quarta-feira, 24 de março de 2010

Festival de documentários da América do Norte homenageia América do Sul


O maior festival de documentários da América do Norte, Hot Docs, incluirá um programa especial dedicado aos filmes sul-americanos em sua próxima edição, que será realizada de 29 de abril a 9 de maio.

Os programadores de Hot Docs selecionaram neste ano para o programa "Made in South América" ("Feito na América do Sul") 12 documentários do Brasil, Argentina, Chile e Colômbia. Dez são longas-metragens e dois são curtas.

O diretor de programação de Hot Docs, Sean Farnel, explicou hoje à Agência Efe que a atenção que o festival presta aos documentários da América do Sul tem o objetivo de remediar a pouca presença dos trabalhos feitos nesta região.

"Os filmes da América do Sul estiveram pouco representados no festival e queríamos corrigir essa distorção. Queríamos conhecer um pouco melhor o panorama cinematográfico. E descobrimos muitos cineastas fazendo coisas interessantes na área dos direitos humanos, política, mas também em cultura popular".

Os filmes brasileiros escolhidos são: "B1", "Geral", "Beyond Ipanema" e "Cidadão Boilesen".

Ao todo, Hot Docs projetará em sua 17ª edição 166 filmes (dos mais de 2 mil apresentados para seleção) de 41 países.

fonte: EFE, amo cinema

GLOBO DE OURO 2011: Anunciada data de cerimônia


O Globo de Ouro 2011 já tem data marcada. De acordo com o anúncio feito pela Hollywood Foreign Press Association, a cerimônia acontecerá em 16 de janeiro, no Beverly Hilton Hotel, em Beverly Hills na Califórnia. Será a 68ª edição da premiação que antece o Oscar.

Os prêmios do Globo de Ouro são entregues anualmente para os melhores profissionais da televisão norte-americana e cinema e são conhecidos como um dos maiores méritos que esses profissionais podem receber, perdendo apenas para o Oscar (cinema) e para o Emmy (televisão).

Em 2010, a premiação foi realizada no dia 17 de janeiro, em Los Angeles, e contou com 25 categorias e mais de 25 nomes para a apresentação dos prêmios.

fonte: cineclik