domingo, 12 de abril de 2009

Prêmio de cinema brasileiro premia filme para celular

O Grande Prêmio Vivo do Cinema Brasileiro, o maior prêmio do cinema nacional vai ser entregue em um evento no dia 14 de abril, às 21 horas, no Espaço Vivo Rio. Vencedores das 25 categorias receberão o Troféu Grande Otelo.

Membros da Academia Brasileira de Cinema votam secretamente, via internet. A auditoria é feita pela PricewaterhouseCoopers, empresa que também é responsável pela apuração do Oscar. Os votos são sigilosos e o resultado só é conhecido durante a cerimônia de premiação.

O público também pode votar. A Vivo, patrocinadora do evento, disponibilizou números para a votação em três categorias especiais: melhor longa-metragem de ficção nacional e melhor longa-metragem de ficção estrangeiro através do voto popular e melhor filme para telefones celulares.

Para participar, basta enviar gratuitamente um torpedo para o número 22211 com o nome da obra escolhida. Outra forma de votação disponível é via internet, no site http://www.academiabrasileiradecinema.com.br/.

O público desta vez pode concorrer a um prêmio, além de votar. Quem quiser fazer um filme de até 1 minuto, pode concorrer na categoria Melhor Filme para Celular. As inscrições vão de 20/03 a 06/04. O Vencedor receberá o troféu durante a premiação, com direito a acompanhante, passagem e hospedagem no Rio de Janeiro. Para se inscrever, basta entrar no site da Academia Brasileira de Cinema.

O grande homenageado da premiação será o cineasta Nelson Pereira dos Santos, um dos precursores do movimento do Cinema Novo. Para Roberto Farias, presidente da Academia Brasileira de Cinema, “Nelson é nosso maior cineasta, unanimidade nacional e símbolo de luta pela liberdade de expressão. Nelson foi muito além do cinema, premiado e homenageado no Brasil e no exterior, seu nome está gravado entre os maiores cineastas do mundo. A Academia Brasileira de Cinema orgulha-se do seu convívio e de ter entre seus membros este imortal no cinema e na Academia Brasileira de Letras”.

Novas categorias foram criadas para esta edição. Também serão premiados os profissionais das categorias de melhor longa-metragem infantil e melhor trilha sonora original. O prêmio de melhor efeito especial passou a se chamar prêmio de melhor efeito visual.

Concorreram ao Grande Prêmio Vivo do Cinema Brasileiro todos os filmes lançados comercialmente entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2008. Mais de 100 filmes entre longas nacionais de ficção, documentários e filmes estrangeiros participaram da seleção. Ao todo, foram mais de mil profissionais indicados. O primeiro turno da votação foi realizado entre os dias 18 de fevereiro e 05 de março de 2009. Neste período, foram escolhidos os cinco finalistas de cada categoria. Em sete delas houve empate. Por causa da votação disputada, as categorias de melhor som, melhor montagem ficção, melhor figurino, melhor direção de arte, melhor fotografia, melhor ator e melhor longa-metragem documentário terão seis finalistas. A segunda e última etapa da votação acontece a partir do dia 13 de março.

Dentre os finalistas, destaque para as produções nacionais Estômago e Meu Nome não é Johnny, cada uma com 14 indicações, seguido por Ensaio sobre a Cegueira, concorrendo em 13 categorias e Chega de Saudade, finalista em 11 prêmios.

A cerimônia de entrega do Grande Prêmio Vivo do Cinema Brasileiro acontecerá no Espaço Vivo Rio. O público poderá acompanhar ao vivo, pelo Canal Brasil, a partir das 21 horas.

Para ver a lista de indicados, clique aqui.

fonte: cineplayers

Nenhum comentário: