sábado, 15 de novembro de 2008

Festival da Lapa 2008 - Vencedores


Lapa, no caso, não é nem o bairro paulistano, nem o carioca. Trata-se de uma cidade histórica, agradável e acolhedora, distante 70 km de Curitiba (PR). O evento, encerrado no último domingo (9/11), consagrou o filme Ouro Negro, de Isa Albuquerque, como o grande vencedor da Mostra Competitiva Internacional de Filmes de Época. Ouro Negro levou os troféus Tropeiro de Melhor Filme de Época, Melhor Cenário (para Alexandre Meyer) e Melhor Figurino (para Rô Nascimento). O filme curitibano Mistéryos, dos diretores Beto Carminatti e Pedro Merege, recebeu o troféu de Melhor Maquiagem (para Marcelino Silva). O Prêmio Especial do Júri foi para Netto e o Domador de Cavalos, de Tabajara Ruas.

Diferenciado-se de todos os outros, o Festival da Lapa premia filmes de época, analisando cenografia, vestuário, maquiagem, reconstituição de época, etc... E mais: além de exibições caprichadas (imagem e som excelentes) no histórico Cine Imperial, o Festival da Lapa também promove exibições a céu aberto, levando o cinema brasileiro para milhares de pessoas que, não raro, jamais haviam visto uma produção nacional na tela grande.

O Festival da Lapa 2008 contou ainda com outras duas mostras competitivas. Na Competitiva de Curta-metragem, Apenas 2 Garotos, de Sérgio Bloch (RJ), levou o troféu Tropeiro de Melhor Filme. O Melhor Filme pelo Júri Popular foi Hóspede Secreto, de Fernando Severo (PR), e o Melhor Diretor, escolhido pelo Júri Oficial do festival, foi Caio Bortolotti por Quando o Universo Conspira (RJ). Fechando a premiação do evento, na Competitiva de Filmes para Telefone Celular, o vencedor foi Personas Sobre Rodas - Jacaré de Patins, também de Bloch.

Organizado pelo Instituto Histórico e Cultural da Lapa e pelo Instituto Borges da Silveira, o Festival da Lapa vem sendo realizado com a intenção de, além de contemplar o público do interior com a nova produção audiovisual, incentivar a disseminação cultural, dando oportunidade ao surgimento de novos talentos e o enriquecimento da experiência estética da população.

Ah, e lá vai um pouco de história, que não faz mal pra ninguém: a cidade da Lapa foi palco de um importante episódio da história do Brasil, na batalha conhecida como "cerco da Lapa". Nela, as tropas republicanas resistiram durante 26 dias até sucumbirem ante o maior contingente do exército federalista, mas deram tempo suficiente ao marechal Floriano Peixoto para organizar suas tropas e deter os maragatos. Em função de ser uma das mais preservadas cidades históricas do Brasil, a Lapa tem sido cenário de diversas produções cinematográficas, entre elas os longas Preço da Paz e Cafundó.


fonte: cineclik

Nenhum comentário: