sábado, 18 de outubro de 2008

Confira os destaques do 2ª dia da Mostra Internacional de Cinema de SP


Il Divo (2008) - foto
(Itália, França - 118 min. - Paolo Sorrentino)

Em Roma, ao amanhecer, quando todos ainda dormem um homem está acordado: Giulio Andreotti. Ele tem que trabalhar, escrever livros e, ainda, rezar. Calmo, misterioso e astuto, há quatro décadas é sinônimo de poder na Itália. No começo dos anos 90, assumiu seu sétimo mandato como primeiro ministro, sem arrogância e tampouco humildade. Perto dos 70 anos, Andreotti não conhece o significado da palavra medo, embora esteja acostumado a vê-lo estampado no rosto de seus interlocutores. Sua relação com o poder é simbiótica. Quase intocável, ele sai incólume de tudo: batalhas eleitorais, massacres terroristas, acusações difamatórias. Isso até a Máfia declarar guerra a ele. Aí as coisas mudam, até mesmo para o imortal Andreotti. Mas será que mudam mesmo ou apenas parecem mudar? Uma coisa é certa: é difícil atingir Andreotti, o homem que conhece os meandros do mundo melhor do que ninguém.


O Poderoso Chefão (1972)
(EUA - 177 min. - Francis Ford Coppola)

Agora em versão restaurada pelas mãos do especialista Robert A. Harris — responsável pelo mesmo trabalho nos filmes Vertigo, de Alfred Hitchcock e Laurence da Arábia, de David Lean —, o filme é o primeiro da trilogia que conta a saga da família italiana Corleone na América que, apoiada no capo Don Vito, se torna a mais importante e influente no mundo do crime nova-iorquino. No entanto, outras famílias italianas buscam o poder e para isso tramam o assassinato do líder dos Corleone. Baseado na obra literária de Mario Puzo, que adaptou o próprio livro para o cinema. Enquete da revista britânica Empire em 2008, apurando mais de 10 mil opiniões, elegeu O Poderoso Chefão o melhor filme de todos os tempos.


Leonera (2008)
(Argentina - 113 min. - Pablo Trapero)

Julia amanhece em seu apartamento rodeada pelos corpos ensangüentados de Ramiro e Nahuel. Ramiro ainda está vivo; Nahuel está morto. Ambos, de forma confusa e simultânea foram seus amantes. Julia está grávida de um deles. Ela é enviada para uma unidade penitenciária onde estão mães e grávidas sentenciadas. Duas personagens entram em sua vida. Uma é Marta, companheira de carceragem que já criou dois filhos dentro da prisão e que se transforma em guia e conselheira; a outra é Sofía, sua própria mãe, uma personagem ambígua com a qual Julia se reencontra depois de muitos anos. O processo judicial que investiga a morte de Nahuel identifica dois possíveis culpados: Julia e Ramiro, ambos presos em diferentes penitenciárias. O filho de Julia nasce e recebe o nome de Tomás. Julia decide visitar Ramiro na unidade masculina onde ele está preso. No tribunal, o depoimento de Ramiro será crucial para determinar a sentença de Julia.


Katyn (2007)
(Polônia - 118 min. - Andrzej Wajda)

Katyn representa a tragédia de uma geração. O filme acompanha a história de quatro famílias polonesas, que têm suas vidas separadas quando, no início da Segunda Guerra Mundial, um grande número de soldados poloneses (que também eram pais, maridos e irmãos) cai nas mãos das tropas soviéticas e mais tarde, brutalmente, se tornam vítimas do estalinismo. O filme também destaca a complicada situação da Polônia durante e depois da guerra.


Feliz Natal (2008)
(Brasil - 100 min. - Selton Mello)

Caio tem quarenta anos e trabalha num ferro-velho no interior. No universo cercado de pedaços e peças enferrujadas ele tenta montar o quebra-cabeça da própria existência. Ele tem uma companheira leal e uma ocupação constante, mas nem sempre foi assim. Em outros tempos vivia em alta velocidade e total irresponsabilidade. Por sorte saiu vivo, mas teve que se afastar da cidade, da família e dos amigos. Hoje, perto do natal e das festas de final de ano faz um balanço dos acontecimentos e decide voltar para capital. Muitas coisas permanecem iguais, outras nem tanto, mas sua simples presença causará transformações, pois pequenos fatos isolados que acontecem em frações de segundo modificam radicalmente a vida de várias pessoas todos os dias. E então, finalmente, Caio reencontrará um homem que ele não via há muito tempo. Ele mesmo.


Acesse o site oficial 32ª Mostra Internacional de Cinema