domingo, 21 de março de 2010

Brasileiros brilham em Festival de Cinema de Punta del Este


O filme brasileiro "Os famosos e os duendes da morte", de Esmir Filho, venceu o XIII Festival Internacional de Cinema de Punta del Este que terminou este domingo nessa cidade turística do Uruguai, 140 km a leste de Montevidéu.

Dirigido por Esmir Filho, o filme narra a vida de um adolescente que passa seus dias entre a virtualidade da Internet e as ruas vazias de seu povoado, até que a chegada de um misterioso jovem e a possibilidade de assistir a um show de Bob Dylan alteram sua perspectiva.

"É um filme jovem e renovador, com uma particular sensibilidade marcada pelos tempos da Internet", destacou o diretor do festival, Álvaro Buela, à AFP.

A brasileira Alice Braga foi escolhida a melhor atriz pela atuação no filme "Cabeça a prêmio", de Marco Ricca.

Esmir Filho e Alice Braga estiveram presentes no palco da Sala Cantegril para receber seus prêmios.

Durante a cerimônia de premiação, o ator brasileiro José Wilker, convidado especial do festival, recebeu uma homenagem especial da cidade de Punta del Este.

O prêmio de Melhor Ator foi vencido pelo espanhol Eduard Fernández por sua atuação no filme "Tres días con la familia", da espanhola Mar Coll. Como Melhor Diretor, o júri premiou o chileno Alejandro Fernández Almendras pelo filme "Huacho".

O voto dos espectadores foi para o filme "Paco", do argentino Diego Rafecas, que subiu ao palco para receber o prêmio, acompanhado pelos atores Tomás Fonzi, Romina Ricci e Esther Goris.

O Festival de Punta del Este, que exibiu 80 filmes de 20 países, homenageou a atriz brasileira Glória Menezes no 50º aniversário de seu primeiro filme: "O Pagador de Promessas".

fonte: AFP, EFE, uol cinema

Nenhum comentário: