domingo, 25 de abril de 2010

Equatoriano "Rabia" ganha Festival de Cinema Espanhol de Málaga


O longa-metragem "Rabia" (Raiva, em tradução livre), dirigido pelo equatoriano Sebastián Cordero, ganhou esta noite a Bisnaga de Ouro, o prêmio principal do XIII Festival de Cinema Espanhol de Málaga em uma cerimônia de encerramento em que as superstições e a má sorte foram as protagonistas.

Sebastián Cordero agradeceu os produtores, entre eles Guillermo del Toro e Sergio Bizzio, que escreveu o livro que originou "Rabia", e dedicou o prêmio a sua família e a seu país, o Equador.

Tudo isso durante uma cerimônia realizada no Teatro Cervantes em que não faltaram erros de som, luz e vídeo, desmaios, brigas de socos entre os apresentadores - isso sim, por exigência do roteiro - e supostamente nada relacionado com que este que fora o Festival "12 mais um".

O primeiro a aparecer sobre o palco foi o ator Fernando Tejero. Os encarregados de entregar os prêmios foram María Adánez, Neus Asensi, Manuela Velasco, Paula Echevarría, Olivia Molina, Jorge Roelas, Dafne Fernández, Toni Acosta, Mónica Cruz, Chus Gutiérrez, Miguel Ángel Muñoz, Verónica Echegui, Antonio de la Torre, Pilar Castro, Irene Visedo, Ernesto Alterio, Santiago Ramos, Elena Anaya e Quim Gutiérrez, entre outros.

Por sua vez, o prêmio de melhor diretor foi entregue pelo presidente da Academia do Cinema, Álex de la Iglesia, que qualificou o Málaga como "o melhor festival de cinema espanhol do país" e assegurou que "todos os anos cresce e é melhor". Já a Bisnaga de Ouro foi entregue pela presidente do júri do festival, a atriz Ángela Molina.

Outros vencedores do Festival foram "Bon appétit", com o prêmio especial do júri, o melhor roteiro e o melhor ator (Unax Ugalde), por isso que seu diretor, David Pinillos, expressou sua gratidão a todos os que "tiveram fé no projeto".

Unax Ugalde disse que "este ofício louco é um montão de departamentos defendendo o seu e, de repente, tudo conflui e é cinema".

O prêmio do público recaiu sobre "Héroes", de P. Freixas, que assegurou que lhe "encanta" este prêmio o faz ter "uma esperança louca", porque neste Festival de Málaga viveu "os três dias mais felizes" de sua vida profissional.

Freixas o dedicou a sua família, a sua companheira "e a um amigo de infância que já não está aqui e que é o verdadeiro protagonista do filme".

Por sua vez, Laura Mañá, prêmio da crítica com "La vida empieza hoy" (A Vida Começa Hoje, em tradução livre), expressou sua confiança em que, com seu filme, "público e crítica estejam de acordo", e que o caminho iniciado agora "continue quando estreiar" o longa-metragem.

A cerimônia terminou com a tradicional "foto de família" dos ganhadores e na sequência foi exibido "Habitación en Roma" (Quarto em Roma, na tradução livre), no que supôs a estreia mundial do novo filme de Julio Medem, protagonizado por Elena Anaya e Natasha Yarovenko.

fonte: EFE, g1 cinema

Festival de Cinema de Chicago homenageia diretoras latinas


A 26ª edição do Festival de Cinema de Chicago faz uma homenagem especial às cineastas latinas, e selecionou mais de 20 filmes dirigidos por elas.

Pepe Vargas, diretor do evento, quer valorizar o trabalho das mulheres que trabalham atrás das câmeras porque, segundo disse à Agência Efe, o machismo ainda está presente no mundo do cinema.

A programação inclui filmes assinados por diretoras como a chilena Tatiana Gaviola ("Teresa"), a argentina Teresa Constantini ("Felicitas"), a mexicana Mariana Chenillo ("Cinco dias sem Nora") e as espanholas Gemma Cubero - foto - e Celeste Carrasco ("Ella es el matador").
O Festival, realizado entre os 16 e 29 de abril, apresentará 120 filmes produzidos não só na América Latina, mas também na Espanha, em Portugal e nos Estados Unidos. Além das cineastas, o evento prestará outras duas homenagens aos filmes feitos nos Estados Unidos com foco na realidade latina "Made in USA" e outro dedicado à temática LGBT (Lésbica/Gay/Bissexual/Transexual).

fonte: EFE, g1 cinema

Cannes anuncia mais filmes para a competição, que fecha seleção em 18 títulos


A organização do Festival de Cannes anunciou nesta sexta (23) os filmes que faltavam para completar a seleção oficial de 2010. O argentino Pablo Trapero (“Família Rodante” e “Leonera”) teve seu novo filme, “Carancho”, selecionado para a mostra Um Certo Olhar. E o premiado diretor chinês Jia Zhang-Ke (Leão de Ouro em Veneza por “Em Busca da Vida”) terá seu novo “I Wish I Knew” (Gostaria de Saber), documentário sobre a cidade de Xangai, exibido na mesma mostra.

Carancho” conta a história de um advogado inescrupuloso, especialista em acidentes de trânsito (Ricardo Darín, de “O Segredo dos Seus Olhos”) que se apaixona por uma médica que trata das vítimas desses acidentes.

A mostra competitiva ganhou a adição de dois filmes: o chinês, “Rizhao Chongqing”, de Wang Xiaoshuai, diretor que competiu em 2005 com “Shanghai Dreams”; e o húngaro “Tender Son – The Frankenstein Project”, de Kornél Mundruczó, cineasta que concorreu à Palma com o filme “Delta” em 2008.

Com isso, a competição fecha sua lista com 18 filmes, dois a menos que no ano passado e quatro a menos em relação a 2008 – o que evidencia como foi difícil para os organizadores fechar a seleção oficial deste ano, devido a um menor número de obras de autor em 2010. Não se confirmou o anúncio dos novos filmes de dois nomes muito ligados a Cannes, o americano Terrence Malick (“Além da Linha Vermelha”) e o húngaro Bela Tarr (“O Homem de Londres”).

Além de tudo isso, o músico francês Alexandre Desplat, indicado ao Oscar pelas trilhas sonoras de “A Rainha” e “O Curioso Caso de Benjamin Button”, foi anunciado como membro do júri presidido pelo americano Tim Burton, que decidirá o destino da Palma de Ouro.

Outros filmes anunciados:
- “Carlos”, de Olivier Assayas, em sessão especial. Trata-se da cinebiografia do terrorista internacional Carlos o Chacal, originalmente concebido como uma minissérie, que será projetado em Cannes em sua duração original, de cinco horas e meia;

- “Autobiographie de Nicolae Ceausescu”, de Andrei Ujica (Romênia), fora de competição;

- “Countdown to Zero”, de Lucy Walker (EUA), em sessão especial.

fonte: uol cinema