terça-feira, 21 de abril de 2009

Mostra Cinema de Bordas exibe filmes feitos por amadores em São Paulo


A mostra Cinema de Bordas exibe 17 filmes feitos por anônimos no Instituto Itaú Cultural em São Paulo, nos dias 22 a 26 de abril. A mostra selecionou produções caseiras, que apesar de precárias ou realizadas com equipamento rudimentar, demonstram um olhar criativo e o talento do realizador.

Numa sociedade movida pela imagem, os filmes oriundos de diversos cantos do país são movidos pela paixão dos realizadores pelo cinema. As produções audiovisuais foram garimpadas por Bernadette Lyra e Gelson Santana, ambos pesquisadores da Escola de Comunicação e Artes (ECA)-USP, durante uma pesquisa de campo: "O resultado é uma performance cinematográfica autofágica, que beira, perigosa e corajosamente, a estética trash. Cheia de sons e fúria, improviso e espetáculo, déjá vu e bom humor, artesania e imagens em movimento", segundo os curadores.

Como resultado quase natural do trabalho de pesquisa surgiu a mostra Cinema de Bordas, com filmes de gêneros diversos como horror, policiais, ficção científica, kung-fu, aventuras de histórias em quadrinhos, faroestes e comédias.

Na abertura do evento, na quarta-feira (22/04), às 20h, haverá uma palestra dos curadores sobre este tipo de produção e a exibição de dois curtas: Horror Capiau, do paulistano Dimitri Kozma, que mistura temas como o horror e o caipira e A Dama da Lagoa, uma história de crime e vingança, com roteiro e direção do lavrador mineiro Francisco Caldas de Abreu Jr.

Confira a programação da mostra Cinema de Bordas:

Dia 22/04 (quarta-feira)
20h - Horror Capiau, de Dimitri Kozma / A Dama da Lagoa , de Francisco Caldas de Abreu Jr. (antecedidos por palestra com os curadores Bernadette Lyra e Gelson Santana)

Dia 23/04 (quinta-feira)
17h - Insector Sun: O Guardião da Terra / A Hora da Verdade, de Chris Lee / Cocô Preto, de Marcos Bertoni / Era dos Mortos, de Rodrigo Brandão

20h - O Assassinato da Mulher Mental, de Joel Caetano / A Capital dos Mortos, de Tiago Belotti

Dia 24/04 (sexta-feira)
17h - Aventuras de Um Caçador, de José Manoel / O Rico Pobre, de Manoel Loreno

20h - O Soco Silencioso, de Lucas Moreira / Rambú IV: O Clone, de Júnior Castro

Dia 25/04 (sábado)
17h - Desaparecidos, de Antonio Marcos Ferreira / Zombio, de Petter Baiestorf

20h - A Valise Foi Trocada, de Simião Martiniano

Dia 26/04 (domingo)
17h - O Farol, de Francisco Caldas de Abreu Jr. / Patrícia Gennice, de Felipe M. Guerra

20h - Mangue Negro, de Rodrigo Aragão (foto)

Cinema de Bordas
De 22 a 26 de abril
Sala Itaú Cultural (247 lugares)
Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô
tel: (11)2168-1776/1777
Entrada franca

fonte: cineclik

Nenhum comentário: