sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Rito de Passagem realiza mostra de vídeos em Fortaleza


Durante os dias 14 e 16 de novembro, a Praça Verde do Centro Cultural Dragão do Mar, em Fortaleza (CE), receberá o evento Rito de Passagem - Canto e Dança Ritual Indígena. Além das exibições de canto e dança, o evento exibirá também uma mostra de vídeos a ser realizada no dia 15. A temática dos vídeos é indígena e a exibição ocorre no auditório do Centro Dragão do Mar, das 14 às 18h.

O Rito de Passagem é uma realização do IDETI (Instituto de Tradições Indígenas), com recursos Lei de Incentivo Cultural do Ministério da Cultura e o patrocínio da Petrobras. Em Fortaleza, o evento conta com a parceria do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Confira abaixo a programação da mostra:

- A’UWÊ UPTABI - O Povo Verdadeiro (1998, Núcleo de Cultura Indígena)

O documentário é uma iniciativa da aldeia indígena Xavante/Eteñiritipá (centro-oeste do Brasil), para revelar aos warazu (os brancos) a Tradição do povo A’uwê. São imagens dos primeiros contatos com os warazu na década de 40, das cerimônias atuais e do cotidiano da aldeia. Os homens mais velhos, protagonistas dessas histórias, relatam sobre a permanência da Tradição e a manutenção do território para as futuras gerações.

Direção: Angela Pappiani, Belisário Franca, Cristina M. Simões Flória, Jurandir Siridiwê Xavante
Duração: 32’

- PEJU KATU KYRINGUE’I - Venham Todas as Crianças (2004, Olhar Periférico/Museu de Arqueologia e Etnologia da USP)

Na terra indígena da Aldeia Krukutu em Parelheiros, localizada na periferia de São Paulo, as crianças m’ byá guarani vivem a sua cultura.

Direção e Montagem: Silvio Cordeiro e André Costa
Duração: 15’

- RITO DE PASSAGEM (2004, IDETI - Instituto das Tradições Indígenas)

O documentário traz para o público um pouco da história do projeto Rito de Passagem, realizado pelo IDETI desde o ano de 2000. São 8 povos indígenas do Brasil (Tukano, Xavante, Guarani, Krikati, Karajá, Mehinaku, Kaxinawá, Bororo) e o povo Ainu do Japão, apresentando trechos escolhidos de seus rituais para um público de mais de 30 mil pessoas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Goiânia. O documentário revela o cotidiano das aldeias indígenas que participaram do projeto.

Direção: Angela Pappiani/ Silvio Cordeiro
Narração: Jurandir Xavante
Duração: 52’

- Tainá-Kan – a Grande Estrela (2006, animação)

O curta-metragem Tainá-Kan (planeta Vênus) conta a lenda da Grande Estrela que, por amor, vem para a Terra na forma de um homem velho, que aqui encontra duas irmãs e duas formas de amor.

Essa lenda do povo Karajá explica porque os homens usam o Ahetô (magnífico cocar em forma de estrela); como esse povo aprendeu a plantar; o surgimento do pássaro Urutau e da Constelação das Plêiades.

O filme foi realizado em 3-D e seus personagens inspirados nas bonecas de cerâmica Karajá chamadas litiocós e nas pinturas corporais.

Direção, pesquisa, roteiro, edição: Adriana Figueiredo
Música: Branco Mello (Titãs) e Cantos tradicionais do povo Karajá
Duração: 20’

- Tapebas – resgate e memória de uma tribo

Documentário sobre as lutas do povo Tapeba por seu território e direitos

Direção: Eusélio Oliveira
Duração: 63 ‘

- Manoá – A lenda das queixadas (2000)

Mito do povo Guarani Nhandewa resgatado e adaptado por Carlos Papá Mirim, Guarani nascido e criado na aldeia Silveira, em São Paulo, com atuação da comunidade Guarani da aldeia Krukutu.

Direção: José Alberto Mendes
Roteiro Carlos Papá Mirim (Guarani)
Duração: 30’



Rito de Passagem - Canto e Dança Ritual Indígena

De 14 a 16 de novembro, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Dia 14 às 20h: Tapeba (CE), Pitaguari (CE), Jenipapo-Kanindé (CE) e Tremembé (CE); Dia 15 às 20h: Guarani (SP); Dia 16 às 20h: Karajá (TO).

Ingressos: R$ 2,00 (inteira) e R$ 1,00 (meia).

Informações: (85) 3488.8600, 3488.8606, I D E T I - Instituto das Tradições Indígenas e Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

fonte: cinema com rapadura

Nenhum comentário: