terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Crítico da revista "The New Yorker" publica lista dos dez melhores filmes do ano


Semanas depois de ter publicado uma lista com os melhores filmes da década, a revista New Yorker divulgou no início deste mês lista dos melhores filmes do ano, segundo um dos críticos da publicação, David Denby. Curiosamente, Denby começa falando de "Bastardos Inglórios", um dos títulos que não foram eleitos por ele, nem como menção honrosa. Responde a leitores irados com sua crítica avassaladora a ao filme de Quentin tarantino, um hit em outras listas publicadas até o momento.

A lista de Denby tem algumas particularidades, especialmente para o público brasileiro atento ao que as distribuidoras, sejam majors ou não, lançam nos nossos cinemas e o que despejam nas locadoras sem nenhum cuidado. "Guerra ao Terror", de Kathryn Bigelow, é um desses casos. Lançado aqui diretamente em DVD dois meses antes de chegar às salas americanas, teve uma repercussão mínima junto ao público e acabou enterrando as possibilidades de uma grande narrativa sobre a guerra insana promovida por Bush. No entanto, quando aterrissou nas telas americanas, sofreu lá os benefícios daquilo que no jargão dos exibidores chama-se de "boca-a-boca", um efeito cascata provocado pelos elogios do público local.

O mesmo aconteceu com "Férias Frustradas de Verão", de Gregg Mottola, o mesmo diretor do ótimo "Superbad - É Hoje". Os dois filmes, por sinal, foram lançados aqui diretamente nas estantes das locadoras por conta de apostas mercadológicas e preconceitos arraigados do pessoal que lida com o mercado cinematográfico. Perderam a chance de satisfazer um público fiel e interessado nesse tipo de comédia, além da chance de faturar nas bilheterias.

Há ainda casos como o de "The White Ribbon", de Michael Haneke, e "The Messenger", de Oren Moverman, sucessos nos circuito de festivais e mostras de cinema que não têm previsão de lançamento nos cinemas.

A seguir, a lista completa de David Denby, na "The New Yorker":

"Guerra ao Terror", de Kathryn Bigelow
"The White Ribbon", de Michael Haneke
"The Messenger", de Oren Moverman
"Funny People", de Judd Apatow
"Férias Frustradas de Verão", de Greg Mottola
"Up - Altas Aventuras", de Pete Docter
"The Last Station", de Michael Hoffman
"O Fantástico Sr. Raposo", de Wes Anderson
"Amor Sem Escalas", de Jason Reitman

Menções honrosas: "Abraços Partidos", "Inimigos Públicos", "Invictus", "Duplicidade", "Educação", "Crazy Heart", "(500) Dias Com Ela", "Tyson", "Food Inc."

fonte: uol cinema

Nenhum comentário: