terça-feira, 24 de março de 2009

'É Tudo Verdade' começa no Rio e SP com filmes totalmente opostos

Começa nesta terça-feira, em São Paulo e no Rio de Janeiro, a 14ª edição do É Tudo Verdade, festival internacional de documentários na América Latina. As mostras competitivas vão ganhar espaço nesta quarta-feira, nas duas capitais, até o dia 5 de abril. Depois disso, o festival segue em Brasília, entre 13 e 26 de abril.

Os filmes Cartas ao Presidente, de Petr Lom, e Domingos, de Maria Ribeiro, abrem o festival em São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente. Cartas ao Presidente desdobra o governo iraniano por meio de fortes depoimentos, focando, principalmente, nas novas eleições presidenciais, que dá por quase certa a vitória de Mahmoud Ahmadinejad, atualmente no poder.

Mais voltado ao público carioca, Domingos é o retrato do artista brasileiro Domingos de Oliveira, cabeça por trás do seriado Confissões de Adolescente. O contraponto entre Rio de Janeiro e São Paulo é visível. Um filme provoca e o outro parece "soprar a mordida" que o festival dá nos espectadores brasileiros.

Ao todo, sete médias e longa-metragens disputam o prêmio CPFL/É Tudo Verdade, no valor de R$ 100 mil. São eles: Garapa, esperado filme de José Padilha, Cidadão Boilesen (Chaim Litewski); Cildo (Gustavo Rosa de Moura); Corumbiara (Vincent Carelli); A Chave da Casa (Paschoal Samora e Stela Grisotti); Moscou (Eduardo Coutinho) e Sobreviventes (Miriam Chnaiderman e Reinaldo Pinheiro).

fonte: terra cinema

Nenhum comentário: