domingo, 8 de fevereiro de 2009

Favorito ao Oscar, 'Slumdog' leva prêmio de roteiristas


O filme Slumdog Millionaire (Quem quer ser um milionário?, no Brasil), do cineasta britânico Danny Boyle, continua ganhando prêmios em Hollywood: recebeu na noite de sábado, 15 dias antes do Oscar, o prêmio de adaptação do sindicato dos roteiristas (WGA).

O filme venceu na cerimônia anual do WGA - realizada simultaneamente em Nova York e em Los Angeles - com seus competidores Dúvida, Milk - a voz da igualdade, Frost/Nixon e O curioso caso de Benjamin Button. Na ocasião, o filme Milk ganhou o prêmio de "roteiro original".

Quem quer ser um milionário? recebeu 10 indicações ao Oscar, três a menos que Benjamin Button, e é cada vez mais considerado favorito ao Oscar de melhor filme.

Rodado em Mumbai, Slumdog Millionaire conta as aventuras de um jovem analfabeto que contra todas as previsões, vence um concurso de televisão que o torna milionário.

fonte: AFP, terra cinema

CINE PE prorroga inscrições para mostra competitiva de longas


A organização da 13ª edição do CINE PE, o festival de cinema de Recife (Pernambuco) prorrogou o recebimento de inscrições para a mostra competitiva de longas. O prazo, aberto desde novembro, foi estendido até 27 de fevereiro.

O festival, que este ano acontece entre 28 de abril e 4 de maio, terá como maior atração a presença do diretor grego Constantin Costa-Gavras, três vezes vencedor em Cannes, que vai apresentar seu novo longa, Eden is West, drama centrado na vida dos imigrantes ilegais que vivem nos EUA.

A seleção do CINE PE será divulgada em 15 de abril. A edição do ano passado foi marcada por críticas. Público e imprensa avaliaram como baixa a qualidade da seleção dos longas, e os curtas ganharam muito mais destaque. Em conversa com a imprensa em 2008, o diretor do festival, Alfredo Bertini, atribuiu a falta de popularidade a uma "safra de filmes não tão boa", à mudança de data do Cine Ceará e à concorrência dos festivais de Paulínia, Rio e Gramado.

O vencedor da edição 2008 foi Nossa Vida Não Cabe num Opala, estréia na direção de Reynaldo Pinheiro. O longa, baseado em peça do dramaturgo paulistano Mário Bortolotto, traz uma família que perde a base após a morte do pai picareta.


fonte: cineclik