quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Sessão ABRACI (Associação Brasileira de Cineastas)


Acontece nesta sexta-feira, 11 de dezembro, a terceira edição da Sessão Abraci 2009 no Instituto Moreira Salles, na Gávea. O evento, realizado pela Associação Brasileira de Cineastas, é mensal e com sessão dupla. O programa consiste numa pré-estréia de um abraciano e exibição de filme, de preferência do realizador a partir do Cinema Novo, buscando uma reflexão sobre o Cinema Brasileiro Moderno.

Nesta sexta teremos a pré-estréia do longa - documentário “Cinderelas, lobos e um príncipe encantado” de Joel Zito Araújo e em seguida o clássico “Macunaíma”, de Joaquim Pedro de Andrade.

Vencedor dos prêmios de Melhor Filme e Melhor Direção da 9ª edição do Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE 9/2008), “Cinderelas, lobos e um príncipe encantado” é um documentário longa – metragem que viaja pelo nordeste brasileiro e pela Europa. O filme fala do sonho de cinderela de várias mulheres brasileiras que buscam encontrar um marido europeu. Sem estudo ou formação profissional, muitas se transformam em prostitutas, mas uma minoria consegue criar o seu final feliz.

Em seguida, às 20h, será exibido o clássico do cinema nacional “Macunaíma”. Baseado no famoso romance de Mário de Andrade, "Macunaíma" foi roteirizado, produzido e dirigido por Joaquim Pedro de Andrade. O elenco conta com nomes consagrados como Grande Otelo, Jardel Filho, Dina Sfat, Milton Gonçalves e Paulo José.

fonte: cineplayers

É Tudo Verdade seleciona filmes até esta semana


Documentaristas de todo o Brasil têm até esta sexta-feira (11) para enviar seus trabalhos inéditos para o festival É Tudo Verdade, que em 2010 realiza sua 15ª edição. Longas e curtas não-ficcionais podem ser enviados para a produção do evento. O regulamento e a ficha de inscrição se encontram no site www.etudoverdade.com.br.

A nova edição do evento acontecerá em São Paulo e no Rio de Janeiro, entre 8 e 18 de abril de 2010. Ainda não foram anunciadas as cidades e as datas das mostras itinerantes.

fonte: terra cinema

Cinemateca exibe filmes espanhóis inéditos no Brasil


A partir desta quarta-feira (9), os cinéfilos paulistanos podem assistir a um panorama de filmes espanhóis. A Cinemateca Brasileira, na região sul da capital paulista, promove, até este domingo (13), o ciclo Cinema Espanhol Atual.

Entre os longas que integram a programação, está o terror "[REC]" --a única produção do ciclo que não é inédita no Brasil. O filme mostra uma repórter e um câmera que se envolvem em um verdadeiro inferno durante uma matéria sobre o dia a dia do Corpo dos Bombeiros.

Também está no evento a fita "A Solidão", que venceu os prêmios Goya de melhor filme, diretor e ator revelação para José Luis Torrijo. A produção narra a história de duas mulheres.

As sessões são gratuitas. Conheça a programação completa aqui.

Informações sobre eventos gratuitos e populares podem ser consultadas no site Catraca Livre.

fonte: folha online

Spielberg vai receber prêmio por contribuição ao som nos filmes


O diretor Steven Spielberg vai receber o prêmio da Motion Pictures Sound Editors (MPSE), associação sem fins lucrativos que reúne profissionais de edição de som e de música de toda a indústria cinematográfica.

Em nota, a MPSE reconhece o esforço de Spielberg no processo de criação da parte sonora em seus trabalhos.

“A evolução de Spielberg na experiência sonora e a sua colaboração com os editores de som e de música ajudaram a criar novas dimensões no som do cinema”, disse Bobbi Banks, presidente da MPSE.

O prêmio, que no ano passado foi dado a George Lucas, será entregue a Spielberg no dia 20 de fevereiro de 2010, em Los Angeles.

fonte: movie