quinta-feira, 2 de abril de 2009

8ª Mostra do Filme Livre homenageará Sérgio Ricardo e Canibal Filmes


O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) ficará mais diverso a partir de terça-feira. Entre os dias 7 e 26 de abril, o espaço carioca sediará a oitava edição da Mostra do Filme Livre. Em torno de 300 obras serão exibidas, tanto para as sessões competitivas quanto às especiais, como homenagem e infantil. Conhecida como pioneira na exibição e aceitação de filmes que independem do formato ou do ano de produção, a MFL 2009 pretende divulgar a produção audiovisual independente brasileira. Além disso, o evento contará com duas homenagens e uma retrospectiva, ao lado de oficinas e debates.

O escritor, artista plástico, compositor e cineasta Sérgio Ricardo é um dos homenageados nesta edição. Pouco lembrada, sua obra cinematográfica será exibida na íntegra. Nesta seleção, estão raridades como "A noite do espantalho", que conta com atuações de Alceu Valença e Geraldo Azevedo. O trabalho mais conhecido de Sérgio Ricardo também estará presente: "Deus e o diabo na terra do sol", em que colaborou com a trilha sonora.

O outro homenageado será Petter Baiestorf, criador da produtora Canibal Filmes. O catarinense, popular por seus vídeos escrachados de horror, terá uma retrospectiva para seus trabalhos, além de participar de debates e do júri da MFL 2009.

Além da obra de artistas específicos, haverá sessões para uma nova geração de cineastas e artistas. A sessão, chamada "Novos Mineiros", exibirá os trabalhos de representantes recentes do audiovisual em Minas Gerais. Também serão promovidos debates com os artistas Gabriel Sanna, Igor Amin, Joacélio Batista e Vinícius Cabral, que fazem parte da retrospectiva.

A Mostrinha Livre, dedicada ao público infantil, terá sessões aos sábados e domingos, a partir do 12h00m. Outras mostras ocorrerão paralelas aos eventos principais. São estas: "Sexuada", "Pílulas", "Mundo Livre" e "Curta o curta". A Associação de Cineclubes do Rio de Janeiro (Ascine-RJ) também mostrará filmes da MFL 2009. Obras selecionadas poderão ser vistas em cineclubes pelo Rio de Janeiro, além do CCBB.

Já concorrendo aos prêmios do júri, estão 229 filmes. A premiação é dividida em três categorias. "Filme Livre" é direcionado para as produções sem apoio de recursos públicos, independentemente do ano em que tenham sido realizados. "Oficinando" é para filmes provindos de escolas e cursos de cinema, além de oficinas audiovisuais. "Caríssima liberdade", por sua vez, reconhece as obras que contaram com financiamento público. Dependendo da categoria, a vitória pode trazer desde dinheiro a uma assinatura da revista Plano B.

O evento é gratuito, mediante a distribuição de senhas com meia hora de antecedência.

Mais informações no site
http://www.mostradofilmelivre.com/

Serviço:
8° MOSTRA DO FILME LIVRE 2009
7 a 26 de abril
Sessões diárias 15h às 20h na sala de cinema e vídeo
Sessões infantis aos sábado e domingos de 12h as 13h30
Distribuição de senhas com 30 minutos de antecedência
Centro Cultural Banco do Brasil - Rio de Janeiro
Rua Primeiro de Março, 66 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Informações pelo telefone (21) 3808-2020

fonte: almanaque virtual

Nenhum comentário: