sábado, 21 de novembro de 2009

América Latina quer aumentar público de festivais de cinema com a internet


A América Latina pode ampliar significativamente a distribuição gratuita de filmes apresentados em seus festivais de cinema com um sistema testado este mês em São Paulo, indicou o produtor argentino Eduardo Costantini.

Mais de 17 mil pessoas em mais de 160 cidades do Brasil puderam desfrutar em novembro do festival de cinema de São Paulo, assistindo gratuitamente aos filmes por meio do site TheAuteurs, criado há dois anos.

"Fizemos um acordo pelo qual o site TheAuteurs e o Festival de São Paulo abriram a possibilidade de ver as produções online de forma gratuita enquanto o festival acontecia", explicou Costantini, em entrevista à AFP.

A "sala de cinema streaming", aberta a todo o território do Brasil, apresentou 30 produções, que o público pôde assistir a quilômetros de distância das salas de exibição paulistas, sem sair de casa.

Depois do sucesso da iniciativa, Costantini disse que está disposto a ampliar o projeto para outros festivais da região.

"Gostaríamos de fazer a mesma coisa com outros festivais, como o de Guadalajara ou o Festival Argentino de Cinema Independente (BAFICI)", comentou o produtor. "Queremos despertar o interesse de México, Colômbia e Argentina".

Criada em 2007 por Costantini e pelo empresário turco Efe Cakarel, o TheAuteurs se transformou também em uma rede social de pessoas interessadas em cinema de qualidade.

Além de ter acesso aos filmes, os usuários trocam comentários, expõem suas preferências e publicam dados. "Eles não entram e veem filmes apenas, se registram e deixam comentários, conversam uns com os outros", destacou Costantini.

Segundo o produtor, a divulgação dos filmes online traz não apenas desafios técnicos, mas também legais. "Leva cinco ou seis meses de organização para conseguir os direitos dos filmes, além de mandar as cópias para o Vale do Silício para serem digitalizados e colocados na internet", disse.

fonte: AFP, g1 cinema

Nenhum comentário: