sábado, 21 de novembro de 2009

Começa 2ª mostra de cinema brasileiro em Moscou


A 2ª Mostra de Cinema Brasileiro em Moscou começou ontem com a projeção de 15 filmes que incluem as obras de maior destaque de 2009 e clássicos da grande telona.

"O cinema é uma das artes mais admiradas pelos russos por causa da influência mundial do trabalho de cineastas imortalizados nesse país como Eisenstein, Tarkovsky e, mais recentemente, Sokurov", destacou Carlos Antonio da Rocha, embaixador brasileiro em Moscou, em comunicado.

Entre os filmes que estrearam neste ano e que serão exibidos até o dia 26 de novembro na capital russa estão Se Eu Fosse Você e Tempos de Paz de Daniel Filho, Mulher Invisível de Claudio Torres, Divã de Walter Lima Jr. e o documentário Moscou de Eduardo Coutinho, rodado no formato digital.

Também serão projetados outros longas-metragens que alcançaram bastante sucesso como Meu nome não é Johnny de Mauro Lima e Os desafinados de Walter Lima Jr.

Além disso, ressaltaram documentários como o Ônibus 174 de José Padilha, e Entreatos e Nelson Freire, ambos de João Moreira Sales.

Devido à boa recepção aos filmes brasileiros na primeira edição, os organizadores decidiram celebrar com outra mostra igual a partir de 25 de novembro na cidade russa de São Petersburgo.

O objetivo do festival, que conta com o patrocínio do departamento cultural do Ministério de Exteriores, é divulgar a cultura brasileira em uma das principais economias emergentes do mundo.

Os filmes serão projetados em português com legendas em russo.

fonte: EFE, terra cinema

Nenhum comentário: