segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Programa Petrobras Cultural adia inscrições


A Petrobras prorrogou o prazo de inscrições dos editais de seleção pública do Programa Petrobras Cultural 2008/2009. Como conseqüência, as datas previstas para o anúncio dos resultados também foram adiadas para maio e outubro do ano que vem.

Os projetos de festivais de música, cinema, difusão de longas e eventos de arte eletrônica e cultura digital podem se inscrever até 2 de fevereiro próximo; os demais projetos tiveram suas datas estendidas para março: música até o dia 9, audiovisual até o dia 10, artes cênicas até o dia 11 e dos setores de literatura e cultura digital até 12 de março.

Os festivais inscritos precisam se realizar entre julho de 2009 a junho de 2010. Do edital de difusão de longas podem participar filmes com estréia marcada para ocorrer nesse mesmo período (entre julho de 2009 e junho de 2010).

Os resultados dos editais de festivais e difusão de longas serão divulgados em 20 de maio de 2009 e o resultado das demais áreas sai no dia 1º de outubro. Mais detalhes no site da Petrobras.

fonte: filme B

Cine PE 2009 recebe inscrições


Estão abertas as inscrições para a 13ª edição do Cine PE– Festival do Audiovisual de Pernambuco, que se realiza entre 27 de abril e 3 de maio de 2009.

Poderão se inscrever curtas e longas brasileiros nos formatos digital ou em 35mm que tenham sido finalizados a partir de maio de 2008.

As inscrições se encerram no dia 31 de janeiro de 2009.

Mais informações em www.cine-pe.com.br .

fonte: filme B

Canadá vê filmes brasileiros



O aniversário de 50 anos da Bossa Nova será um dos focos da segunda edição da Mostra de Cinema Brasileiro no Canadá, que se realiza de 27 a 30 de novembro em Toronto e de 5 a 11 de dezembro em Montreal.

Organizado pela Associação Cultural Jangada, o evento vai exibir mais de dez longas brasileiros, entre eles Os desafinados, de Walter Lima Jr., Bossa Nova, de Bruno Barreto, e Vinícius, de Miguel Faria Jr..

Mais informações no site www.brazilfilmfest.net.

fonte: filme B

IV Veneza Cinema Italiano acontece em São Paulo


Parceria entre o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo e a Embaixada da Itália no Brasil, a mostra é composta por produções italianas recentes que estiveram em exibição na última edição do Festival de Cinema de Veneza. A pogramação é a seguinte:

Dia 25/11, terça-feira

17h30, abertura. Encontro com Silvio Orlando (ator do filme Il Papà di Giovanna), Luigi Cuciniello e autoridades.

20h00, Birdwatchers. Direção de Marco Bechis, com Taiane Arce, Alicélia Batista Cabreira, Chiara Caselli, César Chedid. Sobre o suicídio de um garoto indígena e o choque cultural entre um grupo Guarani-Kaiowá, que vive às margens de uma fazenda, e a família de fazendeiros.

Dia 26/11, quarta-feira

20h00, Il Papà di Giovanna. Direção de Pupi Avati, com Silvio Orlando, Alba Caterina Rohrwacher, Francesca Néri, Ezio Greggio. Michele é um professor de arte que faz tudo para defender a filha. Quando ela se envolve no assassinato da melhor amiga, ele pocura forças para lidar com a situação.

Dia 27/11, quinta-feira

20h00, Il Seme Della Discordia. Direção de Pappi Corsicato, com Alessandro Gassman, Caterina Murino, Michele Venitucci, Isabella Ferrari. Após um estupro Verônica descobre sua gravidez, enquanto seu marido descobre que é estéril.

Dia 28/11, sexta-feira

20h00, Un Giorno Perfetto. Direção de Ferzan Ozpetek, com elenco formado por Isabella Ferrari, Valerio Mastandrea, Valerio Binasco, Nicole Grimaudo. A polícia invade um apartamento após o chamado da vizinha que ouviu barulhos parecidos com tiros. Adaptado do romance homônimo de Melania Mazzucco.

Dia 29/11, Sábado

20h - "Almoço em Agosto" ("Pranzo di Ferragosto", Itália, 2008, cor, 75 min., 35 mm.)
Ao passar por situações financeiras ruins, um homem de meia-idade --que mora com a mãe em Roma-- recebe a proposta de hospedar a mãe do proprietário de seu apartamento para diminuir suas dívidas. A partir disso, outros amigos lhe fazem o mesmo pedido, e o homem passa a assumir o papel de babá dessas senhoras.

Dia 30/11, Domingo

18h00, PA-RA-DA. Direção de Marco Pontecorvo, com Jalil Lespert, Evita Ciri, Daniele Formica, Patrice Juiff, Cristina Nita, Gabriel Adrian Rauta, Robert George Valeanu. Com base em fato reais, o roteiro conta a história do jovem palhaço franco-argelino Miloud Oukili, que chegou à Romênia em 1992, três anos depois do fim da ditadura de Ceausescu, e mudou a vida de um grupo de meninos de rua que viviam na prostituição e de pequenos furtos. Por meio da atividade circense, o palhaço procurou restituir a dignidade das crianças e a noção de respeito.

20h00, Il Mostri. Produção de 1963, em preto e branco. Direção de Dino Risi, com Vittorio Gassman, Ugo Tognazzi, Michelle Mercier. Em vinte breves episódios, Gassman e Tognazzi se alternam para satirizar os mitos e as contradições dos anos 1960.

Com exceção de I Mostri (de 1963), todos os filmes foram produzidos em 2008, em cores, em suporte 35mm. Serão exibidos com legendas eletrônicas. A idade recomendada é de 16 anos, a entrada é franca e os ingressos podem ser retirados no local, com até uma hora de antecedência.

Centro Cultural São Paulo - Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso - São Paulo - Fone (11) 3383.3402.

fonte: cineplayer