terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Os Filmes que Não Fiz é premiado em Atibaia


Foram revelados na noite deste sábado (24/1) os vencedores do 4º FAIA - Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual, realizado desde o dia 20 na cidade de Atibaia, localizada no interior do Estado de São Paulo.

A festa de entrega dos prêmios foi inaugurada por alunos do projeto Música e Cidadania, da Prefeitura de Atibaia; trata-se de uma banda de metais e percussão, que animou a platéia com repertório formado por músicas que iam desde Pixinguinha a Tim Maia, passando por versões músicas dos Beatles em ritmo de samba. O curta-metragem Super Sushi, produzido pelos alunos da Oficina de Audiovisual, foi exibido na sequência, antes da revelação dos vencedores desta edição. O ator Fábio Cardoso, nascido na cidade do interior paulistano, foi homenageado.

A premiação do festival reiterou o talento de curtas já premiados em outras mostras. O grande vencedor entre os filmes feitos em 35mm foi Os Filmes que Não Fiz, do mineiro Gilberto Scarpa, que, em maio do ano passado, já havia se sagrado o grande vencedor do Cine PE. O filme satiriza diretores que são experts em conceber os argumentos mais geniais para embasar um filme, mas nunca saem do papel.

Confira os vencedores do Troféu Sapuari. Além deste prêmio, o vencedor na Categoria de Melhor Filme em 35 mm também levou R$ 8 mil em dinheiro, mais prêmio em serviços oferecido pelos Estúdios Quanta. O Melhor Vídeo ganhou R$ 4 mil em dinheiro e serviços dos Estúdios Quanta.

Melhor Filme 35 mm: Os Filmes que Não Fiz, de Gilberto Scarpa (MG).
Melhor Vídeo: Amanda e Monick, de André da Costa Pinto (PB).
Melhor Direção: César Cabral (Dossiê Rê Bordosa) (SP).
Melhor Fotografia: Roberto Santos Filho (A Vida é Curta) (PE).
Melhor Ator: Jorge Junior (Dez Centavos) (BA).
Melhor Atriz: Berta Zemel (Os Sapatos de Aristeu) (SP).

O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica do Estado de São Paulo (Sindcine) escolheu os seguintes vencedores em premiação paralela:

Melhor Direção: Gilberto Scarpa (Os Filmes que Não Fiz) (MG).
Melhor Fotografia: Roberto Santos Filho (A Vida é Curta) (PE).
Melhor Montagem: Thelmo Corrêa (Imparcial (RS).
Melhor Roteiro: René Guerra (Os Sapatos de Aristeu) (SP).

O Prêmio Don Quixote, oferecido pela Federação Internacional de Cineclubes (FICC), foi para Dez Centavos, com menção especial para Os Filmes que Não Fiz.


fonte: cineclik

Nenhum comentário: