quinta-feira, 1 de abril de 2010

Em abril, Festival SESC Melhores Filmes 2010


O mais antigo festival de cinema da cidade de São Paulo, o Festival SESC Melhores Filmes 2010 chega com novidades em sua 36ª edição. Com 315 filmes concorrentes, sendo 85 títulos nacionais (incluindo 56 documentários e quatro coproduções), as melhores produções de 2009 foram votadas por críticos de todo o país e júri popular, e os vencedores serão exibidos entre 08 e 29 de abril. No total, o Festival exibirá 36 filmes, sendo 20 internacionais e 16 nacionais.

Em 07 de abril, será realizada a noite de premiação com apresentação do jornalista da TV Cultura, Cunha Jr. Os melhores filmes foram eleitos por mais de 12 mil votos do público e mais de 70 críticos de todo o território nacional em seis categorias nacionais e quatro internacionais. Os vencedores irão receber o prêmio idealizado pelo artista Emanuel Araújo.

Um dos grandes destaques do 36º Festival SESC Melhores Filmes 2010 será a inclusão do recurso da Audiodescrição em todos os filmes exibidos, uma tecnologia que permite aos deficientes visuais compreender a narrativa através da ‘tradução’ de imagens em palavras pela descrição das mesmas em conjunto com as falas originais.

Além disso, os deficientes auditivos também poderão acompanhar todas as exibições do Festival através do sistema de legendagem Open Caption que descreve o áudio do filme.

Outra novidade na edição 2010 do evento será a inauguração da nova tela de projeção Perlux 1,8 / Harkness, com área de exibição de 15,12m por 6,43m, representando um ganho de 1.8 e atendendo aos padrões internacionais para projeções digitais padrão dci.

Paralelamente aos filmes que serão exibidos durante o Festival, acontece a exposição 35mm em Relevo, uma exposição tátil em que imagens de clássicos do cinema brasileiro são convertidas em placas com relevos que destacam os volumes produzidos pelos contrastes de luz e sombra das fotografias em preto e branco.

As obras são colocadas em suportes com inclinação de 15º para que o público possa tocá-las confortavelmente, percebendo a relação das formas. A exposição é aberta ao público em geral, possibilitando que estes sintam a experiência de "enxergar" com as mãos.

Os filmes retratados são:

O Beijo da Mulher Aranha e Pixote, a Lei do Mais Fraco de Hector Babenco,
Terra Estrangeira de Walter Salles,
Dona Flor e Seus Dois Maridos de Bruno Barreto,
Eles Não Usam Black-Tie de Leon Hirszman,
A Dama Do Cine Xangai de Guilherme de Almeida Prado,
Alma Corsária de Carlos Reichenbach,
O Pagador de Promessas de Anselmo Duarte,
Vidas Secas de Nelson Pereira dos Santos,
Os Cafajestes de Ruy Guerra,
Macunaíma de Joaquim Pedro de Andrade,
As Amorosas de Walter Hugo Khouri,
Barro Humano de Adhemar Gonzaga,
São Paulo S/A de Luis Sérgio Person e
Toda Nudez Será Castigada de Arnaldo Jabor.

O CineSESC está localizado na Rua Augusta, 2075 - Cerqueira César, São Paulo / SP.

fonte: cineplayers

Nenhum comentário: