sábado, 15 de novembro de 2008

Começa Curta Canoa 2008


A programação do IV Curta Canoa, realizado na praia de Canoa Quebrada, no Ceará, teve início nesta terça-feira, 11, com a exibição de 5 vídeos e 4 filmes na Mostra Competitiva. A noite foi marcada pela exibição de produções em outras três mostras especiais.

A Mostra Competitiva de vídeos começou com a exibição do documentário "Loucos de Futebol", realizado pelo cineasta cearense Halder Gomes, que aborda o fanatismo da torcida do time de futebol Fortaleza. O cineasta não só comanda o curta, como também aparece no meio do fervor da torcida, sempre fiel ao seu clube. Como é dito ao fim do curta, não há imparcialidade no que foi abordado, ficando como registro de um fã ao seu time.

"O Luiz de Fortaleza", do também cearense Afonso Celso, traça a trajetória do Cine São Luiz, sala de cinema mais antiga do Ceará e que até hoje recebe projeções no centro da cidade de Fortaleza. O cineasta aborda desde o surgimento luxuoso da sala, suas primeiras projeções e o elitismo dos freqüentadores.

A idéia de "O Luiz de Fortaleza" é válida por se tratar de um patrimônio cearense, porém acabou sendo mal utilizada por mostrar o passado do teatro, sem investiguar como ele está atualmente, suas dificuldades, mitos e realidades sobre a preservação do prédio.

O documentário carioca "Hiato", de Vladimir Seixas, tomou como base uma manifestação que ocorreu em 2000 de pessoas de baixa renda em um shopping da cidade do Rio de Janeiro. Os manifestantes procuraram mostrar ao país a situação que vivem, visitando um shopping, arrancando olhares estranhos da "elite" e assustando vendedores de lojas, que fecharam suas portas.

Além de uma crítica social, o documentário funciona perfeitamente ao mostrar imagens de arquivo captadas pela imprensa na época, por realizar o debate midiático de cobertura do ocorrido e por trazer, oito anos depois, pessoas que estiveram na manifestação e que ainda têm tanto a argumentar para a sociedade. "Hiato" certamente já é um dos grandes concorrentes do festival.

"Canoa de um Pau Roxo" apresenta a vida de homens que ganham a vida construindo canoas. Despertando pouco interesse, o documentário se perde por priorizar offs de pessoas que não sabemos se eram as mesmas das imagens exibidas. Entretanto, a fotografia do vídeo chama atenção por sua sensibilidade.

O último curta da categoria de vídeo foi a animação "Calango!", exibido ano passado no Cine Ceará, que mostra a busca de um calango por uma mosca para saciar a fome. O curta ganhou a simpatia do público de Canoa Quebrada, sendo o mais aplaudido da noite.

"Profetas da Chuva e da Esperança" iniciou a Mostra Competitiva de filmes, com o registro de profetas que vivem no interior nordestino e que estabelecem uma forte ligação com a natureza. A diretora Márcia Paraíso apela para um visual belíssimo que contribui para a narração do filme, com a fotografia impecável.

A ficção "Ellen e Davi" mostra a vida de duas pessoas solitárias que vivem em Copacabana. Um deles é um cego músico e a outra é uma garota de programa. Os dois são vizinhos e passam a se comunicar entre as paredes de seus quartos.

O documentário "O Guarani" tem como personagem o cinema Guarani, patrimônio de Salvador (BA). As ricas imagens de arquivo mostram o desempenho do cinema durante os anos, que sempre influenciou a produção cinematográfica bahiana. Ainda revelam a importância do cineasta Glauber Rocha para a cidade, que teve seu nome adotado para a sala de projeção anos depois. O curta segue a mesma linha de "O Luiz de Fortaleza", porém consegue superar as dificuldades deste e se revela uma produção impecável.

Finalizando a Mostra de filmes, a ficção "Ecos da Terra" (foto) procura conscientizar o público da importância de preservar natureza. Porém, mais do que isso, o curta transporta de maneira curiosa o sofrimento de uma "árvore", interpretada por uma mulher, em uma calçada, onde passa todos os tipos de abusos e falta de educação dos transeuntes. Não há como não se emocionar e aplaudir a beleza da produção, que é simples, mas eficiente e inteligente em sua proposta.

A noite foi encerrada com a exibição do curta argentino "Hombre Rana" na Mostra Latina-Americana, do cearense "Quer Navegar?" na Mostra Jaguaribana, e de "Um Artista Chamado Zé" na Mostra Especial.

O IV Curta Canoa acontece até sábado, 15, no Pólo de Lazer da praia de Canoa Quebrada. Para conferir a programação completa, clique aqui.

fonte: cinema com rapadura

Nenhum comentário: