sábado, 15 de novembro de 2008

OSCAR 2009: Longas disputam vaga em Melhor Animação


A Variety divulgou a lista dos longas que disputam por uma vaga entre os indicados ao Oscar 2009 de Melhor Animação.

Sucessos de bilheteria mundial disputam uma vaga. Wall-E, Kung Fu Panda e Madagascar 2 - A Grande Escapada - foto - que estreou em primeiro lugar nas bilheterias norte-americanas (EUA e Canadá) - são alguns dos indicados pelos estúdios.

Os longas concorrem com Bolt - Supercão, Horton e o Mundo dos Quem!, Delgo, Valsa Com Bashir, Os Mosconautas no Mundo da Lua, Igor, $9.99, The Sky Crawlers, Sword of the Stranger, O Corajoso Ratinho Despereaux e Caçadores de Dragões.

Valsa com Bashir também representa Israel na disputa por uma vaga entre os indicados ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

A 81ª premiação do Oscar acontece no dia 22 de fevereiro de 2009 no teatro Kodak de Los Angeles.


fonte: cineclik

Começa Curta Canoa 2008


A programação do IV Curta Canoa, realizado na praia de Canoa Quebrada, no Ceará, teve início nesta terça-feira, 11, com a exibição de 5 vídeos e 4 filmes na Mostra Competitiva. A noite foi marcada pela exibição de produções em outras três mostras especiais.

A Mostra Competitiva de vídeos começou com a exibição do documentário "Loucos de Futebol", realizado pelo cineasta cearense Halder Gomes, que aborda o fanatismo da torcida do time de futebol Fortaleza. O cineasta não só comanda o curta, como também aparece no meio do fervor da torcida, sempre fiel ao seu clube. Como é dito ao fim do curta, não há imparcialidade no que foi abordado, ficando como registro de um fã ao seu time.

"O Luiz de Fortaleza", do também cearense Afonso Celso, traça a trajetória do Cine São Luiz, sala de cinema mais antiga do Ceará e que até hoje recebe projeções no centro da cidade de Fortaleza. O cineasta aborda desde o surgimento luxuoso da sala, suas primeiras projeções e o elitismo dos freqüentadores.

A idéia de "O Luiz de Fortaleza" é válida por se tratar de um patrimônio cearense, porém acabou sendo mal utilizada por mostrar o passado do teatro, sem investiguar como ele está atualmente, suas dificuldades, mitos e realidades sobre a preservação do prédio.

O documentário carioca "Hiato", de Vladimir Seixas, tomou como base uma manifestação que ocorreu em 2000 de pessoas de baixa renda em um shopping da cidade do Rio de Janeiro. Os manifestantes procuraram mostrar ao país a situação que vivem, visitando um shopping, arrancando olhares estranhos da "elite" e assustando vendedores de lojas, que fecharam suas portas.

Além de uma crítica social, o documentário funciona perfeitamente ao mostrar imagens de arquivo captadas pela imprensa na época, por realizar o debate midiático de cobertura do ocorrido e por trazer, oito anos depois, pessoas que estiveram na manifestação e que ainda têm tanto a argumentar para a sociedade. "Hiato" certamente já é um dos grandes concorrentes do festival.

"Canoa de um Pau Roxo" apresenta a vida de homens que ganham a vida construindo canoas. Despertando pouco interesse, o documentário se perde por priorizar offs de pessoas que não sabemos se eram as mesmas das imagens exibidas. Entretanto, a fotografia do vídeo chama atenção por sua sensibilidade.

O último curta da categoria de vídeo foi a animação "Calango!", exibido ano passado no Cine Ceará, que mostra a busca de um calango por uma mosca para saciar a fome. O curta ganhou a simpatia do público de Canoa Quebrada, sendo o mais aplaudido da noite.

"Profetas da Chuva e da Esperança" iniciou a Mostra Competitiva de filmes, com o registro de profetas que vivem no interior nordestino e que estabelecem uma forte ligação com a natureza. A diretora Márcia Paraíso apela para um visual belíssimo que contribui para a narração do filme, com a fotografia impecável.

A ficção "Ellen e Davi" mostra a vida de duas pessoas solitárias que vivem em Copacabana. Um deles é um cego músico e a outra é uma garota de programa. Os dois são vizinhos e passam a se comunicar entre as paredes de seus quartos.

O documentário "O Guarani" tem como personagem o cinema Guarani, patrimônio de Salvador (BA). As ricas imagens de arquivo mostram o desempenho do cinema durante os anos, que sempre influenciou a produção cinematográfica bahiana. Ainda revelam a importância do cineasta Glauber Rocha para a cidade, que teve seu nome adotado para a sala de projeção anos depois. O curta segue a mesma linha de "O Luiz de Fortaleza", porém consegue superar as dificuldades deste e se revela uma produção impecável.

Finalizando a Mostra de filmes, a ficção "Ecos da Terra" (foto) procura conscientizar o público da importância de preservar natureza. Porém, mais do que isso, o curta transporta de maneira curiosa o sofrimento de uma "árvore", interpretada por uma mulher, em uma calçada, onde passa todos os tipos de abusos e falta de educação dos transeuntes. Não há como não se emocionar e aplaudir a beleza da produção, que é simples, mas eficiente e inteligente em sua proposta.

A noite foi encerrada com a exibição do curta argentino "Hombre Rana" na Mostra Latina-Americana, do cearense "Quer Navegar?" na Mostra Jaguaribana, e de "Um Artista Chamado Zé" na Mostra Especial.

O IV Curta Canoa acontece até sábado, 15, no Pólo de Lazer da praia de Canoa Quebrada. Para conferir a programação completa, clique aqui.

fonte: cinema com rapadura

Mostra de cinema brasileiro exibe longas pela 1ª vez na Espanha


A 2ª Mostra de Cinema Brasileiro "Cinema Novo" leva a Madri e mais duas cidades da Espanha, a partir desta quarta-feira, 13 filmes nunca antes exibidos em telas espanholas, começando por Ensaio Sobre a Cegueira, de Fernando Meirelles, baseado no livro homônimo de José Saramago, com Julianne Moore e Gael García Bernal.

A mostra, que, em sua primeira edição, limitara-se a Madri, desta vez crescenta suas projeções a Salamanca e Alcalá de Henares, nas proximidades da capital espanhola.

A lista conta com seis longas e seis curtas de ficção e um documentário.

O embaixador do Brasil na Espanha, José Viegas, lembrou na apresentação do evento a boa recepção que teve o festival de cinema brasileiro e afirmou que o sucesso conseguido na edição passada e a qualidade da presente darão continuidade a este evento.

Também hoje se projeta o documentário Estamira, no qual Marcos Prado conta a história de uma mulher que trabalha há mais de 20 anos em um depósito de lixo.

Os demais longas de ficção são Os desafinados - foto, de Walter Lima Jr.; Antonia, de Tata Amaral; Querô, de Carlos Cortez; Maré - Nossa História de Amor, de Lúcia Murat e Deserto Feliz, de Paulo Caldas.

O festival conta com apoio da brasileira Agência Nacional do Cinema (Ancine) e do Instituto Buñuel, da Sociedade Geral de Autores da Espanha (SGAE).

Durante a mostra, se realizará o "1º Encontro Hispano-Brasileiro de Cinema" reunindo amanhã profissionais dos diferentes setores cinematográficos de Brasil e Espanha, na busca de futuras co-produções.

Na sexta-feira, haverá uma mesa redonda com cineastas brasileiros para falar do presente e do futuro de sua indústria cinematográfica.

Além do "Cinema Novo", os curtas brasileiros farão parte simultaneamente do Festival Internacional do Curta-Metragem, que acontece em Alcalá de Henares, terra natal do escritor Miguel de Cervantes.

fonte: EFE

Premiados em Mar del Plata 2008


O filme Saltos, do diretor brasileiro Gregorio Graziosi, recebeu neste sábado o prêmio de melhor curta-metragem latino-americano no 23º Festival Internacional de Cinema de Mar del Plata, na Argentina. No entanto, o grande ganhador foi o Japão, ao receber os dois principais prêmios do festival.

A Argentina, que tinha bons candidatos, ficou com as mãos vazias entre os premiados da seção internacional, a mais importante do festival. O júri da competição internacional, formado por nomes conhecidos do cinema internacional, apostou nos sólidos trabalhos de diretores e atores já consagrados, segundo os críticos que participaram do festival de Mar del Plata.

Poucos questionaram o Astor de Ouro, prêmio chamado assim em homenagem ao músico argentino Astor Piazzolla, concedido ao filme japonês Still Walking, de Hirokazu Kore-eda.

O filme vencedor narra com sobriedade impecável um dia na vida de uma família japonesa que se reúne para lembrar o 15º aniversário de morte do primogênito.

Também não surpreendeu que Kiyoshi Kurosawa, também japonês, tenha sido eleito melhor diretor por Tokyo Sonata, que conta a história de outra família cuja aparente normalidade é abalada quando o pai, após perder seu emprego de diretor de uma empresa internacional, decide ocultar a demissão.

Durante a maior parte do filme Kurosawa faz uma narração clássica e reflexiva que torna visível a maestria do diretor ao abrir a porta ao delírio e a tentativa de fuga de seus personagens.

Os prêmios para as melhores interpretações também foram para trabalhos indiscutíveis, já que tanto a atriz francesa Isabelle Huppert quanto o ator dinamarquês Ulrich Thomsen são peças-chave de seus filmes.

O rosto e o corpo de Huppert condensam a fragilidade e a solidez que o relato da cineasta suíça Ursula Meier requeria para Home.

Por sua parte, Fear Me Not, de Kristian Levring, se apóia integralmente em estados de ânimo em transformação imprimidos por Thomsen a seu personagem e que contribuíram para que o premiado roteiro de Levring tivesse a consistência que necessitava.

Surpreendeu a decisão do júri de não ter premiado nenhum dos cinco filmes argentinos e espanhóis exibidos na seção internacional.

Os críticos concordavam que tanto El cant dels ocells, do espanhol Albert Serra, quanto os argentinos Vil romance, de José Campusano, e El artista, de Mariano Cohn e Gastón Duprat, reuniram méritos suficientes para obter algum reconhecimento.

Nem sequer o Prêmio Especial do Júri, reservado muitas vezes a novos talentos, saiu para nenhum deles, mas foi dado a Involuntary, do sueco Ruben Östlund e um dos filmes mais experimentais do certame.

Com 80 mil pesos de prêmio, o melhor filme latino-americano foi o mexicano Los bastardos, de Amat Escalante, que narra em documentário a vida de imigrantes ilegais latino-americanos que trabalham nos EUA e logo se torna um relato policial de desenlace imprevisível.

A menção especial nesta seção foi para Regreso a Fortín Olmos, dos argentinos Jorge Goldenberg e Patricio Coll, que conta uma experiência de cooperativismo nos anos 1960 no nordeste da Argentina.

Entre os filmes que participaram de formato vídeo havia um prêmio muito cobiçado: a ampliação para 35mm, que abre maiores possibilidades de comercialização.

Neste sentido, os trabalhos premiados foram todos para argentinos: Parador Retiro, de Jorge Leandro Colás e que relata a situação de um albergue para moradores de rua, Diletante, uma pequena história de Kris Niklison, e Vikingo, de Campusano.

O festival de Mar del Plata terminou com um balanço muito positivo quanto à programação a alguns problemas de organização e infra-estrutura.

A presidente do Instituto Nacional de Cinema e Artes Audiovisuais argentina (Incaa), Liliana Mazure, prometeu melhoras e confirmou a continuidade de festival, que teve sua "época de ouro" na década de 1950.

Acesse o site oficial http://www.mardelplatafilmfest.com

fonte: EFE

Festival da Lapa 2008 - Vencedores


Lapa, no caso, não é nem o bairro paulistano, nem o carioca. Trata-se de uma cidade histórica, agradável e acolhedora, distante 70 km de Curitiba (PR). O evento, encerrado no último domingo (9/11), consagrou o filme Ouro Negro, de Isa Albuquerque, como o grande vencedor da Mostra Competitiva Internacional de Filmes de Época. Ouro Negro levou os troféus Tropeiro de Melhor Filme de Época, Melhor Cenário (para Alexandre Meyer) e Melhor Figurino (para Rô Nascimento). O filme curitibano Mistéryos, dos diretores Beto Carminatti e Pedro Merege, recebeu o troféu de Melhor Maquiagem (para Marcelino Silva). O Prêmio Especial do Júri foi para Netto e o Domador de Cavalos, de Tabajara Ruas.

Diferenciado-se de todos os outros, o Festival da Lapa premia filmes de época, analisando cenografia, vestuário, maquiagem, reconstituição de época, etc... E mais: além de exibições caprichadas (imagem e som excelentes) no histórico Cine Imperial, o Festival da Lapa também promove exibições a céu aberto, levando o cinema brasileiro para milhares de pessoas que, não raro, jamais haviam visto uma produção nacional na tela grande.

O Festival da Lapa 2008 contou ainda com outras duas mostras competitivas. Na Competitiva de Curta-metragem, Apenas 2 Garotos, de Sérgio Bloch (RJ), levou o troféu Tropeiro de Melhor Filme. O Melhor Filme pelo Júri Popular foi Hóspede Secreto, de Fernando Severo (PR), e o Melhor Diretor, escolhido pelo Júri Oficial do festival, foi Caio Bortolotti por Quando o Universo Conspira (RJ). Fechando a premiação do evento, na Competitiva de Filmes para Telefone Celular, o vencedor foi Personas Sobre Rodas - Jacaré de Patins, também de Bloch.

Organizado pelo Instituto Histórico e Cultural da Lapa e pelo Instituto Borges da Silveira, o Festival da Lapa vem sendo realizado com a intenção de, além de contemplar o público do interior com a nova produção audiovisual, incentivar a disseminação cultural, dando oportunidade ao surgimento de novos talentos e o enriquecimento da experiência estética da população.

Ah, e lá vai um pouco de história, que não faz mal pra ninguém: a cidade da Lapa foi palco de um importante episódio da história do Brasil, na batalha conhecida como "cerco da Lapa". Nela, as tropas republicanas resistiram durante 26 dias até sucumbirem ante o maior contingente do exército federalista, mas deram tempo suficiente ao marechal Floriano Peixoto para organizar suas tropas e deter os maragatos. Em função de ser uma das mais preservadas cidades históricas do Brasil, a Lapa tem sido cenário de diversas produções cinematográficas, entre elas os longas Preço da Paz e Cafundó.


fonte: cineclik

Revelados os indicados ao European Film Awards


Os organizadores do European Film Awards divulgaram os indicados à 21ª edição do prêmio, que destaca as mais bem-sucedidas produções do cinema europeu do último ano.

Os vencedores serão escolhidos pelos 1.800 membros da Academia Européia de Cinema e anunciados em cerimônia realizada no próximo 6 de dezembro, em Copenhague (Dinamarca).

Confira os indicados:

Melhor Filme
- Il Divo, de Paolo Sorrentino (Itália)
- Entre Les Murs, de Laurent Cantet (França)
- Gomorra, de Matteo Garrone (Itália)
- Happy-Go-Lucky, de Mike Leigh (Reino Unido)
- O Orfanato, de Juan Antonio Bayona (Espanha)
- Valsa com Bashir, de Ari Folman (Israel/ França/ Alemanha)

Melhor Diretor
- Laurent Cantet (Entre Les Murs)
- Andreas Dresen (Nuvem 9)
- Ari Folman (Waltz With Bashir)
- Matteo Garrone (Gomorra)
- Steve McQueen (Hunger)
- Paolo Sorrentino (Il Divo)

Melhor Atriz
- Hiam Abbass (Lemon Tree)
- Arta Dobroshi (O Silêncio de Lorna)
- Sally Hawkins (Happy-Go-Lucky)
- Belen Rueda (O Orfanato)
- Kristin Scott Thomas (Il Y A Longtemps Que Je T’aime)
- Ursula Werner (Nuvem 9)

Melhor Ator
- Michael Fassbender (Hunger)
- Thure Lindhardt & Mads Mikkelsen (Flammen & Citronen)
- James McAvoy (Desejo e Reparação)
- Toni Servillo (Gomorra e Il Divo)
- Jürgen Vogel (Die Welle)
- Elmar Wepper (Hanami - Cerejeiras em Flor)

Melhor Roteirista
- Suha Arraf & Eran Riklis (Lemon Tree)
- Maurizio Braucci, Ugo Chiti, Gianni di Gregorio, Matteo Garrone, Massimo Gaudioso & Roberto Saviano (Gomorra)
- Ari Folman (Valsa com Bashir)
- Paolo Sorrentino (Il Divo)

Prêmio Carlo Di Palma Para Melhor Fotografia
- Luca Bigazzi (Il Divo)
- Oscar Faura (O Orfanato)
- Marco Onorato (Gomorra)
- Sergey Trofimov & Rogier Stoffers (Mongol)

Prêmio de Excelência Cinematográfica
- Marton Agh, pelo design de produção em Delta
- Magdalena Biedrzycka, pelo figurino de Katyn
- Laurence Briaud, epla montagem de Um Conto de Natal
- Petter Fladeby, pelo design de som de O’Horten

Melhor Compositor
- Tuur Florizoone (Moscou, Bélgica)
- Dario Marianelli (Desejo e Reparação)
- Max Richter (Valsa com Bashir)
- Fernando Velázquez (O Orfanato)


Acesse o site oficial European Film Academy

fonte: cineclik

Começa o II Encontro de Cinema Negro


A segunda edição do Encontro de Cinema Negro Brasil, África e América Latina começou nesta sexta-feira (14/11), no Rio de Janeiro. O evento contará com a exibição de 57 longas, além de seminários e oficinas de capacitação.

Cineastas representantes de países na América Latina e na África virão ao Brasil para participar do encontro, idealizado pelo ator Zózimo Bulbul (Grande Sertão Veredas). Grande parte dos longas exibidos no evento participaram do Fespaco (Festival Pan-Africano de Cinema de Ouagadodou, em Burkina Faso).

As exibições contarão com sessões temáticas, como Contos Desenhos e Tradições Africanas, Cineastas Novíssimos, Um Domingo Africano em Família e Mulheres Realizadoras.

No II Encontro de Cinema Negro Brasil, África e América Latina também acontecerão seminários sobre o Cinema Negro e três oficinas de capacitação: Produção de Cinema e TV, Oficina de Roteiro e Oficina de Fotografia.

O evento ocorre até o dia 24 de novembro. Confira a programação:

14/11 (sexta-feira)

Sessão Contos, Desenhos e Tradições Africanas - Cine Odeon BR

14h - Samba, O Grande, de Mousthapha Alassane (Nigéria)
Lês Ecuelles, Idrissa Ouedraogo (Burkina Faso)
Bilakoro, de Dany Kouyaté, Issa e Sekou Traore (Burkina Faso)
Picc Mi, de Mansour Sora Wade (Senegal)
16h - Mooladé, de Osmane Sambene (Senegal)
18h - Mon Beau Sorrire, de Angèle Diabang Brener (Senegal)
Sous La Clarte de La Lune, de Apolline Traore (Burkina Faso)
20h - Abdias Nascimento, Memória Negra, de Antônio Olavo (Brasil)

Oficina de Direção - Centro Cultural Justiça Federal

14h30 - Oficina de Produção de Cinema e TV, com Flávio Leandro

15/11 (sábado)

Seminários - Centro Afro Carioca de Cinema

9h30 - O Intercâmbio do Cinema Negro Brasil, África e América Latina, com Mansour Zora Wade (Senegal), Guy Désiré Yaméogo (Burkina Faso), Rigoberto López (Cuba) e Zózimo Bulbul (Brasil)
11h30 - A Importância dos Roteiros para Demonstrar a Trajetória do Negro Como Protagonista de sua Própria História, com Zózimo Bulbul (Brasil), Antônio Molina (Cuba) e Derby Arboleda (Colômbia)

Oficina de Roteiro - Centro Cultural Justiça Federal

14h30 - Oficina de Roteiro, com Antônio Molina

Sessão Cineastas Novíssimos - Cinema Odeon BR

14h - Ilha do Rato, de Joselito Crispim (Brasil)
Fábrica de Esperança, de Jocemir (Brasil)
Dê a sua idéia, Debata, de Viviane Ferreira (Brasil)
Graffite, de Lílian Santiago (Brasil)
Primeiro Plano, de Kênia Freitas (Brasil)
Poema para Quenum, de Carmen Luz (Brasil)
16h - A Cidade do Pan, de Anderson Quacker (Brasil)
Polícia e Ladrão, de Viajando na Telinha (Brasil)
Palavra Filho, de Viajando na Telinha (Brasil)
Por Este Amor, de Rodrigo Felha Eduardo BR (Brasil)
A Condição Humana, de Flávio Leandro (Brasil)
Sete Minutos, de Cavi Borges, Paulo Silva e Julio Pecly (Brasil)
Crônicas de um Fato Comum, de Paulo Silva (Brasil)
Se Todos Fossem Iguais, de Fernando Barcellos (Brasil)
18h - Roble de Olor, de Rigoberto Lopez (Cuba)
20h - Bróder, de Jefferson Dê (Brasil)
O Preço do Perdão, Mansour Sora Wade (Senegal)

Sessão de Cinema - Centro Cultural Justiça Federal

14h30 - Samba, O Grande, de Mousthapha Alassane (Nigéria)
Lês Ecuelles, de Idrissa Ouedraogo (Burkina Faso)
Bilakoro, de Dany Kouyaté e Issa e Sékou Traoré (Burkina Faso)
Yri Kan, de Issiaka Konaté (Burkina Faso)
Picc Mi, de Mansour Sora Wade (Senegal)
O Retorno de um Aventureiro, de Moustapha Dão (Nigéria)

16/11 (domingo)

Seminários - Centro Afro Carioca de Cinema

9h30 - Festivais Internacionais, Informes, com Zózimo Bulbul (Brasil), Guy Désiré Yaméogo (Burkina Faso) e Rigoberto López (Cuba)
11h30 - Avaliação do Crescimento do Encontro de Cinema Negro e da Formação de Platéia de 2007 para 2008, com Zózimo Bulbul (Brasil), Mansour Zora Wide (Senegal), Carmen Luz (Brasil) e Jefferson Dê (Brasil)

Oficina de Fotografia - Centro Cultural Justiça Federal

14h30 - Oficina de Fotografia, com Ierê Ferreira

Sessão de Cinema - Centro Cultural Justiça Federal

14h30 - Carolina, de Jefferson Dê (Brasil)
Choro e Ladainha, de Antônio Pompeo (Brasil)
Alma no Olho, de Zózimo Bulbul (Brasil)
Aniceto do Império, de Zózimo Bulbul (Brasil)
Nossas Senhoras Meninas, de Jorge Coutinho (Brasil)
Moleque, de Ari Cândido (Brasil)
As Aventuras Amorosas de um Padeiro, de Waldir Onofre (Brasil)

Sessão Um Domingo Africano em Família - Cinema Odeon Petrobras

14h - Cheiro da Feijoada, de Yléa Ferraz (Brasil)
Jom, de Ababacar Samb Makharam (Senegal)
16h - Souku, de Issiaka Konaté (Burkina Faso)
Peças de Identidade, de Mweze Dieudonné Ngangura (Congo)
18h - Lês Ecuelles, de Idrissa Ouedraogo (Burkina Faso)
Drum, de Zola Maseko (África do Sul)
20h - A Nous La Rue, de Moustapha Dão (Burkina Faso)
Mooladé, de Osmane Sambene (Senegal)

17/11 (segunda-feira)

Seminários - Cinema Odeon Petrobras

9h30 - Cinema Negro, As Possibilidades de Intercâmbio, com Mansour Zora Wade (Senegal), Antônio Molina (Cuba), Cláudia Miranda (Brasil), Rigoberto López (Cuba), Guy Désiré Yaméogo (Burkina Faso) e Zózimo Bulbul (Brasil)
11h30 - Cinema Negro, Novas Produções, com Jefferson Dê (Brasil), Joel Zito de Araujo (Brasil), Rogério Moura (Brasil) e Zózimo Bulbul (Brasil)

Sessão de Cinema - Cinema Odeon Petrobras

14h - Kounandi, de Apoline Traore (Burkina Faso)
Souku, de Issiaka Konaté (Burkina Faso)
A Nous La Rue, de Moustapha Dao (Burkina Faso)
16h - Sarraounia, de Méd Hondo (Mauritânia)
18h - Sexo Fuerte, de Derby Arboleda (Colômbia)
20h - Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado, de Joel Zito (Brasil)
Sessão de Cinema - Tenda Lapa

19h - Samba, o Grande, de Mousthapha Alassane (Nigéria)
Lês Ecuelles, de Idrissa Ouedraogo (Burkina Faso)
Bilakoro, de DanyKouyaté, Issa e Sékou Traoré (Burkina Faso)
Picc Mi, de Mansour Sora Wade (Senegal)

18/11 (terça-feira)

Seminários - Cinema Odeon Petrobras

Mulheres Realizadoras no Cinema Negro, com Apoline Traore (Burkina Faso), Angele Diabang Brener (Senegal), Lea Garcia (Brasil), Carmem Luz (Brasil), Kênia Freitas (Brasil), Cidinha Silva (Brasil) e Ruth Pinheiro (Brasil)

Sessão de Cinema - Tenda Lapa

19h - Primeiro Plano, de Kênya Alice (Brasil)
Se Todos Fossem Iguais, de Fernando Barcelos (Brasil)
Grafite, de Lílian Santiago (Brasil)
A Condição Humana, de Flávio Leandro (Brasil)
Samba no Trem, de Zózimo Bulbul (Brasil)

Sessão Mulheres em Ação - Cinema Odeon Petrobras

14h - Mon Beau Sourire, de Angèle Diabang Brener (Senegal)
Poema para Quenum, de Carmen Luz (Brasil)
Primeiro Plano, de Kênia Freitas (Brasil)
Crimes de Ódio, de Patrícia Freitas (Brasil)
Graffite, de Lílian Santiago (Brasil)
Dê a sua Idéia, Debata, de Viviane Ferreira (Brasil)
16h - Taafé Fanga, de Adama Drabo (Mali)
18h - Finzan, de Cheick Sissouko (Mali)
20h - "Yandé Codou, La Griotte de Senghor, de Angele Diabang Brener (Senegal)
Kounandi, de Apoline Traore (Burkina Faso)

19/11 (quarta-feira)

Sessão de Cinema - Cinema Odeon Petrobras

14h - Morre Congo, Fica Congo, de Délcio Teobaldo (Brasil)
Samba no Pé, de Zeca Ligeiro (Brasil)
Pisando na Argila, de Antônio Molina (Brasil)
Farinha, de Tião Fonseca (Brasil)
Jongo uma Dança Profana e Religiosa no Quilombo São José, de Ricardo Brasil (Brasil)
16h - Tabataba, de Raymond Rajaonarivelo (Madagascar)
18h - Jom, de Ababacar Samb Makharam (Senegal)
20h - Sua Majestade, Delegado, de Clementino Jr. (Brasil)
Samba no Trem, de Zózimo Bulbul (Brasil)
Eu sou o Povo!, de Bruno Bacellar, Luis Fernando Couto e Regina Rocha (Brasil)

20/11 (quinta-feira)

Sessão de Cinema - Cinema Odeon Petrobras

14h - Bamako, de Abderrahmane Sissako (Mauritânia)
16h - Soleil o, de Méd Hondo (Mauritânia)

Sessão de Cinema - Espaço Tom Jobim

19h - Alma no Olho, de Zózimo Bulbul (Brasil)
Carolina, de Jefferson Dê (Brasil)
Samba no Trem, de Zózimo Bulbul (Brasil)

21/11 (sexta-feira)

Sessão de Cinema - Espaço Tom Jobim

17h - Alma no Olho, Zózimo Bulbul (Brasil)
Nhá Fala, de Flora Gomes (Guiné Bissau)
19h - Choro e Ladainha, de Antônio Pompeo (Brasil)
Moolade, de Osmane Sambene (Senegal)

22/11 (sábado)

Sessão de Cinema - Espaço Tom Jobim

17h - Nossa Senhora das Meninas, de Jorge Coutinho (Brasil)
Sarrouania, de Méd Hondo (Mauritânia)
19h - Samba no Trem, de Zózimo Bulbul (Brasil)
Attendand le Boheme, de Sissakou

23/11 (domingo)

Sessão de Cinema - Espaço Tom Jobim

17h - Carolina, de Jefferson Dê (Brasil)
O Preço do Perdão, de Mansour sora Wade (Senegal)
19h - O Cheiro da Feijoada, de Iléa Ferraz (Brasil)
Filhas do Vento - foto, de Joel Zito (Brasil)

II Encontro de Cinema Negro Brasil, África e América Latina

Cinema Odeon Petrobras
Praça Mahatma Gandhi 2, Cinelândia.
Tel.: 2240 1093
Ingressos: Sessões de Cinema: R$ 2 / Seminário: entrada franca

Centro Cultural Justiça Federal
Av. Rio Branco, 241 - Centro.
Tel.: 3261 2550
Ingressos: Sessões de Cinema: R$ 2 / Seminário: entrada franca

Espaço Tom Jobim
Rua Jardim Botânico, 1.008 - Jardim Botânico
Ingressos: R$ 2

Centro Afro Carioca de Cinema
Rua Joaquim Silva, 40 - Lapa.
Tel.: 2508 7381
Ingressos: entrada franca

Tenda Lapa
Arcos da Lapa (exibição de filmes ao ar livre)
Ingressos: entrada franca


fonte: cineclik

Maiores bilheterias do ano disputam People’s Choice Awards


Três dos maiores sucessos de bilheteria deste ano se enfrentam em diversas categorias do People’s Choice Awards deste ano. É o público que elege seus favoritos do cinema, TV e música.

Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, Batman - O Cavaleiro das Trevas e Homem de Ferro disputarão as duas principais categorias da noite: Filme Favorito e Filme de Ação Favorito.

Heath Ledger (O Segredo de Brokeback Mountain), o Coringa de Batman - O Cavaleiro das Trevas, disputa a categoria de Melhor Dupla no Cinema e Melhor Elenco com seu colega de elenco, Christian Bale (O Grande Truque). Ledger morreu em janeiro deste ano, por overdose acidental de medicamentos.

Bale disputa com Robert Downey Jr., de Homem de Ferro, o troféu de Ator de Ação Favorito. A premiação conta com novas categorias este ano: Super-Herói Favorito, Diva de Drama de TV Favorita, Elenco Favorito de Filme, Convidado Favorito que Rouba a Cena e Astro Favorito de Menos de 35 Anos.

Os fenômenos adolescentes dominam a categoria dos jovens astros. Os indicados são Daniel Radcliffe (Harry Potter e a Ordem da Fênix), Miley Cyrus (intérprete da personagem Hannah Montana), Zac Efron (High School Musical 3: Ano da Formatura), Chace Crawford (do seriado Gossip Girl), Shia LaBeouf (Controle Absoluto) e o cantor Justin Timberlake.

A votação do público acontece entre os dias 10 de novembro e 7 de dezembro, quando ocorre a cerimônia de entrega dos troféus. O People’s Choice Awards abre a temporada de premiações em Hollywood.

Acesse o site oficial
People's Choice Awards

fonte: cineclik

Canadenses elegem Meu Nome Não é Johnny e Pindorama


Os filmes Pindorama - A Verdadeira História dos Sete Anões (2007) e Meu Nome Não é Johnny (2008) venceram as duas principais categorias da segunda edição do 2º Festival Brasileiro de Cinema de Toronto.

Pindorama - foto, documentário de Roberto Berliner, Lula Queiroga e Leo Crivelare, que retrata a vida de sete anões irmãos descendentes do mítico palhaço Pindoba, foi eleito como o Melhor Filme.

Meu Nome Não É Johnny, além de ser eleito o Melhor de Público, deu ao ator Selton Mello (Feliz Natal) o prêmio de Melhor Ator.

Alice Braga (Ensaio Sobre a Cegueira) ganhou o prêmio de Melhor Atriz e Lina Chamie, de Melhor Diretor, pelo filme A Via Láctea (2007).

Subsolo foi o grande vencedor entre os curtas. Além de ser eleito o Melhor Filme, Carla Marins foi eleita a Melhor Atriz e Jaime Lerner, o Melhor Diretor, pelo trabalho realizado no curta. Os Filmes que Não Fiz, de Gilberto Scarpa, foi eleito o Melhor de Público e Felipe Mônaco é o Melhor Ator pelo curta Engano.

O 2º Festival Brasileiro de Cinema de Toronto aconteceu entre os dias 6 e 9 de novembro deste ano.


fonte: cineclik

Brazilian Film Week exibe filmes brasileiros nos EUA


A segunda edição do Brazilian Film Week - Premiere Brazil Washington contará com sessões gratuitas de filmes brasileiros na American University, em Washington D.C. (EUA). O evento acontece entre os dias 13 e 16 de novembro.

Noel - Poeta da Vida, de Ricardo van Steen, abrirá o festival. Além deste, serão exibidos outros longas inéditos na capital norte-americana, como Falsa Loura - foto, de Carlos Reichenbach; O Signo da Cidade, de Carlos Alberto Ricelli, e Sem Controle, de Cris D'Amato.

Também serão exibidos os documentários Jogo de Cena, de Eduardo Coutinho, e Iluminados, de Cristina Leal. O público infantil também poderá matar as saudades do Brasil com os filmes Castelo Rá-Tim-Bum, O Filme e O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias, ambos de Cao Hamburguer.

Os curtas brasileiros serão representados por seis produções, recentemente exibidas no Festival do Rio: O Que Há de Ficar, de Felipe Continentino; La Dolorosa, de Odilon Rocha; Domingos de Páscoa, de Pedro Amorim; Dreznica, de Anna Fonseca; Se Não Fosse o Onofre, de Érika Mader, e Mãe, de Luis Antonio Pereira.

Os atores Rafael Raposo (Noel - Poeta da Vila), Rosanne Mulholland (Falsa Loura), Kim Ricelli (O Signo da Cidade), Maria Flor (do curta O Que Já de Ficar) e Ilda Santiago (diretora do Festival do Rio) estarão presentes no evento.

As sessões gratuitas acontecerão no Greenberg Theater da American University.


fonte: cineclik

Curta Cinema revela produções vencedoras


Com um aumento de 150% de público em comparação às edições anteiores, chegou ao fim neste domingo (9/10) o Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro - Curta Cinema 2008, realizado no Rio de Janeiro desde o dia 30 de outubro. Foram exibidos mais de 300 curtas-metragens - nacionais e estrangeiros - em diversos locais na cidade, além de debates e workshops.

Confira os vencedores:

COMPETIÇÃO NACIONAL

Grande Prêmio: Ocidente, de Leonardo Sette, e Os Sapatos De Aristeu, de Luiz René Guerra
Melhor Documentário: Menino Aranha, de Mariana Lacerda
Melhor Animação: Lúmen, de Wilian Salvador Santos
Melhor Experimental: Ocidente, de Leonardo Sette
Melhor Ficção: Os Sapatos De Aristeu, de Luiz René Guerra
Prêmio Especial do Júri: Sumi, de Marina Fraga
Menção Honrosa do Júri: Corpo Presente: Beatriz, de Marcelo Toledo
Melhor filme Júri Jovem: Casa De Máquinas, de Maria Leite e Daniel Herthel
Destaques: Priara Jô - depois do ovo, a guerra, Encanto, Dia de Visita, Dreznica, Terra e Muito Além do Chuveiro
Prêmio do Público: Dossiê Rê Bordosa, de Cesar Cabral
Prêmio Canal Brasil: Muito Além Do Chuveiro, de Poliana Paiva
Prêmio Porta Curtas: Menino Aranha, de Mariana Lacerda/ Lúmen, de Wilian Salvador Santos/ Animadores, de Allan Sieber
Premio ABDeC: Tira Os Óculos E Recolhe O Homem, de André Sampaio
Menção Honrosa do Júri ABDeC: Eu E Crocodilos, de Marcela Arantes

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL

Grande Prêmio: Who By Water, de Bill Morisson
Melhor Documentário: Three Of Us, de Umesh Kulkarni
Melhor Animação: Camera Obscura, de Matthieu Buchalski, Jean-Michel Drechsler, Thierry Onillon
Melhor Experimental: The Scenic Route, de Ken Jacobs
Melhor Ficção: Love You More, de Sam Taylor-Wood
Prêmio Especial do Júri: The Adventure, de Mike Brune
Menção Honrosa do Júri: Debajo, de Dominga Sotomayor
Melhor filme Júri Jovem: Skhizein, de Jeremy Clapin
Destaque: Sans Ledemain, Câmera Obscura, Nous, L’abaya e Smáfuglar
Prêmio do Público: Silence In A Noisy World, de Katrine Philp

PANORAMA CARIOCA

Melhor Filme: Na Madrugada, de Duda Gorter
Prêmio Light: Engano, de Cavi Borges
Prêmio ASCINE-RJ: Minha Rainha, de Cecília Amado

WORKSHOP DE ROTEIRO

Melhor Roteiro: Naquela Noite Ele Sonhou Com Um Mar Azul, de Aristeu Araújo
Menção Honrosa: Últimos Dias, de Yves Moura

Acesse o site oficial
Curta Cinema

fonte: cineclik

Festival monta cinema em telão ao ar livre no Rio de Janeiro


Acontece entre 19 de novembro e 7 de dezembro, no Jockey Club do Rio de Janeiro, a primeira edição do Claro Cine, festival que reúne 20 filmes e 26 atrações musicais ao ar livre.

Similar ao finado Telefónica Open Air, o festival traz ao país uma telona suíça de 282 metros quadrados; 10 dos 20 filmes selecionados ainda permanecem inéditos no circuito. Além dessas pré-estréias, há alguns resgates cult e infantis, além dos obrigatórios blockbusters.

Os ingressos, a R$ 36 (estudantes e maiores de 60 anos pagam meia), começam a ser vendidos nesta quarta-feira nas bilheterias do Jockey, pelo site Ingresso Rápido e nos pontos de venda credenciados. Informações no número 4003-1212 ou no site oficial. Confira a programação:

Dia 18 (fechado para convidados)

  • 20h30 - Rede de Mentiras
  • 23h - Marina, Ana Cañas, Arnaldo Antunes

Dia 19

  • 20h30 - Max Payne
  • 23h - Nação Zumbi

Dia 20

  • 20h30 - Queime Depois de Ler
  • 23h - Canastra + Moptop

Dia 21

  • 21h30 - Rede de Mentiras
  • 0h - Cidadão Instigado + I Love Cafusu

Dia 22

  • 19h30 - Wall-E
  • 23h45 - Rebobine, Por Favor
  • 1h - Moo

Dia 23

  • 20h30 - Planeta Terror
  • 22 - Móveis Coloniais de Acaju

Dia 25

  • 20h30 - Segurando as Pontas
  • 23h - Wilson das Neves, Marcelo D2

Dia 26

  • 20h30 - Entre Lençóis
  • 23h - Brasov, Wando, Pepeu Gomes

Dia 27

  • 20h30 - Um Homem Bom
  • 23h - Vanguart + Club Clash, DJs Rumenige & Loktibrada

Dia 28

  • 21h30 - Quarentena
  • 0h - Calzone + João Brasil

Dia 29

  • 19h30 - Ratatouille
  • 23h45 - Mamma Mia!
  • 1h - Do Amor + Gente Bonita Clima de Paquera

Dia 30

  • 20h30 - Appaloosa - Uma Cidade Sem Lei
  • 22h - Rabotnik + The Twelves

Dia 2

  • 20h30 - Sin City - A Cidade do Pecado
  • 23h - DJ Mari Zander + DJ Vivie Ann

Dia 3

  • 20h30 - Batman - O Cavaleiro das Trevas
  • 23h - Orquestra Contemporânea de Olinda

Dia 4

  • 20h30 - Roberto Carlos em Ritmo de Aventura
  • 23h - Lafayette e os Tremendões

Dia 5

  • 21h30 - The Rolling Stones - shine a Light
  • 0h - Festa Phunk! convida Davi Moraes

Dia 6

  • 19h30 - Kung Fu Panda
  • 23h45 - Estômago
  • 1h - Casuarina, Teresa Costa, Ana Costa

Dia 7

  • 20h30 - Bustin' Down the Door
  • 22h - Aliados + The Silvas
fonte: omelete

Festival de Turim anuncia competição


O cineasta Nanni Moretti, diretor geral do Festival de Turim, anunciou em coletiva de imprensa realizada na última sexta-feira, 7 de novembro, as novidades da 26ª edição do evento, que está programada para o período entre 21 e 29 de novembro.

Quinze filmes irão participar da mostra competitiva, incluindo quatro norte-americanos, quatro europeus e três latino-americanos. O Brasil será representado por duas co-produções: Entre os dedos, de Frederico Serra e Tiago Guedes (com Portugal), e Tony Manero, de Pablo Larrain (com o Chile). O curta de animação Coda, de Marcos Camargo, será exibido na seção La Zona, de caráter mais experimental.

A maioria dos concorrentes é de estreantes. Entre os eventos especiais anunciados está a exibição de uma nova cópia restaurada de A classe operária vai ao paraíso, de Elio Petri, vencedor da Palma de Ouro em 1971. O festival também vai abrigar três retrospectivas, dedicadas a Roman Polanski, Jean Pierre Melville e ao cinema britânico das décadas de 1980 e 1990.

Acesse o site oficial
http://www.torinofilmfest.org

fonte: filme B

Pierre Cardin promove festival de cinema italiano em Paris


Foi inaugurado dia 12 em Paris o festival "Cinema Miracolo", que promove os filmes produzidos na Itália, que acontece até 17 de novembro no Espace Pierre Cardin.

"Espero que a criatividade dos novos e talentosos cineastas italianos encontre eco na França e no mundo", disse o estilista ítalo-francês Pierre Cardin, que financiou a iniciativa.

"É um modo de mostrar como é a vida, o espírito da cultura da Itália de hoje " na França, explicou o estilista.

Na abertura do festival, foi exibido o filme "La Giusta Distanza" (2007), do diretor Carlo Mazzacurati, que ontem esteve no evento ao lado dos atores Valentina Lodovini e Giuseppe Battiston.

O festival vai apresentar uma seleção de sete filmes italianos em concurso, entre os quais "Lascia Perdere, Johnny", de Fabrizio Bentivoglio, "Riprendimi", de Anna Negri; e diversos filmes que fizeram sucesso na Itália este ano, como "Lezioni di Cioccolato", de Claudio Cupellini, "Tutta la Vita Davanti", de Paolo Virzi, e "Giorni e Nuvole", de Silvio Soldini.

Também será exibida uma retrospectiva dedicada ao cineasta Marco Ferreri, algumas raridades de Roberto Rossellini e alguns curtas-metragens de jovens artistas italianos.

Segundo o jornalista e diretor artístico do Festival, Mario Serenellini, essa nova geração de cineastas "é a confirmação de que o cinema italiano está reafirmando a própria identidade".

Acesse o site oficial www.festivalcinemamiracol...

fonte: Da Ansa

Dois projetos brasileiros estão entre os finalistas do Filmmaker Award


Na última semana, o Sundance Institute e o canal japonês NHK anunciaram os doze finalistas da edição 2009 do Filmmaker Award para novos diretores. A seleção, que elege um representante em quatro partes do mundo - EUA, Europa, Japão e América Latina - tem dois projetos brasileiros concorrendo ao prêmio de US$ 10 mil.


O primeiro dos três finalistas da América Latina é "Casa Grande", do carioca Fellipe Barbosa, que já participou anteriormente do Festival de Sundance com os curtas "La Muerte es Pequeña" e "Salt Kiss". Ele concorre com o também brasileiro "O Homem das Multidões", de Cao Guimarães e Marcelo Gomes, diretor premiado em Cannes, em 2005, após a exibiçao de "Cinema, Aspirinas e Urubus", na mostra Un Certain Regard. Os dois filmes disputam ainda a representação latina com o longa “La Preceptora Nacional”, do argentino Diego Lerman.

Os quatro projetos vencedores serão anunciados apenas no dia 22 de janeiro, durante a edição 2009 do festival, que acontece entre os dias 15 e 25. Fundado por Robert Redford, o Sundance Institute é um dos principais apoiadores do cinema independente nos EUA. Em 1985, a instituição incorporou o U.S Film Festival, existente desde 1978, para a sua agenda oficial de eventos, mudando seu nome para Sundance. Hoje, o festival é o maior do país voltado para o gênero, e há treze anos promove esta parceria com a NHK para premiar projetos independentes ao redor do mundo.

Além do Filmmaker Award, o instituto e a emissora também promovem anualmente um evento semelhante na Ásia, para diretores emergentes.

Para mais informações sobre o Festival de Sundance, acesse o site Sundance Festival 2009.

fonte: revista do cinema online