sábado, 17 de outubro de 2009

Festival de Cinema de Porto Alegre tem início neste sábado


Começa neste sábado (17), na capital gaúcha, a sexta edição do CineEsquemaNovo - Festival de Cinema de Porto Alegre (CEN 2009). O evento, que foca na produção audiovisual independente brasileira, vai exibir 112 filmes, divididos em sete mostras, até o dia 24 de outubro.

Loveless”, do paulista Cláudio Gonçalves, abre a mostra competitiva de longas-metragens às 19h30, na sala P.F. Gastal da Usina do Gasômetro, e marca a estreia em longa do diretor de curtas e videoclipes. A trama conta uma história de morte e vingança de dois homens apaixonados pela mesma mulher.

Na competição, o público também poderá assistir ao premiado documentário “A casa de Sandro”, de Gustavo Beck, sobre o artista plástico Sandro Donatello Teixeira, que vive em isolamento; “Praia do futuro”, projeto que envolveu 18 jovens diretores brasileiros sobre a badalada praia localizada na capital cearense; e “Ressaca”, do carioca Bruno Vianna. Por meio de uma interface para edição no sistema touch screen, o longa será montado pelo diretor em tempo real, diante da platéia, durante a exibição.

A programação também vai contar, entre outras, com a Mostra Cine em Construccíon, com produções latino-americanas apoiadas pelo projeto de mesmo nome, realizado anualmente no Festival de Toulouse, na França; e a Mostra Cinema Marginal Brasileiro, com filmes nacionais clássicos e outros nunca lançados comercialmente, como “Bang bang” (1971), da diretora Andrea Tonacci, e “Sem essa, aranha” (1970), de Rogério Sganzerla.

O encerramento do CineEsquemaNovo 2009 terá a pré-estréia internacional do longa-metragem norte-americano “Stingray Sam” -- foto, de Cory McAbee, exibido este ano no Festival de Sundance, nos Estados Unidos.

Com entrada gratuita, o festival terá exibições na Sala P.F. Gastal da Usina do Gasômetro, no Cine Santander Cultural e no Cine Bancários. Além das projeções, o evento terá debates com cineastas participantes. Veja a programação completa no site www.cineesquemanovo.org.

foto: g1 cinema

Nenhum comentário: