quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Academia Britânica de Cinema apresenta relação de indicados ao prêmio Bafta


Os filmes "Slumdog millionaire", de Danny Boyle, e "O curioso caso de Benjamin Button", de David Fincher e protagonizado por Brad Pitt, receberam cada um 11 indicações para os prêmios Bafta, segundo relação anunciada nesta quinta-feira (15) pela Academia Britânica de Cinema. Os prêmios, considerados o Oscar do cinema britânico, serão entregues na Royal Opera House, de Londres, no dia 8 de fevereiro.

Já a produção "Frost/Nixon" conta com seis candidaturas, enquanto "The Reader" tem cinco.

"Milk - A Voz da Igualdade", candidato a melhor filme, conta com quatro candidaturas no total, as mesmas que "Foi apenas um sonho", de Sam Mendes, entre elas de melhor roteiro adaptado.

As outras produções que concorrem na categoria de melhor filme são "O Curioso Caso de Benjamin Button" e "The Reader".

Já os candidatos para o prêmio de melhor ator são Frank Langella, por "Frost/Nixon", Dev Patel, por "Slumdog Millionaire", Sean Penn, por "Milk - A Voz da Igualdade", Brad Pitt, por "O Curioso Caso de Benjamin Button", e Mickey Rourke, por "O Lutador".

Já na categoria de melhor atriz a britânica Kate Winslet aparece com duas indicações, por "The Reader" e "Foi apenas um sonho".

Nesta mesma categoria aparecem Angelina Jolie, por "A Troca", Kristin Scott Thomas, por "I've loved you sob long", e Meryl Streep, por "Dúvida".

O falecido ator Heath Ledger foi nomeado candidato a melhor ator coadjuvante por "Batman - O Cavaleiro das Trevas".

Concorrerão com ele nesta categoria Robert Downey Jr., por "Trovão Tropical", Brendan Gleeson, por "Na mira do chefe", Philip Seymour Hoffman, por "Dúvida", e Brad Pitt, por "Queime Depois de Ler".

Já na categoria de melhor atriz coadjuvante a espanhola Penélope Cruz concorre por sua atuação em "Vicky Cristina Barcelona" com Amy Adams, por sua atuação em "Dúvida", Freida Pinto, por seu papel em "Slumdog Millionaire", Tilda Swinton por sua participação em "Queime Depois de Ler" e Marisa Tomei, por "O Lutador".

fonte: g1, EFE

Ancine seleciona 7 longas para Encontro de Produtores


No encontro promovido pela Agência Nacional do Cinema em parceria com o German Films e o Filmförderungsanstalt (FFA), com apoio do Cinema do Brasil, os produtores brasileiros terão a oportunidade de apresentar seus projetos, de forma estruturada (pitching), a produtores alemães. Cada apresentação terá, no máximo, 10 minutos. Brasil e Alemanha assinaram acordo de coprodução cinematográfica em 2005, durante o Festival de Berlim daquele ano.

O custo do encontro de produtores é dividido entre os organizadores alemães, o Cinema do Brasil e os próprios produtores selecionados. O acordo Brasil-Alemanha foi estabelecido em decreto do presidente Lula em fevereiro de 2008, e cria facilidades para financiamento, filmagens e exibição nos dois países.

Quanto ao Festival de Cinema de Berlim, a organização do evento ainda não divulgou a lista completa dos filmes selecionados para todas as suas mostras. Até o momento, o Brasil tem 2 representantes confirmados na mostra Panorama: Garapa, novo longa de José Padilha, e Vingança, dirigido por Paulo Pons e estrelado por Bárbara Borges e Erom Cordeiro. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Os projetos selecionados são os seguintes:

A Montanha - produção Três Mundos e Primo Filmes, direção de Vicente Ferraz.

Dois Sequestros - produção Zencrane Filmes, direção de Marcos Jorge.

Heleno - produção RT/Features e Videofilmes, direção de José Henrique Fonseca.

Praia do Futuro - produção Coração da Selva, direção de Karim Aïnouz.

Rania - produção Latitude Sul Produções Artísticas, direção de Roberta Marques.

Terreno em Berlim - produção Gullane Filmes e Caos Produções, direção de Cao Hamburger.

Uma Mulher Uma Arma - produção Ioiô Filmes, direção de Heitor Dhalia.

fonte: yahoo cinema