quinta-feira, 31 de julho de 2008

Começa o 13° Festival Brasileiro de Cinema Universitário


Nesta quinta-feira (31/7), tem início no Rio de Janeiro o já tradicional FBCU (Festival Brasileiro de Cinema Universitário), que em sua 13ª edição promete revelar novamente algumas novas promessas para nosso cinema. A equipe do festival ressalta que o número da edição pode trazer maus presságios para alguns supersticiosos, mas não para eles.

A sessão de abertura contará com El Justicero, obra nem sempre compreendida de Nelson Pereira dos Santos (Brasília 18%). Censurado na época (1966), o filme ganhou status de cult com o passar dos anos e o lançamento em VHS. O jovem público do festival deve saber apreciar.

Serão exibidos 53 curtas-metragens em competição (entre 334 inscritos), divididos em sete programas. O júri que irá decidir os vencedores é formado por profissionais de cinema e alunos de cursos de audiovisual no Rio de Janeiro e São Paulo. Existem ainda as premiações paralelas da ABDeC-RJ (associação que representa realizadores de curtas e documentários) e do Cachaça Cinema Clube.

O FBCU vai até dia 10 de agosto no Rio de Janeiro e será realizado na Caixa Cultural dos Correios (Rua Visconde de Itaboraí, 20) e na Caixa Cultural (Av. Almirante Barroso, 25). No dia 12 de agosto, começa a edição paulistana do evento, no Cine Olido (Av. São João, 473).

Veja alguns destaques da programação:

Pipa, de Leonardo Bello (Programa 1)
Praia de Botafogo, de Flora Dias (Programa 2)
Para Que Não Me Ames, de Andradina Azevedo e Dida Andrade (Programa 3)
Espalhadas pelo Ar, de Vera Egito (Programa 3)
Solitário Anônimo, de Debora Diniz (Programa 5)
A Espera, de Fernanda Teixeira (Programa 5)


fonte: cineclik

Nenhum comentário: