sábado, 30 de janeiro de 2010

Secretaria do Audiovisual abre inscrições de cinco editais


Sílvio da Rin, Secretário do Audiovisual, anunciou nesta quinta feira a abertura de cinco editais da SAv. As inscrições serão abertas amanhã, e seguirão até dia 15 de março. A principal mudança na dinâmica dos editas da SAv, é a divisão do edital de desenvolvimento em três partes: uma para roteiristas profissionais, outra para criação de roteiros na temática infantil e a última para roteiristas iniciantes.

O primeiro será de 50 mil reais para cada um dos 7 escolhidos; o segundo terá o mesmo valor, mas será distribuido entre 3 projetos vencedores. A novidade fica por conta da terceira parte: 12 projetos de roteiristas iniciantes receberão R$25 mil cada, além disso, os contemplados assistirão a seminários com especialistas e terão uma tutoria durante os 9 meses de desenvolvimento do projeto.

O Edital de Baixo Orçamento também sofreu alterações. Houve aumento de 5 para 7 projetos, e o valor passou de 1 milhão de reais para 1,2 milhões. A própria denominação B.O. aumentou para o Ministério da Cultura: antes eram filmes que poderiam ser feitos com no máximo 1,2 milhões de reais, hoje, devida a mudança no edital, os B.Os são filmes que poderão ter até R$1,5 milhões de orçamento.

Além destes, tem também o Edital para curta-metragens, 20 serão contemplados com 80 mil reais. Sílvio da Rin comentou que nesse edital não terá limitações com relação ao formato, portanto, se tiver algum projeto de animação será muito bem aceito, segundo o secretário.

fonte: revista de cinema online

Nenhum comentário: