauraqui (Os 12 Trabalhos)

Melhor Atriz: Carla Ribas (A Casa de Alice)

Melhor Atriz Coadjuvante: Maria Luiza Mendonça (Querô)

Melhor Roteiro: Heitor Dhalia (O Cheiro do Ralo)

Melhor Fotografia: José Roberto Eliezer (O Cheiro do Ralo)

Melhor Montagem: Rodrigo Menecucci (O Magnata)

Melhor Direção de Arte: Cláudio Amaral Peixoto (Noel - Poeta da Vila)

Melhor Trilha Sonora: Charlie Brown Junior (O Magnata)

Melhor Curta-Metragem: O.D. Overdose Digital


fonte: cineclik

Conheça os vencedores do Genie Awards


Nesta segunda feira, 3, foram divulgados os vencedores do Genie Awards, uma espécie de Oscar canadense, sendo a principal premiação do cinema no país.

A 28ª edição foi apresentada pela atriz Sandra Oh ("Sideways - Entre Umas e Outras"). "Longe Dela" e "Senhores do Crime" foram os principais destaques da festa, cada um com sete estatuetas, incluindo melhor filme e melhor roteiro original, respectivamente.

Confira abaixo a lista completa dos vencedores:

Melhor Filme: "Longe Dela"

Melhor Direção de Arte: "Fido - O Mascote"

Melhor Figurino: "Paixão Proibida"

Melhor Fotografia: "Senhores do Crime"

Melhor Direção: Sarah Polley ("Longe Dela")

Melhor Montagem: "Senhores do Crime"

Melhor Trilha Sonora: "Senhores do Crime"

Melhor Música: "Shake Hands With the Devil" ("Kaya")

Melhor Ator: Gordon Pinsent ("Longe Dela")

Melhor Ator Coadjuvante: Armin Mueller-Stahl ("Senhores do Crime")

Melhor Atriz: Julie Christie ("Longe Dela")

Melhor Atriz Coadjuvante: Kristen Thomson ("Longe Dela")

Melhor Som: "Senhores do Crime"

Melhor Edição de Som: "Senhores do Crime"

Melhor Roteiro Original: "Senhores do Crime"

Melhor Roteiro Adaptado: "Longe Dela"

Melhor Documentário: "Radiant City"

Melhor Maquiagem: "Senhores do Crime"

Prêmio Claude Jutra: Sarah Polley ("Longe Dela")


fonte: cinema com rapadura

"O Ultimato Bourne" é eleito o melhor na Inglaterra


O longa-metragem "O Ultimato Bourne" foi eleito o favorito na opinião do público inglês. O prêmio veio do Richard Attenborough Film Awards, evento que contabiliza a opinião da audiência através da computação de votos. Trata-se do terceiro filme de uma bem-sucedida franquia de público e crítica, dirigida por Paul Greengrass.

Em seu discurso de agradecimento, Greengrass declarou: "Estou imensamente honrado de o público da Inglaterra ter votado em 'O Ultimato Bourne' como seu filme favorito em um ano tão bom para o cinema". Agradecendo a honra, ele desconversou a possibilidade de realizar um quarto filme sobre o agente Jason Bourne. Para ele, a franquia já conquistou todos os méritos a que tinha direito.

"Filmamos a maioria das seqüências em Londres e nos estúdios Pinewood da Inglaterra, com uma equipe principalmente britânica. Então estou particularmente animado desse prêmio ter sido votado pelos próprios britânicos", disse Matt Damon ("Gênio Indomável"), protagonista da série de longas de ação.

No último capítulo desta trilogia protagonizada por Jason Bourne, ele finalmente se vê frente a frente de seu passado e parte para acabar com aqueles que o tornaram uma máquina de matar. No caminho, Bourne terá de enfrentar novamente a perseguição da CIA, que o vê como um risco e uma ameaça, o que o coloca novamente em confronto com Pam Landy, além de estar na alça de mira do chefe da Operação Blackbriar, Noah Volsen, (David Strathairn, de "Boa Noite e Boa Sorte").

fonte: cinema com rapadura

Filme brasileiro vence festival de Punta del Este


O filme brasileiro Estômago, do diretor Marcos Jorge, venceu o prêmio de melhor filme e seu protagonista, João Miguel levou o prêmio de melhor ator por sua atuação em Estômago e também em Mutum, de Sandra Kogut, no fechamento do 11º Festival Internacional de Cinema de Punta del Este.

"Para mim é muito importante ver que o público ibero-americano gosta de Estômago e estou muito feliz que o júri tenha compreendido e amado este filme", disse à Agência Efe o diretor, que estréia com este filme em longas-metragem após trabalhar em cinema publicitário e documentários.

O festival uruguaio tem "a dimensão ideal" deste tipo de festival, assegurou o diretor brasileiro, porque Punta del Este é um espaço "quente" no qual pode-se falar de cinema com outros produtores e com o público.

Estômago narra a história da ascensão e queda de um cozinheiro com dotes muito especiais e sob a aparência de comédia satírica, oferece uma reflexão crítica sobre as diferentes camadas sociais.

O ator protagonista, João Miguel, ganhou o prêmio de melhor ator por seu papel neste filme e no também brasileiro Mutum, dirigido por Sandra Kogut.

Durante o festival, inaugurado no domingo passado, competiram na seção oficial 17 obras da Alemanha, Argentina, Brasil, Chile, Cuba, Espanha, França, China, México e Venezuela e foram projetados quase cem títulos entre longas-metragens, documentários e curtas-metragens.

Durante a festa de encerramento do festival foi homenageada a atriz argentina Graciela Borges, protagonista de mais de 50 títulos entre longas-metragens de cinema e filmes para televisões nacionais e internacionais.

O júri da seção PuntaDoc agraciou Jogo de Cena, do diretor brasileiro Eduardo Coutinho, como melhor documentário e outorgou menção especial para a fita Ultimo Instante en La Patria de la Felicidad, do argentino Alejandro Fernández Mouján.

O brilho dos meus olhos (Allan Ribeiro, Brasil) ganhou o prêmio principal da categoria de curtas-metragens MalCine, na qual o argentino Lucas Shannon se destacou como melhor diretor com Proyecto Diorama.

fonte: EFE / terra

Veja os premiados do Independent Spirit Awards


O Independent Spirit Awards, tido como o Oscar do cinema independente, premiou neste sábado, 23, os melhores do ano. Entre os destaques está o filme Juno, que conquistou três dos quatro prêmios que estava concorrendo.

Os troféus de Juno foram pelo melhor filme, melhor atriz para Ellen Page (Menina Má.com) e melhor roteiro estreante para Diablo Cody. Segundo Page, o sucesso do filme se deve à roteirista.

"Isto é tão, tão especial, mas isso tudo é culpa da Diablo Cody. Ela [Cody] escreveu um dos melhores roteiros que eu já li e criou uma protagonista adolescente como eu nunca vi antes", disse a jovem atriz que também foi indicada ao Oscar pelo filme.

Já o prêmio de melhor ator ficou com Philip Seymour Hoffman (Capote) por A Família Savage; Chiwetel Ejiofor conquistou o troféu de melhor ator coadjuvante pela atuação em Talk to Me, enquanto o prêmio de melhor atriz coadjuvante ficou com Cate Blanchett pelo papel de Bob Dylan no longa Não Estou Lá. Confira abaixo a lista completa dos vencedores:

MELHOR FILME
Juno

MELHOR FILME ESTREANTE
O Vigia - Scott Frank

MELHOR DIRETOR
Julian Shnabel – O Escafandro e a Borboleta

MELHOR ATOR
Philip Seymour Hoffman – A Família Savage

MELHOR ATRIZ
Ellen Page – Juno (foto)

MELHOR ATOR COADJUVANTE
Chiwetel Ejiofor – Talk To Me

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Cate Blanchett – Não Estou Lá

MELHOR ROTEIRO
Tamara Jenkins – A Família Savage

MELHOR ROTEIRO ESTREANTE
Diablo Cody – Juno

Prêmio "Alguém a ser observado"
Ramin Bahrani, diretor de Chop Shop

Prêmio John Cassavetes (para filmes realizados com orçamento abaixo de U$ 500.000)
August Evening

Filme estrangeiro
Once (Irlanda)

Prêmio dos Produtores
Neil Kopp, produtor de Paranoid Park e Old Joy

Documentário
The Unforeseen, de Laura Dunn

Fotografia
Janusz Kaminski, por O Escafandro e a Borboleta

Prêmio Robert Altman
Não Estou Lá (para o diretor Todd Haynes, a diretora de elenco Laura Rosenthal e para o elenco).



fonte: cinema com rapadura / cineplayers

Art of Crying vence principal premiação dinamarquesa


A comédia de humor negro dinamarquesa The Art of Crying (foto) venceu dois prêmios Bodil na noite de domingo (25/2). O Bodil é um prêmio cujos vencedores são escolhidos por críticos dinamarqueses. Representante do país junto à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood na tentativa do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, The Art of Crying foi escolhido o Melhor Filme e Melhor Ator (Jesper Asholt).

Cartas de Iwo Jima e O Labirinto do Fauno receberam os prêmios de Melhor Filme Norte-Americano e Estrangeiro (exceto os produzidos nos EUA), respectivamente. Confira os outros premiados no Bodil.

Melhor Filme Dinamarquês:
The Art of Crying, de Peter Schonau

Melhor Ator:
Jesper Asholt (The Art of Crying)

Melhor Atriz:
Noomi Rapace (Daisy Diamond)

Melhor Ator Coadjuvante:
Morten Grunwald (White Night)

Melhor Atriz Coadjuvante:
Charlotte Fich (Just Another Love Story)

Melhor Fotografia:
Dan Laustsen (The Substitute e Just Another Love Story)

Melhor Filme Estrangeiro (exceto os produzidos nos EUA):
O Labirinto do Fauno
, de Guillermo Del Toro

Melhor Filme Norte-Americano:
Cartas de Iwo Jima, de Clint Eastwood

Melhor Documentário:
The Monastery
, de Pernille Rose Gronkjaer

fonte: cineclik

Veja a lista dos premiados com o Oscar 2008


Veja a lista dos premiados com o Oscar, cuja 80º cerimônia aconteceu no domingo, no Kodak Theatre, em Hollywood.

MELHOR FILME

"Onde os Fracos Não Têm Vez"

MELHOR DIRETOR

Ethan e Joel Coen, por "Onde os Fracos Não Têm Vez" (foto 1)

MELHOR ATRIZ

Marion Cotillard, por "Piaf: Um Hino ao Amor" (foto 3)

MELHOR ATOR

Daniel Day-Lewis, por "Sangue Negro" (foto 2)

ATRIZ COADJUVANTE

Tilda Swinton por "Conduta de Risco" (foto 5)

ATOR COADJUVANTE

Javier Bardem em "Onde os Fracos Não Têm Vez" (foto 4)

MELHOR FILME ESTRANGEIRO

"The Counterfeiters", da Áustria

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL

Diablo Cody, por "Juno"

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO

Ethan e Joel Coen por "Onde os Fracos Não Têm Vez"

LONGA DE ANIMAÇÃO

"Ratatouille"

CURTA DE ANIMAÇÃO

"Peter & the Wolf"

MELHOR CURTA-METRAGEM

"Le Mozart des Pickpockets (The Mozart of Pickpockets)"

MELHOR DOCUMENTáRIO

"Taxi to the Dark Side"

MELHOR DOCUMENTáRIO EM CURTA-METRAGEM

"Freeheld"

MELHOR MONTAGEM

"Ultimato Bourne"

EFEITOS VISUAIS

"A Bússola de Ouro"

MELHOR FOTOGRAFIA

"Sangue Negro"

MELHOR EDIÇÃO DE SOM

"O Ultimato Bourne"

MELHOR MIXAGEM DE SOM

"O Ultimato Bourne"

DIREÇÃO DE ARTE

"Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet"

FIGURINO

"Elizabeth: A Era de Ouro"

MAQUIAGEM

"Piaf: Um Hino ao Amor"

MELHOR TRILHA SONORA

Dario Marianelli por "Desejo e Reparação"

MELHOR CANçãO

Falling Slowly, de "Once"

César é entregue aos melhores do cinema francês


Na noite desta sexta (22) foram entregues os prêmios César do cinema francês. La Graine et le Mulet (foto), do diretor franco-tunisiano Abdellatif Kechiche, foi o principal vencedor da 33ª cerimônia, realizada em Paris. Além do César de Melhor Filme, o longa rendeu a Kechiche o prêmio de Melhor Diretor e Roteiro Original.

A atriz Marion Cotillard levou mais um prêmio por sua atuação em Piaf - Um Hino ao Amor, que também recebeu o César de Som, Figurino, Cenografia e Figurino. A francesa já ganhou o Globo de Ouro de Melhor Atriz. Neste domingo (24), é uma das fortes candidatas ao Oscar da categoria.

O César de Melhor Ator ficou com Mathieu Amalric, por sua performance em O Escafandro e a Borboleta, produção de Julian Schnabel que também recebeu o prêmio de Melhor Edição.

A animação Persépolis, que também concorre na categoria do Oscar, levou os prêmios de Melhor Primeiro Filme e Roteiro Adaptado.


Confira a lista dos vencedores do 33º César:

Melhor Filme: La Graine et le Mulet, de Abdellatif Kechiche

Melhor Diretor: Abdellatif Kechiche (La Graine et le Mulet)

Melhor Atriz: Marion Cotillard (Piaf - Um Hino ao Amor)

Melhor Ator: Mathieu Amalric (O Escafandro e a Borboleta)

Melhor Atriz Coadjuvante: Julie Dépardieu (Un Secret)

Melhor Ator Coadjuvante: Sami Bouajila (Testemunhas)

Revelação Feminina: Hafsia Herzi (La Graine et le Mulet)

Revelação Masculina: Laurent Stocker (Ensemble c'est Tout)

Melhor Filme Estrangeiro: A Vida dos Outros, de Florian Henckel von Donnersmarck

Melhor Primeiro Filme: Persépolis, de Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud

Melhor Roteiro Original: Abdellatif Kechiche (La Graine et le Mulet)

Melhor Roteiro Adaptado: Marjane Satrapi et Vincent Paronnaud (Persépolis)

Melhor Trilha Sonora: Alex Beaupain (Les Chansons d'Amour)

Melhor Curta-Metragem: Le Mozart des Pickpockets, de Philippe Pollet-Villard

Melhor Fotografia: Tetsuo Nagata (Piaf - Um Hino ao Amor)

Melhor Cenografia: Olivier Raoux (Piaf - Um Hino ao Amor)

Melhor Som: Laurent Zeilig, Pascal Villard e Jean-Paul Hurier (Piaf - Um Hino ao Amor)

Melhor Figurino: Marit Allen (Piaf - Um Hino ao Amor)

Melhor Edição: Juliette Welfling (O Escafandro e a Borboleta)

Melhor Documentário: L'Avocat de la Terreur, de Barbet Schroeder

César Honorário: ao ator e diretor italiano Roberto Benigni e à comediante francesa Jeanne Moreau

fonte: cineclik

Framboesa de Ouro 2008: OS VENCEDORES!


Lindsay Lohan levou todos os prêmios a que foi indicada, o filme também. Foram oito FramboesasNorbit ficou com três (todas pro Eddie Murphy) e Daddy Day Camp levou uma, de pior seqüência ou pre seqüência. Nem precisaria colocara lista completa dos vencedores, já que só três levaram.

    :: Pior Filme
    Eu Sei Quem Me Matou

    :: Pior Ator
    Eddie Murphy (Norbit)

    :: Pior Atriz
    Lindsay Lohan, como Aubrey (Eu Sei Quem Me Matou)
    Lindsay Lohan, como Dakota (
    Eu Sei Quem Me Matou)

    :: Pior Ator Coadjuvante
    Eddie Murphy, como Mr. Wong (Norbit)

    :: Pior Atriz Coadjuvante
    Eddie Murphy, como Rasputia (Norbit)

    :: Pior Casal
    Lindsay Lohan & Lindsay Lohan (Eu Sei Quem Me Matou)

    :: Pior Remake ou Rip-Off
    Eu Sei Quem Me Matou (Rip-Off de Albergue, Jogos Mortais e The Patty Duke Show)

    :: Pior Pre ou Seqüência
    Acampamento do Papai

    :: Pior Diretor
    Chris Siverston (Eu Sei Quem Me Matou)

    :: Pior Roteiro
    Eu Sei Quem Me Matou

    :: Pior Desculpa para Filme de Terror (Categoria NOVA!)
    Eu Sei Quem Me Matou

    fonte: judão

Veja a lista completa dos vencedores do 58º Festival de Cinema de Berlim


"Tropa de Elite", de José Padilha, surpreendeu a todos ao ser anunciado o grande vencedor do Urso de Ouro, prêmio máximo do Festival de Cinema de Berlim.

Em segundo lugar, com o Urso de Prata, ficou o documentário "Standard Operating Procedure", de Errol Morris, que investiga as torturas praticadas por soldados norte-americanos na prisão de Abu Ghraib.

Outra produção brasileira foi premiada em Berlim, o curta-metragem "Café com Leite", de Daniel Ribeiro. O filme venceu o prêmio Geração 14 Plus, voltado ao público jovem.

Veja a lista completa dos vencedores do 58º Festival de Cinema de Berlim:

- Melhor Filme:
"Tropa de Elite", de José Padilha (Brasil)

- Prêmio Especial do Júri:
"S.O.P. - Standard Operating Procedure", de Errol Morris (EUA)

- Melhor Diretor:
Paul Thomas Anderson, por "Sangue Negro" (EUA)

- Melhor Contribuição Artística:
Jonny Greenwood (Radiohead), pela trilha sonora de "Sangue Negro" (EUA)

- Melhor Roteiro: Wang Xiao Shuai, por "In Love We Trust" (China)

- Melhor Ator: Reza Najie, "The Song of Sparrows" (Irã)

- Melhor Atriz: Sally Hawkings, "Happy-Go-Lucky" (Reino Unido)

- Melhor Filme de Estréia: "Asyl - Park and Love Hotel", de Kumasaka Izuru (Japão)

- Prêmio Alfred Bauer: "Lake Tahoe", de Fernando Eimbcke (México)

- Prêmio da Crítica Internacional Fipresci: "Lake Tahoe", de Fernando Eimbcke (México)

- Prêmio Anistia Internacional: "Sleep Dealer", de Alex Rivera (México/EUA)

- Prêmio Geração 14plus: "Café com Leite", de Daniel Ribeiro (Brasil)

fonte: uol cinema

Transformers vence Oscar dos efeitos especiais


Numa festa realizada na noite de domingo (10) no Kodak Grand Ballroon, em Hollywood (Los Angeles, EUA), a Visual Effects Society - instituição que premia os destaques em relação a efeitos especiais - anunciou os vencedores deste ano.

O longa-metragem Transformers foi o principal vencedor do prêmio, considerado o Oscar dos efeitos especiais por ser o principal na área. O blockbuster dirigido por Michael Bay levou quatro estatuetas: Melhores Efeitos Visuais num Filme Baseado nos Efeitos, Melhor Efeito Visual pela cena no deserto, Melhor Desenvolvimento de Modelos ou Bonecos e Melhor Composição de Efeitos - todos relacionados a um trabalho em longa-metragem.

O brasileiro Péricles Michielin recebeu duas indicações, nas categorias Destaque de Personagem de Animação (ao lado de Keith Smith, Scott Holmes e Kenn McDonald) e Destaque de Efeitos em Filmes de Animação (com Theo Vandernoot, Vincent Serritella e Rob Engle), pelo filme A Lenda de Beowulf, de Robert Zemeckis, mas não foi vencedor em nenhuma delas.

A
Visual Effects Society conta com 1.600 associados, artistas, técnicos em artes e efeitos visuais. A entidade é representada em 17 países, inclusive no Brasil. Os profissionais concorrem anualmente a prêmios em 12 categorias em cinema, televisão, publicidade e videogames. Confira os longas-metragens premiados:

-
Melhores Efeitos Visuais Num Filme Baseado nos Efeitos:
Transformers

-
Melhores Efeitos Visuais Secundários:
Ratatouille

-
Melhor Efeito Visual em uma Cena:
Seqüência no deserto em Transfoermers

-
Melhor Personagem Animado num Filme em live action:
Piratas do Caribe - No Fim do Mundo (Davy Jones)

-
Melhor Personagem de Animação:
Ratatouille
(Colette)

-
Destaques Visuais Numa Animação:
Ratatouille (comida)

-
Melhor Ambiente Criado para um Filme em Live Action:
O redemoinho em Piratas do Caribe - No Fim do Mundo

-
Melhor Desenvolvimento de Modelos ou Bonecos:
Transformers

-
Melhor Composição de Efeitos:
Transformers

-
Melhores Efeitos Especiais:
Harry Potter e a Ordem da Fênix

fonte: cineclik

Confira os vencedores do BAFTA


Foi realizada neste domingo a cerimônia de entrega do BAFTA, o "Oscar do cinema britânico". Nas principais categorias a única surpresa foi a vitória de Marion Cotillard (Melhor Atriz) - foto - sobre Julie Christie, que vinha levando as principais premiações até então.

Melhor Filme
Desejo e Reparação

Melhor Filme Britânico
This is England

Melhor Direção
Joel Coen e Ethan Coen (Onde os Fracos Não Têm Vez)

Melhor Ator
Daniel Day-Lewis (Sangue Negro)

Melhor Atriz
Marion Cottilard (Piaf - Um Hino ao Amor)

Melhor Ator Coadjuvante
Javier Bardem (Onde os Fracos Não Têm Vez)

Melhor Atriz Coadjuvante
Tilda Swinton (Conduta de Risco)

Melhor Roteiro Original
Juno

Melhor Roteiro Adaptado
O Escafandro e a Borboleta

Melhor Fotografia
Onde os Fracos Não Têm Vez

Melhor Montagem
O Ultimato Bourne

Melhor Direção de Arte
Desejo e Reparação

Melhor Figurino
Piaf - Um Hino ao Amor

Melhor Trilha Sonora
Piaf – Um Hino ao Amor

Melhor Maquiagem
Piaf – Um Hino ao Amor

Melhor Som
O Ultimato Bourne

Melhor Efeitos Visuais
A Bússola de Ouro

Melhor Filme Estrangeiro
A Vida dos Outros

Melhor Filme de Animação
Ratatouille

Melhor Carl Foreman de Novato mais Promissor
Matt Greenhalg (Control - A Vida de Ian Curtis)

Melhor Edição
O Ultimato Bourne

Melhor Curta-metragem
Dog Altogether

Melhor Curta-metragem - Animação
The Pearce Sisters

Prêmio Orange de Astro Ascendente
Shia LaBeouf

fonte: cineplayers / adoro cinema

Sindicato dos roteiristas premia os irmãos Coen e 'Juno'


Enquanto os roteiristas de Hollywood se reuniam no sábado (8) para decidir sobre o fim da greve da classe, seu sindicato anunciava os filmes que vai premiar este ano: a comédia “Juno” e o drama “Onde os fracos não têm vez”.

O Writers Guild of America (WGA), que representa os roteiristas americanos, anualmente elege membros numa premiação, que é considerada uma prévia do Oscar.

Entretanto, este ano, a festa de gala do sindicato dos escritores foi cancelada devido à greve e substituída por um simples anúncio dos vencedores com uma pequena recepção.

Baseado na obra de Cormac McCarthy, “Onde os fracos não têm vez”, dos irmãos Joel e Ethan Coen, levou o prêmio de melhor roteiro adaptado.

A comédia adolescente “Juno”, escrita por Diablo Cody, venceu a premiação do WGA na categoria melhor roteiro original.

O prêmio do WGA reforça o favoritismo do longa-metragem dos irmãos Coen na disputa do Oscar de melhor filme. A produção já acumula troféus do Screen Actors Guild e Directors Guild of America.

O documentário “Taxi to the dark side”, que mostra a prática de tortura durante os conflitos no Iraque e Afeganistão, ganhou o prêmio de sua categoria, dado a Alex Gibney.

Nas categorias referentes à TV, “The wire” venceu como melhor drama, e a série “30 Rock” foi premiada entre as comédias.

fonte: globo.com

'La Soledad' é o vencedor do prêmio Goya


O filme La soledad, de Jaime Rosales, ganhou a indicação o prêmio Goya de Melhor Filme, derrotando os favoritos El orfanato e Las trece rosas, na 22ª edição da premiação espanhola.

O filme, que fala sobre pequenas e grandes trajédias que marcam as relações humanas, também rendeu o Goya de Melhor Direção a Rosales.

O prêmio de Melhor Ator ficou para Alberto San Juan, por sua interpretação em Bajo las estrellas, no qual interpreta um aspirante a músico de jazz que retorno ao seu povoado natal.

Maribel Verdú ficou com o troféu de Melhor Atriz por Siete mesas de billar francés.

Confira a lista dos principais ganhadores:

Melhor Filme:
La soledad

Melhor Diretor:
Jaime Rosales por La soledad

Melhor Ator:
Alberto San Juan por Bajo las estrellas

Melhor Atriz:
Maribel Verdú por Siete mesas de billar francés

Melhor Ator Coadjuvante:
José Manuel Cervino por Las trece rosas

Melhor Atriz Coadjuvante:
Amparo Baró por Siete mesas de billar francés

Melhor Canção:
Fado da Saudade, de Carlos do Carmo

Melhor Roteiro Adaptado:
Bajo de las Estrellas

Melhor Roteiro Original:
O Orfanato

fonte: terra cinema

"Onde os Fracos Não Têm Vez" ganha prêmio de Hollywood


"Onde os Fracos Não Têm Vez", de Joel e Ethan Coen, uma história de decadência moral apresentada sob a forma de drama criminal sombrio, recebeu no sábado o prêmio máximo dos produtores de Hollywood, tornando-se com isso um dos mais fortes candidatos na corrida pelo Oscar.

Há uma semana os irmãos Coen também foram considerados os melhores diretores do ano pelo Sindicato de Diretores dos EUA pela adaptação que fizeram do livro de Cormac McCarthy sobre uma transação de drogas que dá errado na região da fronteira norte-americana com o México.

No domingo passado, o elenco de "Onde os Fracos Não Têm Vez", que inclui Tommy Lee Jones, Josh Brolin e Javier Bardem, foi premiado pelo Sindicato de Atores de Cinema e Televisão pela melhor atuação conjunta.

A entrega aos criadores do filme --Scott Rudin e os irmãos Joel e Ethan Coen-- do prêmio de produtor do ano do Sindicato de Produtores dos EUA (PGA) consolida a posição forte do filme na disputa pelo troféu de melhor filme nos Oscar, os prêmios mais importantes do mundo do cinema, que serão entregues em 24 de fevereiro.

Muitos dos membros dos sindicatos das diferentes categorias de Hollywood --atores, roteiristas, produtores, diretores-- também fazem parte da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, cujos cerca de 6.000 membros elegem os premiados com os Oscar.

O PGA considerou Brad Lewis o melhor produtor de filme de animação por "Ratatouille", da Disney/Pixar, sobre um rato que se torna chef na França.

Michael Moore e Meghan O'Hara foram premiados como os melhores produtores de um documentário, por "Sicko -- $O$ Saúde", um olhar arrasador sobre o sistema de saúde dos EUA.

Entre os homenageados da televisão, os produtores deram seu prêmio máximo por melhor drama aos produtores de "A Família Soprano", da HBO. O prêmio de melhor produção cômica ficou com "30 Rock", da NBC.

fonte: uol cinema