sábado, 15 de novembro de 2008

Mostra de cinema brasileiro exibe longas pela 1ª vez na Espanha


A 2ª Mostra de Cinema Brasileiro "Cinema Novo" leva a Madri e mais duas cidades da Espanha, a partir desta quarta-feira, 13 filmes nunca antes exibidos em telas espanholas, começando por Ensaio Sobre a Cegueira, de Fernando Meirelles, baseado no livro homônimo de José Saramago, com Julianne Moore e Gael García Bernal.

A mostra, que, em sua primeira edição, limitara-se a Madri, desta vez crescenta suas projeções a Salamanca e Alcalá de Henares, nas proximidades da capital espanhola.

A lista conta com seis longas e seis curtas de ficção e um documentário.

O embaixador do Brasil na Espanha, José Viegas, lembrou na apresentação do evento a boa recepção que teve o festival de cinema brasileiro e afirmou que o sucesso conseguido na edição passada e a qualidade da presente darão continuidade a este evento.

Também hoje se projeta o documentário Estamira, no qual Marcos Prado conta a história de uma mulher que trabalha há mais de 20 anos em um depósito de lixo.

Os demais longas de ficção são Os desafinados - foto, de Walter Lima Jr.; Antonia, de Tata Amaral; Querô, de Carlos Cortez; Maré - Nossa História de Amor, de Lúcia Murat e Deserto Feliz, de Paulo Caldas.

O festival conta com apoio da brasileira Agência Nacional do Cinema (Ancine) e do Instituto Buñuel, da Sociedade Geral de Autores da Espanha (SGAE).

Durante a mostra, se realizará o "1º Encontro Hispano-Brasileiro de Cinema" reunindo amanhã profissionais dos diferentes setores cinematográficos de Brasil e Espanha, na busca de futuras co-produções.

Na sexta-feira, haverá uma mesa redonda com cineastas brasileiros para falar do presente e do futuro de sua indústria cinematográfica.

Além do "Cinema Novo", os curtas brasileiros farão parte simultaneamente do Festival Internacional do Curta-Metragem, que acontece em Alcalá de Henares, terra natal do escritor Miguel de Cervantes.

fonte: EFE

Nenhum comentário: