domingo, 25 de abril de 2010

Cannes anuncia mais filmes para a competição, que fecha seleção em 18 títulos


A organização do Festival de Cannes anunciou nesta sexta (23) os filmes que faltavam para completar a seleção oficial de 2010. O argentino Pablo Trapero (“Família Rodante” e “Leonera”) teve seu novo filme, “Carancho”, selecionado para a mostra Um Certo Olhar. E o premiado diretor chinês Jia Zhang-Ke (Leão de Ouro em Veneza por “Em Busca da Vida”) terá seu novo “I Wish I Knew” (Gostaria de Saber), documentário sobre a cidade de Xangai, exibido na mesma mostra.

Carancho” conta a história de um advogado inescrupuloso, especialista em acidentes de trânsito (Ricardo Darín, de “O Segredo dos Seus Olhos”) que se apaixona por uma médica que trata das vítimas desses acidentes.

A mostra competitiva ganhou a adição de dois filmes: o chinês, “Rizhao Chongqing”, de Wang Xiaoshuai, diretor que competiu em 2005 com “Shanghai Dreams”; e o húngaro “Tender Son – The Frankenstein Project”, de Kornél Mundruczó, cineasta que concorreu à Palma com o filme “Delta” em 2008.

Com isso, a competição fecha sua lista com 18 filmes, dois a menos que no ano passado e quatro a menos em relação a 2008 – o que evidencia como foi difícil para os organizadores fechar a seleção oficial deste ano, devido a um menor número de obras de autor em 2010. Não se confirmou o anúncio dos novos filmes de dois nomes muito ligados a Cannes, o americano Terrence Malick (“Além da Linha Vermelha”) e o húngaro Bela Tarr (“O Homem de Londres”).

Além de tudo isso, o músico francês Alexandre Desplat, indicado ao Oscar pelas trilhas sonoras de “A Rainha” e “O Curioso Caso de Benjamin Button”, foi anunciado como membro do júri presidido pelo americano Tim Burton, que decidirá o destino da Palma de Ouro.

Outros filmes anunciados:
- “Carlos”, de Olivier Assayas, em sessão especial. Trata-se da cinebiografia do terrorista internacional Carlos o Chacal, originalmente concebido como uma minissérie, que será projetado em Cannes em sua duração original, de cinco horas e meia;

- “Autobiographie de Nicolae Ceausescu”, de Andrei Ujica (Romênia), fora de competição;

- “Countdown to Zero”, de Lucy Walker (EUA), em sessão especial.

fonte: uol cinema

Nenhum comentário: