domingo, 13 de setembro de 2009

Anunciados os atores vencedores da categoria de melhor ator convidado do Emmy 2009


Uma das melhores temporadas do Saturday Night Live (pelo menos da última década) e a mudança nas regras da Academia, que passou a permitir que seus comediantes concorressem nas categorias de comédia, rendeu ao programa humorístico dois prêmios Emmy neste sábado (12/9).

Durante a cerimônia de entrega dos prêmios de artes criativas do 61º Emmy Awards, que por tradição acontece uma semana antes da premiação principal, em Los Angeles, foram anunciados os atores vencedores da categoria de melhor ator convidado.

Tina Fey foi eleita a melhor atriz em comédia, por sua imitação da ex-candidata a presidência Sarah Palin; e Timberlake o melhor ator em comédia, como apresentador do Saturday Night Live.

Na categoria drama, os vencedores foram Ellen Burstyn, por sua participação em Law & Order: Special Victims Unit, e Michael J. Fox, por sua passagem por Rescue Me.

As duas estatuetas do Saturday Night Live são históricas, por motivos diferentes.

Com a vitória, Tina Fey conquista seu sexto prêmio Emmy – ela já tinha um de roteirista de variedades pelo Saturday Night Live, dois como produtora por 30 Rock, uma de roteirista de comédia por 30 Rock e outra de melhor atriz em comédia por 30 Rock – sedimentando seu nome como um dos grandes nomes de Hollywood. No próximo final de semana ela poderá levar mais algumas estatuetas para casa.

Já Justin Timberlake entra para história como o primeiro “host” do Saturday Night Live a ganhar um Emmy.

E esta foi a sua segunda estatueta do cantor: em 2007, ganhou o prêmio de melhor canção original pela hilária “Dick In A Box”, em parceria Andy Samberg, Jorma Taccone, Katreese Barnes, Asa Taccone e Akiva Schaffer.

Confira abaixo os vencedores e indicados nas categorias de ator convidado:

Melhor Ator Convidado em Comédia
Justin Timberlake como vários, Saturday Night Live

Beau Bridges como Eli Boggs, Desperate Housewives
Steve Martin como Gavin Volure, 30 Rock
Jon Hamm como Dr. Drew Baird, 30 Rock
Alan Alda como Milton Greene, 30 Rock

Melhor Ator Convidado em Drama
Michael J. Fox como Dwight, Rescue Me

Edward Asner como Abraham Klein, CSI: NY
Ted Danson como Arthur Frobisher, Damages
Jimmy Smits como Miguel Prado, Dexter
Ernest Borgnine como Paul Manning, ER

Melhor Atriz Convidada em Comédia
Tina Fey como Sarah Palin (quadro), Saturday Night Live

Christine Baranski como Beverly Hofstadter, The Big Bang Theory
Gena Rowlands como Marge, Monk
Betty White como Crazy Witch Lady, My Name Is Earl
Jennifer Aniston como Claire, 30 Rock
Elaine Stritch como Colleen Donaghy, 30 Rock

Melhor Atriz Convidada em Drama
Ellen Burstyn como Bernadette Stabler, Law & Order: Special Victims Unit

Sharon Lawrence como Robbie Stevens, Grey’s Anatomy
Brenda Blethyn como Linnie Malcolm/Caroline Cantwell, Law & Order: Special Victims Unit
Carol Burnett como Bridget “Birdie” Sulloway, Law & Order: Special Victims Unit
CCH Pounder como Mrs. Curtin, The No. 1 Ladies’ Detective Agency

fonte: teleséries

Festival do Rio: passaportes à venda hoje


A partir de 00:01 desta segunda-feira, estarão sendo vendidos antecipadamente, através do site do Festival do Rio, os famosos passaportes (conjunto de ingressos com desconto). Os ingressos avulsos só poderão ser comprados a partir de sábado, através do site Ingresso.com.

O número de passaportes é limitado, e o preenchimento do formulário não garante a reserva do passaporte, que só estará garantida mediante o pagamento do boleto.

O Festival do Rio, que acontece entre os dias 24 de setembro e 08 de outubro, teve mais alguns títulos anunciados. O Segredo de Seus Olhos, de Juan José Campanella (o mesmo de O Filho da Noiva), é um deles. Campanella, inclusive, é presença garantida no Festival.

Também anunciado o vencedor da Palma de Ouro em Cannes deste ano, A White Ribbon, de Michael Haneke. Não menos esperado é Les Herbes Folles, do mestre Alain Resnais. Aconteceu em Woodstock, de Ang Lee, será o filme de abertura, e Bastardos Inglórios, de Quentin Tarantino (quem também vem), o de encerramento.

Outros filmes anunciados foram A Doutrina do Choque, de Michael Winterbottom & Matt Whitecross; Distante Nós Vamos, novo trabalho de Sam Mendes; Coco Antes de Chanel, de Anne Fontaine; Ricky, de François Ozon; Brilho de uma Paixão, de Jane Campion; o indicado ao Oscar de filme estrangeiro Doze Jurados e uma Sentença, de Nikita Mikhalkov; Bad Lieutenant: Port of call New Orleans, de Werner Herzog; e Sergio, de Greg Barker, documentário a respeito do diplomata brasileiro Sergio Vieira de Melo, morto no Iraque.

fonte: cineplayers

Vencedores do (66º) festival de Veneza 2009


O diretor israelense Samuel Maoz conquistou neste sábado (12) o Leão de Ouro de melhor filme da 66ª edição do Festival de Veneza com "Lebanon", filme autobiográfico "escrito com as próprias entranhas", segundo definiu o cineasta.http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=374926941634618573

Baseado nas dolorosas lembranças de seu diretor, nascido em Tel Aviv, o filme revive intensamente o início da primeira guerra do Líbano, em 1982, através do mortal avanço de um tanque israelense. Enfurnados em um tanque, quatro jovens soldados israelenses observam um Líbano tomado pelos massacres que eles mesmos cometem: pessoas aterrorizadas e tomadas pelo ódio, corpos carbonizados...

Na categoria interpretação, o britânico Colin Firth levou o prêmio de melhor ator do Festival de Veneza por seu papel em "A single man", o primeiro filme do estilista americano Tom Ford. "A single man" traça o perfil de George Falconer, um professor de universidade de idade avançada (Colin Firth) cujo companheiro morre em um acidente de carro. O filme se passa em 1962 durante a crise dos mísseis em Cuba e evoca também a reprovação social ligada à homossexualidade invisível da época.

Já a russa Kseniya Rappoport, 35 anos, levou a Copa s Volpi de melhor atriz do Festival de Veneza por sua atuação em "La doppia ora", de Giuseppe Capotondi, onde interpreta uma jovem imigrante.

A cerimônia de premiação da mostra paralela Horizontes, seleção do Festival de Veneza voltado a cinematografias alternativas e realizadores jovens, foi realizada na manhã deste sábado (12). O júri, que tinha a função de eleger a melhor ficção e documentário, escolheu o filme filipino Engkwentro (Clash, no título em inglês), de Pepe Diokno, para a primeira categoria, e o chinês 1428, de Du Haibin.


Veja a seguir os premiados nas principais categorias do 66º Festival de Cinema de Veneza:

LEÃO DE OURO PARA MELHOR FILME - "Lebanon", do diretor israelense Samuel Maoz
LEÃO DE PRATA PARA MELHOR DIREÇÃO - Iraniana Shirin Neshat, por "Mulheres sem Homens"
PRÊMIO ESPECIAL DO JÚRI - "Soul Kitchen", dirigido pela alemã Fatih Akin
MELHOR ATOR - Britânico Colin Firth, por "A Single Man"
MELHOR ATRIZ - Russa Ksenia Rappoport, por "La Doppia Ora"
MELHOR ROTEIRO - Diretor norte-americano Todd Solondz, por "Life During Wartime"
MELHOR FILME DE ESTREIA - Diretor filipino Pepe Diokno, por "Engkwentro" (Clash)
MELHOR DOCUMENTÁRIO DE ESTREIA - Diretor chinês Du Haibin, por "1428"
MENÇÃO HONROSA DE ESTREIA - Produção indiana, Aadmi ki Aurat aur Anya Kahaniya (The Man's Woman and Other Stories)
MELHOR CENOGRAFIA - Sylvie Olive, por "Mr Nobody"
REVELAÇÃO - A atriz italiana Jasmine Trinca, por "Il Grande Sogno"

fonte: g1 cinema, terra cinema

Festival do Minuto premia e exibe vídeos nas ruas de São Paulo


O Festival do Minuto, dedicado a vídeos de até 1 minuto, nasceu em 1991 quando o vídeo era a grande novidade no audiovisual. De lá para cá, muita coisa mudou e o festival mostrou que está em sintonia com os novos tempos. Desde 2007, tornou-se permanente e on-line, recebe vídeos diariamente em seu site e lança temas mensais.

Entre abril e julho, o caminhão minuto-móvel rodou 30 cidades no caminhão exibindo os vídeos mais votados pelo público internauta. Neste sábado (12/09) será realizada a premiação a céu aberto, a partir das 15h, no Bar Posto 6, na Vila Madalena.

O minuto vencedor do concurso ganha um prêmio no valor de R$ 3 mil mais um celular da Nokia, empresa parceira do festival. Os melhores trabalhos do concurso, incluindo os premiados, serão exibidos para o público no caminhão do Minuto Móvel gratuitamente e aberto ao público.

PREMIAÇÃO NOKIA – FESTIVAL DO MINUTO
Bar Posto 6
Sábado 12 de setembro, às 15h
Rua Aspicuelta, 644 - Vila Madalena

fonte: cineclik