terça-feira, 23 de março de 2010

'Mother' é eleito melhor filme em premiação do cinema asiático


O filme sul-coreano "Mother - A busca pela verdade", de Bong Joon-ho, foi o grande destaque do quarto Asian Film Awards, premiação do cinema asiático cujos vencedores foram divulgados nesta segunda-feira (22).

História de uma mãe que luta para livrar o filho de uma acusação de assassinato, o longa de Joon-ho também se sagrou vencedor nas categorias melhor filme, melhor roteiro e melhor atriz, para Kim Hye-ja, espécie de Fernanda Montenegro da Coréia do Sul. Popular em seu país, Joon-ho é também o diretor do filme de monstro "O hospedeiro".

Outro destaque do Asian Film Awards foi "City of life and death" (Cidade de vida e morte, em tradução literal), que venceu os prêmios de direção e fotografia. O longa de Lu Chuan narra atrocidades cometidas pelo exército japonês durante a Segunda Guerra Mundial.

Também receberam dois prêmios cada os filmes "Bodyguards and assassins" (Guarda-costas e assassinos, em tradução literal), por melhor ator e ator coadjuvante, e "At the end of daybreak" (Ao final da alvorada, ao pé da letra), por atriz coadjuvante e diretor revelação (Ng Meng Hui).

"Thirst", filme de vampiros de Park Chan-wook ("Oldboy"), ficou com o prêmio de efeitos visuais, enquanto que Zhang Yimou, de "A casa das adagas voadoras" e "Herói", foi premiado por sua contribuição à indústria de cinema asiático.

fonte: g1 cinema