terça-feira, 21 de abril de 2009

Tribeca começa amanhã com brasileiro 'Garapa' na disputa

Começa nesta quarta-feira (22), em Nova York, a oitava edição do Festival de Cinema de Tribeca (TFF). O evento foi criado em 2002 pelo ator e diretor Robert DeNiro, o mais ilustre morador do bairro localizado na porção meridional da ilha de Manhattan, com o objetivo de levantar o ânimo da região depois dos ataques de 11 de Setembro.

Este ano, o TFF enfrenta o fantasma da recessão que atinge os EUA e olha para as entranhas da própria cidade: um de seus mais ilustres cineastas, Woody Allen, estréia seu novo filme no festival. Whatever Works é seu primeiro longa filmado em Nova York após cinco anos rodando fora da cidade. O filme é uma comédia rápida e rasteira, de uma hora e meia, com o comediante Larry David (produtor-executivo e roteirista de Seinfeld e estrela da série Segura a Onda (HBO), Evan Rachel Wood e Patricia Clarkson no elenco.

O cineasta Spike Lee - nascido em Atlanta, mas que adotou Nova York -, que ficou famoso com o seu Faça a Coisa Certa, filme que retrata o Brooklyn, ilustre bairro da cidade (e onde também nasceu Woody Allen), também dá o ar da graça no evento. "Tudo tem seu tempo. Eu nunca havia participado do festival porque nunca tinha um filme pronto nesta época do ano, tradicionalmente me preparava para Cannes e Veneza. Mas, este ano, para compensar, estréio no TFF com dois filmes de uma vez só. Espero que eles me agüentem", brincou o diretor, com um suéter violeta e uma imensa cruz de prata na altura do tórax.

Lee apresentará no festival - que termina no dia 3 de maio e conta com 85 filmes de 36 países - os documentários Kobe Doin¿ Work, sobre o jogador de basquete astro da NBA Kobe Bryant e Passing Strange, sobre o musical de rock homônimo de imenso sucesso na Broadway.

"Como boa parte dos cinéfilos dos quatro cantos do planeta, eu me apaixonei por Nova York namorando-a nos filmes de Woody. Imagina nossa emoção em termos a estréia mundial de seu novo filme aqui no TIFF", comemora a produtora Jane Rosenthal, parceira de DeNiro no comando do festival. "A crise econômica afetou todo mundo, mas, mais do que nunca, precisamos sorrir um pouco, né? Então, teremos várias comédias nestes 12 dias de festival. Sim, tudo está mais minguado à nossa volta, mas estamos dando o melhor de nós", comentou a produtora.

Outras estréias que acontecem no badalado festival estão o novo longa do diretor Steven Sorderbergh, The Girlfriend Experience, com a atriz-pornô Sasha Grey, a nova produção de Stephan Elliott (de Priscilla, a Rainha do Deserto), o aguardado Easy Virtue, estrelado por Jessica Biel - e que já tem distribuição garantida no Brasil pela Sony Pictures -, e Serius Moonlight, com os quase cinqüentões Meg Ryan e Timothy Hutton.

Dentre os filmes que participam da competição internacional estão os documentários Garapa, do brasileiro José Padilha, e Only When I Dance (uma co-produção Brasil/Inglaterra), da inglesa Beadie Finzi. O Brasil também esquenta a disputa com os curtas Quase Todo Dia, de Gandja Monteiro, e Kogi, de Paula Gaitán.

O júri do festival, presidido por Uma Thurman, foi anunciado hoje pela própria atriz. "Como nova-iorquina da gema, tem sido maravilhoso perceber o quanto o festival tem impactado a cidade. Não recebemos nenhuma diretriz do Bob sobre como julgar os filmes, apenas espero que vejamos obras maravilhosas dos quatro cantos do planeta", disse a atriz.

Thurman convidou para o eclético corpo de jurados seus colegas Meg Ryan, Woopi Goldberg, Adrien Body, Thomas Haden Church, Debra Messing e Mary-Kate Olsen, assim como o âncora da NBC Brian Williams e a apresentadora da MSNBC e queridinha da esquerda Rachel Maddow (The Rachel Maddow Show).

"Para mim é incrível ver como o festival cresceu nestes sete anos e tornou-se parte do calendário cultural da cidade. Quero convidar a todos para aproveitar Tribeca e o festival nestas duas semanas de exibições de filmes e eventos gratuitos para a comunidade", disse DeNiro, abrindo oficialmente o festival que criou e que este ano volta para as suas origens nos braços de Woody Allen.

fonte: terra cinema

Nenhum comentário: