domingo, 13 de setembro de 2009

Vencedores do (66º) festival de Veneza 2009


O diretor israelense Samuel Maoz conquistou neste sábado (12) o Leão de Ouro de melhor filme da 66ª edição do Festival de Veneza com "Lebanon", filme autobiográfico "escrito com as próprias entranhas", segundo definiu o cineasta.http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=374926941634618573

Baseado nas dolorosas lembranças de seu diretor, nascido em Tel Aviv, o filme revive intensamente o início da primeira guerra do Líbano, em 1982, através do mortal avanço de um tanque israelense. Enfurnados em um tanque, quatro jovens soldados israelenses observam um Líbano tomado pelos massacres que eles mesmos cometem: pessoas aterrorizadas e tomadas pelo ódio, corpos carbonizados...

Na categoria interpretação, o britânico Colin Firth levou o prêmio de melhor ator do Festival de Veneza por seu papel em "A single man", o primeiro filme do estilista americano Tom Ford. "A single man" traça o perfil de George Falconer, um professor de universidade de idade avançada (Colin Firth) cujo companheiro morre em um acidente de carro. O filme se passa em 1962 durante a crise dos mísseis em Cuba e evoca também a reprovação social ligada à homossexualidade invisível da época.

Já a russa Kseniya Rappoport, 35 anos, levou a Copa s Volpi de melhor atriz do Festival de Veneza por sua atuação em "La doppia ora", de Giuseppe Capotondi, onde interpreta uma jovem imigrante.

A cerimônia de premiação da mostra paralela Horizontes, seleção do Festival de Veneza voltado a cinematografias alternativas e realizadores jovens, foi realizada na manhã deste sábado (12). O júri, que tinha a função de eleger a melhor ficção e documentário, escolheu o filme filipino Engkwentro (Clash, no título em inglês), de Pepe Diokno, para a primeira categoria, e o chinês 1428, de Du Haibin.


Veja a seguir os premiados nas principais categorias do 66º Festival de Cinema de Veneza:

LEÃO DE OURO PARA MELHOR FILME - "Lebanon", do diretor israelense Samuel Maoz
LEÃO DE PRATA PARA MELHOR DIREÇÃO - Iraniana Shirin Neshat, por "Mulheres sem Homens"
PRÊMIO ESPECIAL DO JÚRI - "Soul Kitchen", dirigido pela alemã Fatih Akin
MELHOR ATOR - Britânico Colin Firth, por "A Single Man"
MELHOR ATRIZ - Russa Ksenia Rappoport, por "La Doppia Ora"
MELHOR ROTEIRO - Diretor norte-americano Todd Solondz, por "Life During Wartime"
MELHOR FILME DE ESTREIA - Diretor filipino Pepe Diokno, por "Engkwentro" (Clash)
MELHOR DOCUMENTÁRIO DE ESTREIA - Diretor chinês Du Haibin, por "1428"
MENÇÃO HONROSA DE ESTREIA - Produção indiana, Aadmi ki Aurat aur Anya Kahaniya (The Man's Woman and Other Stories)
MELHOR CENOGRAFIA - Sylvie Olive, por "Mr Nobody"
REVELAÇÃO - A atriz italiana Jasmine Trinca, por "Il Grande Sogno"

fonte: g1 cinema, terra cinema

Nenhum comentário: