sábado, 15 de novembro de 2008

Dois projetos brasileiros estão entre os finalistas do Filmmaker Award


Na última semana, o Sundance Institute e o canal japonês NHK anunciaram os doze finalistas da edição 2009 do Filmmaker Award para novos diretores. A seleção, que elege um representante em quatro partes do mundo - EUA, Europa, Japão e América Latina - tem dois projetos brasileiros concorrendo ao prêmio de US$ 10 mil.


O primeiro dos três finalistas da América Latina é "Casa Grande", do carioca Fellipe Barbosa, que já participou anteriormente do Festival de Sundance com os curtas "La Muerte es Pequeña" e "Salt Kiss". Ele concorre com o também brasileiro "O Homem das Multidões", de Cao Guimarães e Marcelo Gomes, diretor premiado em Cannes, em 2005, após a exibiçao de "Cinema, Aspirinas e Urubus", na mostra Un Certain Regard. Os dois filmes disputam ainda a representação latina com o longa “La Preceptora Nacional”, do argentino Diego Lerman.

Os quatro projetos vencedores serão anunciados apenas no dia 22 de janeiro, durante a edição 2009 do festival, que acontece entre os dias 15 e 25. Fundado por Robert Redford, o Sundance Institute é um dos principais apoiadores do cinema independente nos EUA. Em 1985, a instituição incorporou o U.S Film Festival, existente desde 1978, para a sua agenda oficial de eventos, mudando seu nome para Sundance. Hoje, o festival é o maior do país voltado para o gênero, e há treze anos promove esta parceria com a NHK para premiar projetos independentes ao redor do mundo.

Além do Filmmaker Award, o instituto e a emissora também promovem anualmente um evento semelhante na Ásia, para diretores emergentes.

Para mais informações sobre o Festival de Sundance, acesse o site Sundance Festival 2009.

fonte: revista do cinema online

Nenhum comentário: